Varsóvia a menos de 4h de voo com a Wizz Air

W6_B

Um ano depois de ter dado os primeiros passos no mercado português, a Wizz Air anunciou hoje que vai unir o Porto com Varsóvia a partir do próximo dia 15 de Maio. A operação está desenhada com 2 frequências semanais (4ªf e Domingos) operadas com equipamento Airbus 320 de 180 lugares.

A capital polaca é um dos mercados que gera maior volume de passageiros indirectos entre o Porto e o Leste da Europa, tendo apresentado crescimentos de dois dígitos nos últimos anos. Ainda assim há que reconhecer que esse volume é ainda pequeno, em parte porque reflecte o tamanho do mercado, mas também porque muita gente "escapa" à contabilidade comprando 2 bilhetes separados com ligações por sua conta (muitas vezes mais baratas) em vez de 1 bilhete com ligação garantida. Este desfasamento, que afecta as principais rotas para o Leste, combinado com a longa duração dos voos em questão e a cada vez maior atenção das companhias aéreas europeias aos seus custos de oportunidade tem dificultado a abertura de ligações como esta. A nova operação Porto-Varsóvia reveste-se assim de importância dupla, uma vez que servirá de exemplo para futuras avaliações de potencial de rotas/frequências entre o AFSC e aquela parte do velho continente.

Actualmente, a Wizz Air é não só a maior companhia aérea da Europa de Leste, mas também uma das que mais cresce em todo o continente e uma referencia a nível de baixos custos operacionais. Essa força competitiva, aliada aos laços crescentes entre Portugal e a Polónia serão fundamentais para que a rota possa ter sucesso.

W8_A320_HA-LYQ
Airbus 320 com a colorida pintura da Wizz Air. Foto cedida pelo Blog Skiespassion
Porto - Varsóvia
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
15 Mai. - - - - - - - 3 - - - 7 19:50 00:35 (+1) W6 1596 Airbus 320
Varsóvia - Porto
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
15 Mai. - - - - - - - 3 - - - 7 16:25 19:15 W6 1595 Airbus 320

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

+1: Dia seguinte                          As horas são locais

22 comentários em “Varsóvia a menos de 4h de voo com a Wizz Air”

    1. Falta agora saber os dias em que se vai realizar. Esperemos que seja em complemento com a Wizz e não nos mesmos dias.
      Excelente noticia de qualquer forma!

  1. O Sérgio do low cost Portugal, responde a um comentario , confirmando que irá mesmo existir nova rota para Budapeste.

    saíndo do tema Wizz, a Ryanair hoje vai dar uma conferência de imprensa em Lisboa.

  2. Uma grande noticia. Outra low cost a entrar no Porto e finalmente uma companhia que comece a fazer voos para a Europa de Leste.

    A czech airlines começou a voar e no próximo verão vai aumentar a frequência o que significa que existe mercado para a Europa de Leste e acredito que a Wizz air vai ter muito sucesso aqui.

  3. Muito bem esta abertura para leste desde o Porto.

    De resto sobre a TP. Claro que não têm uma frota que dava para operar estes destinos desde do Porto. Mesmo pontualmente na semana.
    Acho que foi uma das.limitações para a TP crescer no Porto.
    E não podiam conseguir slots para estes destinos.
    Já ao contrário havendo mercado torna-se mais fácil à uma companhia de fora conseguir um slot no Porto.

    Acho que foi pena ou um erro estratégico da TP não ter aproveitado mais a política dos.code.share com.outras companhias para voar para desenvolver a sua operação desde o Porto.
    Não sou um especialista nessas coisas. Se calhar a coisa não iria ser assim tão simples.

    Sobre Vigo. Basta pôr mais uns autocarros e com preço ainda mais apelativo (até de borla para quem tem bilhete de aviao) para fracassar aquela frequência de Vigo.

    Nelo

  4. Excelente notícia!!!!
    Se a esta boa notícia ainda se incluir a que o lowcostportugal anuncia de Budapeste será a ligação aos principais centros de operação da WIZZ e uma rota unserved a deixar de o ser…

    Quanto à preocupação com a TAP é normal a “guerra aberta” que o Dr. Rui Moreira está a ter. Não tanto pela TAP em si mesma, pois com a falta de TAP podemos nós bem dado que novos operadores aparecem para os substituir, mas também na essencialmente na vertente em que no norte estamos fartos de “comer e calar” a tudo o que LX nos tem vindo sistematicamente a usurpar…

    À uns anos atrás que jeito me tinha dado esta rota!!! Agora serve para ir visitar amigos!!! 😉

  5. se a rota resultar, não me admira nada num futuro próxima Budapeste, A Ryanair esta a apostar forte no mercado habitual da Wizzair, natural que a própria Wizz comece a buscar novos mercados. Não me admira nada que no futuro, devido à agressividade da Ryanair nos aeroportos principais e da Easyjet, que a Wizz, Vueling, Transavia e outras companhias comecem a tomar atenção a aeroportos ditos secundários, ou seja, o que a Ryanair fazia até há uns 2/3 anos atrás.

    Como nota no twitter da Ryanair, perguntavam de 4 cidades qual era a mais romántica, uma das quais era o Porto.
    O Porto, com a sua beleza natural, rio/mar, património mundial e com restauração/renovaçao urbana que tem se vindo a verificar nos ultimos anos, adicionando mais algumas estruturas para outro tipo de eventos, não me admira nada, mesmo nada (pq já viajei por qs toda a Europa), que se torne uma Praga, Veneza, Florença, ou seja que tenha um alto indice de turismo durante todo o ano e para muitos e bons anos. Em 10 anos o Porto iguala Lx em nº de turistas, tenho a certeza absoluta.
    Além do leste mais explorado, mercado nórdico será tb mt interessante.

    1. Falamos disto várias vezes aqui, que era uma questão de tempo até a Wizz chegar ao Porto. É uma companhia em grande crescimento a servir 2 mercados consideráveis também em grande crescimento. Esperemos que tudo corra bem e que possam abrir também Porto-Budapeste como noticia o Lowcostportugal (em Lisboa entraram com WAW e BUD ao mesmo tempo).

      Nesta altura o AFSC já é um aeroporto respeitável a nível europeu, não está no 1º tier dos principais mas está claramente no 2º. Ou seja, estamos num patamar que já desperta interesse.

  6. É uma boa notícia sem dúvida.
    Vai ser um teste, em condições longe das perfeitas, que poderá ser importante para outras rotas para destinos semelhantes.

    A chegada da Wizz é um passo importante e espero que seja para ficar e para trazer mais rotas e destinos!!

    Sejam bem vindos!

    1. O momento até é bom. O Jet Fuel ao preço actual ameniza muito o risco permite-lhes ser mais arrojados hoje para amanhã terem uma rota rentável e preparada para subidas no preço do petróleo.

    2. Nesse aspecto sem dúvida alguma.
      Estava apenas a referir-me aos dias de operação que limitam um pouco as opções e tornam a rota menos flexível.

    3. Com 2 voos semanais é sempre uma operação limitada, mas os dias e os horários são interessantes. Sinceramente ainda não dá para mais.

    1. Fantástico. E andamos nós preocupados com a TAP. E acredito que o voo de Vigo para Lisboa não vai ter impacto para o Porto. Duvido que as pessoas da galiza prefiram ir a Lisboa versus Porto a não ser que no limite o destino final seja o Brasil.
      É preciso trazer mais companhias para o Porto com destino distintos para que possamos trazer mais passageiros para o Porto.

      Fantástico era trazer uma companhia americana para o Porto.

      Alopes

    2. O voo para Vigo é uma questão sobretudo simbólica, o impacto soube-se sempre que seria insignificante. Estender a influência do Porto até à Galiza é um desígnio estratégico da região e reconhecido desde sempre em todo o país. Quando a TAP público-privada decide abrir Vigo coloca em causa essa estratégia e isso é realmente um insulto ao Porto.

      Aliás, estou convencido que tudo isto vai acabar com a TAP a fechar Vigo, a dizer que o diário para Bruxelas se mantém em colaboração com a Brussels Airlines e a assinarem algum acordo estratégico com a CMP a longo prazo.

    3. A TAL que vá embora de vez…. Pelos vistos as rotas a partir do AFSC só dão prejuízo á TAL. Bem vindo mais esta nova companhia…… Que sucesso…. Mercado nap falta

Os comentários estão fechados.