TAP vai ligar o Porto à Ilha do Sal a partir de Julho

A TAP anunciou hoje que vai iniciar uma nova ligação direta regular a partir do Porto, desta feita para a Ilha do Sal, em Cabo Verde. A operação é anual e tem inicio a 20 de Junho. Durante a temporada de Verão contará com uma frequência semanal (Sábados), subindo para duas frequências semanais com a entrada do calendário de Inverno (4ªf e Sábados). Todos os voos estão programados com equipamento Airbus 319, com 144 lugares. Os bilhetes já se encontram à venda no site da TAP.

Cabo Verde é um dos destinos tradicionais de férias em Portugal e dispensa apresentações. Até agora o mercado era servido parcialmente com voos charters, parcialmente com voos ou via Lisboa ou com partida direta de Lisboa. Nesse sentido, e olhando apenas para o volume de passageiros charter a partir do Porto, a oferta de dois voos semanais parece bastante segura, havendo inclusivamente espaço para mais  alguma frequências ou para destinos adicionais caso os resultados sejam positivos (para além da Ilha do Sal, a Ilha da Boavista também recebe charters do Porto). Embora o anuncio da rota aconteça numa altura em que os operadores já contrataram voos próprios, reduzindo a margem para captar esse mercado já este Verão, a prazo o mais provável é os operadores começarem a recorrer a esta operação em detrimento dos voos charter.

OPO_CV_09_18
Evolução do nº de passageiros diretos entre o Porto e Cabo Verde. A vermelho tracejado, o nº de lugares disponibilizado em voo direto TAP este ano. Dados: Eurostat e aerOPOrto.

Para além do mercado turístico, há ainda a possibilidade de captar algum tráfego VFR e estimular o mercado de carga aérea. Será também possível fazer ligações via Porto, principalmente a partir da temporada de Inverno, em que face à capacidade do aeroporto os horários já estão optimizados.

A utilizando do avião durante o período noturno, que de outra forma estaria imobilizado, para um destino fora do perímetro de céus abertos, com procura ponto-a-ponto forte e complementada por ligações aos principais mercados europeus foi a formula quase básica que permitiu à TAP desenvolver o mercado africano em Lisboa. A transportadora aproveita agora para expandir a estratégia ao Porto, aproveitando o aumento da escala da operação e jogando com o destino mais seguro ao alcance de um Airbus 319.

Porto – Sal
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Avião
20 Jun. 24 Oct. – – – – – 6 – 22:25 00:55 (+1) TP 1551 Airbus 319
28 Oct. – –– – – – 3 – – 6 – 19:25 22:55 TP 1551 Airbus 319
Sal – Porto
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Avião
21 Jun. 18 Oct. – – – – – – 7 01:45 07:55 TP 1552 Airbus 319
24 Oct. – –– – – – 3 – – 6 – 23:45 04:55 (+1) TP 1552 Airbus 319

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

+1: Dia seguinte                          As horas são locais

Advertisement

3 opiniões sobre “TAP vai ligar o Porto à Ilha do Sal a partir de Julho”

  1. Com 2 semanais acho que já fica uma boa operação, a ser preciso mais seria mais interessante ter outra ilha como a Boavista. Nesta altura, acho melhor serem conservadores que cometerem os erros do passado de anunciar coisas que depois não tem capacidade de executar.

    1. Com 1xw no verão e 2xw no Inverno até a TAP assume que é pouco.

      Não me admiraria nada que no verão de 2021 passassem a 3xw por exemplo dado que já terão mais slots bem como provavelmente maior folga na frota.

      E se já tivermos mais ligações para a Europa mais fortalecida saíra essa rota. E não me admiraria que vejamos mais nestes moldes de voo noturno…

Os comentários estão fechados.