Um ano depois de ter dado os primeiros passos no mercado português, a Wizz Air anunciou hoje que vai unir o Porto com Varsóvia a partir do próximo dia 15 de Maio. A operação está desenhada com 2 frequências semanais (4ªf e Domingos) operadas com equipamento Airbus 320 de 180 lugares.
A capital polaca é um dos mercados que gera maior volume de passageiros indirectos entre o Porto e o Leste da Europa, tendo apresentado crescimentos de dois dígitos nos últimos anos. Ainda assim há que reconhecer que esse volume é ainda pequeno, em parte porque reflecte o tamanho do mercado, mas também porque muita gente “escapa” à contabilidade comprando 2 bilhetes separados com ligações por sua conta (muitas vezes mais baratas) em vez de 1 bilhete com ligação garantida. Este desfasamento, que afecta as principais rotas para o Leste, combinado com a longa duração dos voos em questão e a cada vez maior atenção das companhias aéreas europeias aos seus custos de oportunidade tem dificultado a abertura de ligações como esta. A nova operação Porto-Varsóvia reveste-se assim de importância dupla, uma vez que servirá de exemplo para futuras avaliações de potencial de rotas/frequências entre o AFSC e aquela parte do velho continente.
Actualmente, a Wizz Air é não só a maior companhia aérea da Europa de Leste, mas também uma das que mais cresce em todo o continente e uma referencia a nível de baixos custos operacionais. Essa força competitiva, aliada aos laços crescentes entre Portugal e a Polónia serão fundamentais para que a rota possa ter sucesso.

De | A | Frequência | Partida | Chegada | Nº voo | Equipamento |
15 Mai. | – – – – – | – – 3 – – – 7 | 19:50 | 00:35 (+1) | W6 1596 | Airbus 320 |
De | A | Frequência | Partida | Chegada | Nº voo | Equipamento |
15 Mai. | – – – – – | – – 3 – – – 7 | 16:25 | 19:15 | W6 1595 | Airbus 320 |
_________________________________________________________________
1-Segunda-feira 2-Terça-feira 3-Quarta-feira 4-Quinta-feira 5-Sexta-feira 6-Sábado 7- Domingo
+1: Dia seguinte As horas são locais
E como a Ryanair não se deixa ficar para trás, eis que já anunciou o lançamento da rota OPO-WMI também, para competir com esta da WizzAir, excelente!
https://www.fly4free.pl/nowa-trasa-ryanair-porto/
Falta agora saber os dias em que se vai realizar. Esperemos que seja em complemento com a Wizz e não nos mesmos dias.
Excelente noticia de qualquer forma!
O Sérgio do low cost Portugal, responde a um comentario , confirmando que irá mesmo existir nova rota para Budapeste.
saíndo do tema Wizz, a Ryanair hoje vai dar uma conferência de imprensa em Lisboa.
Qual é a companhia low cost?
Uma grande noticia. Outra low cost a entrar no Porto e finalmente uma companhia que comece a fazer voos para a Europa de Leste.
A czech airlines começou a voar e no próximo verão vai aumentar a frequência o que significa que existe mercado para a Europa de Leste e acredito que a Wizz air vai ter muito sucesso aqui.
Varsóvia antes de Budapeste? Mais ninguém acha isto estranho?
Muito bem esta abertura para leste desde o Porto.
De resto sobre a TP. Claro que não têm uma frota que dava para operar estes destinos desde do Porto. Mesmo pontualmente na semana.
Acho que foi uma das.limitações para a TP crescer no Porto.
E não podiam conseguir slots para estes destinos.
Já ao contrário havendo mercado torna-se mais fácil à uma companhia de fora conseguir um slot no Porto.
Acho que foi pena ou um erro estratégico da TP não ter aproveitado mais a política dos.code.share com.outras companhias para voar para desenvolver a sua operação desde o Porto.
Não sou um especialista nessas coisas. Se calhar a coisa não iria ser assim tão simples.
Sobre Vigo. Basta pôr mais uns autocarros e com preço ainda mais apelativo (até de borla para quem tem bilhete de aviao) para fracassar aquela frequência de Vigo.
Nelo
A TAP não cresceu no Porto porque não quis. Aviões, slots e parceiros não faltaram.
Nunca pensei que a Wizz chega-se ao Porto antes da Norwegian!
Esperemos mesmo por Porto-Budapeste, não desacreditando no lowcostportugal, no press release da Wizz não mencionam nada! Mas o Sérgio deve saber o que diz!
https://wizzair.com/en-GB/about_us/news/wizzen394
O Sérgio não fala (ou escreve) sem saber. Se ele diz é porque existe algum fundo de verdade.
Excelente notícia!!!!
Se a esta boa notícia ainda se incluir a que o lowcostportugal anuncia de Budapeste será a ligação aos principais centros de operação da WIZZ e uma rota unserved a deixar de o ser…
Quanto à preocupação com a TAP é normal a “guerra aberta” que o Dr. Rui Moreira está a ter. Não tanto pela TAP em si mesma, pois com a falta de TAP podemos nós bem dado que novos operadores aparecem para os substituir, mas também na essencialmente na vertente em que no norte estamos fartos de “comer e calar” a tudo o que LX nos tem vindo sistematicamente a usurpar…
À uns anos atrás que jeito me tinha dado esta rota!!! Agora serve para ir visitar amigos!!! 😉
se a rota resultar, não me admira nada num futuro próxima Budapeste, A Ryanair esta a apostar forte no mercado habitual da Wizzair, natural que a própria Wizz comece a buscar novos mercados. Não me admira nada que no futuro, devido à agressividade da Ryanair nos aeroportos principais e da Easyjet, que a Wizz, Vueling, Transavia e outras companhias comecem a tomar atenção a aeroportos ditos secundários, ou seja, o que a Ryanair fazia até há uns 2/3 anos atrás.
Como nota no twitter da Ryanair, perguntavam de 4 cidades qual era a mais romántica, uma das quais era o Porto.
O Porto, com a sua beleza natural, rio/mar, património mundial e com restauração/renovaçao urbana que tem se vindo a verificar nos ultimos anos, adicionando mais algumas estruturas para outro tipo de eventos, não me admira nada, mesmo nada (pq já viajei por qs toda a Europa), que se torne uma Praga, Veneza, Florença, ou seja que tenha um alto indice de turismo durante todo o ano e para muitos e bons anos. Em 10 anos o Porto iguala Lx em nº de turistas, tenho a certeza absoluta.
Além do leste mais explorado, mercado nórdico será tb mt interessante.
noticia lowcostportugal, q em breve anunciam Porto-Budapeste,
http://www.lowcostportugal.net/viajar/novas-rotas/wizz-air-estreia-se-no-porto-com-voo-para-varsovia-polonia/2016/02/
Falamos disto várias vezes aqui, que era uma questão de tempo até a Wizz chegar ao Porto. É uma companhia em grande crescimento a servir 2 mercados consideráveis também em grande crescimento. Esperemos que tudo corra bem e que possam abrir também Porto-Budapeste como noticia o Lowcostportugal (em Lisboa entraram com WAW e BUD ao mesmo tempo).
Nesta altura o AFSC já é um aeroporto respeitável a nível europeu, não está no 1º tier dos principais mas está claramente no 2º. Ou seja, estamos num patamar que já desperta interesse.
É uma boa notícia sem dúvida.
Vai ser um teste, em condições longe das perfeitas, que poderá ser importante para outras rotas para destinos semelhantes.
A chegada da Wizz é um passo importante e espero que seja para ficar e para trazer mais rotas e destinos!!
Sejam bem vindos!
O momento até é bom. O Jet Fuel ao preço actual ameniza muito o risco permite-lhes ser mais arrojados hoje para amanhã terem uma rota rentável e preparada para subidas no preço do petróleo.
Nesse aspecto sem dúvida alguma.
Estava apenas a referir-me aos dias de operação que limitam um pouco as opções e tornam a rota menos flexível.
Com 2 voos semanais é sempre uma operação limitada, mas os dias e os horários são interessantes. Sinceramente ainda não dá para mais.
Excelente!
Fantástico. E andamos nós preocupados com a TAP. E acredito que o voo de Vigo para Lisboa não vai ter impacto para o Porto. Duvido que as pessoas da galiza prefiram ir a Lisboa versus Porto a não ser que no limite o destino final seja o Brasil.
É preciso trazer mais companhias para o Porto com destino distintos para que possamos trazer mais passageiros para o Porto.
Fantástico era trazer uma companhia americana para o Porto.
Alopes
O voo para Vigo é uma questão sobretudo simbólica, o impacto soube-se sempre que seria insignificante. Estender a influência do Porto até à Galiza é um desígnio estratégico da região e reconhecido desde sempre em todo o país. Quando a TAP público-privada decide abrir Vigo coloca em causa essa estratégia e isso é realmente um insulto ao Porto.
Aliás, estou convencido que tudo isto vai acabar com a TAP a fechar Vigo, a dizer que o diário para Bruxelas se mantém em colaboração com a Brussels Airlines e a assinarem algum acordo estratégico com a CMP a longo prazo.
A TAL que vá embora de vez…. Pelos vistos as rotas a partir do AFSC só dão prejuízo á TAL. Bem vindo mais esta nova companhia…… Que sucesso…. Mercado nap falta