Vueling amplia operação de Paris com voos para Charles de Gaulle

VY_B

A Vueling anunciou na 5ªf passada que vai ampliar a sua operação Porto-Paris com 3 voos semanais (2ªf, 4ªf e 6ªf) para o aeroporto de Charles de Gaulle. Os voos tem inicio a 1 de Abril de 2019, e vem complementar a operação diária que a transportadora tem entre o Porto e o aeroporto de Orly, também em Paris. Desta forma, a Vueling passa a ser a única companhia a oferecer serviço direto do Porto para os dois principais aeroportos de Paris.

Presente na rota Porto-Paris desde 2014, a companhia catalã teve sempre alguma dificuldade em crescer e se impor. No seu primeiro ano de operação entrou com 6 frequências semanais entre o Porto e Orly, mas com uma vontade inicial expressa de atingir, a curto prazo, os dois voos diários. Na realidade, o crescimento limitou-se a apenas um voo semanal adicional, até atingir o voo diário, e à introdução de aviões Airbus 321 em substituição dos Airbus 320.

A frequência dos voos e oferta horária é um dos fatores pelos quais os passageiros estão dispostos a pagar extra, pelo que uma oferta competitiva é fundamental, principalmente em corredores de grande volume como este. Sem oferta horária competitiva, quase que só se consegue competir em preço, o que coloca o operador numa situação de desvantagem. Por outro lado, Orly é um aeroporto onde é dificil conseguir novos slots, principalmente a horas de ponta. A nova operação para Charles de Gaulle pode assim considerar-se um compromisso entre as duas variáveis, fortalece a posição competitiva da Vueling através de mais frequências, mas obrigando à utilização de um 2º aeroporto em Paris para contornar o problema dos slots.

A capital francesa mantém-se a principal rota do aeroporto do Porto, com um volume de passageiros a rondar os 1.6 milhões de passageiros em 2018. A Vueling, por sua vez, mantém uma quota de mercado na ligação de apenas 8%, a 2ª mais baixa das 7 companhias regulares que a operam. A nível de aeroportos parisienses, o de Orly continua a cimentar a sua liderança nas ligações ao Porto com 2 de cada 3 passageiros da rota, Charles de Gaulle e Beauvais dividem o restante quase em partes iguais.

VY_A319_EC-JXJ
Airbus 319 da Vueling. Foto tirada por Roberto Gorini
Porto – Paris Charles de Gaulle (Vueling)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
01 Abr. – – 1 – 3 – 5 – – 09:00 11:15 VY 8860 Airbus 320
Paris Charles de Gaulle – Porto (Vueling)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
01 Abr. – –– – 1 – 3 – 5 – – 07:00 08:20 VY 8861 Airbus 320

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

 

Um pensamento em “Vueling amplia operação de Paris com voos para Charles de Gaulle”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.