Vueling amplia operação de Paris com voos para Charles de Gaulle

VY_B

A Vueling anunciou na 5ªf passada que vai ampliar a sua operação Porto-Paris com 3 voos semanais (2ªf, 4ªf e 6ªf) para o aeroporto de Charles de Gaulle. Os voos tem inicio a 1 de Abril de 2019, e vem complementar a operação diária que a transportadora tem entre o Porto e o aeroporto de Orly, também em Paris. Desta forma, a Vueling passa a ser a única companhia a oferecer serviço direto do Porto para os dois principais aeroportos de Paris.

Presente na rota Porto-Paris desde 2014, a companhia catalã teve sempre alguma dificuldade em crescer e se impor. No seu primeiro ano de operação entrou com 6 frequências semanais entre o Porto e Orly, mas com uma vontade inicial expressa de atingir, a curto prazo, os dois voos diários. Na realidade, o crescimento limitou-se a apenas um voo semanal adicional, até atingir o voo diário, e à introdução de aviões Airbus 321 em substituição dos Airbus 320.

A frequência dos voos e oferta horária é um dos fatores pelos quais os passageiros estão dispostos a pagar extra, pelo que uma oferta competitiva é fundamental, principalmente em corredores de grande volume como este. Sem oferta horária competitiva, quase que só se consegue competir em preço, o que coloca o operador numa situação de desvantagem. Por outro lado, Orly é um aeroporto onde é dificil conseguir novos slots, principalmente a horas de ponta. A nova operação para Charles de Gaulle pode assim considerar-se um compromisso entre as duas variáveis, fortalece a posição competitiva da Vueling através de mais frequências, mas obrigando à utilização de um 2º aeroporto em Paris para contornar o problema dos slots.

A capital francesa mantém-se a principal rota do aeroporto do Porto, com um volume de passageiros a rondar os 1.6 milhões de passageiros em 2018. A Vueling, por sua vez, mantém uma quota de mercado na ligação de apenas 8%, a 2ª mais baixa das 7 companhias regulares que a operam. A nível de aeroportos parisienses, o de Orly continua a cimentar a sua liderança nas ligações ao Porto com 2 de cada 3 passageiros da rota, Charles de Gaulle e Beauvais dividem o restante quase em partes iguais.

VY_A319_EC-JXJ
Airbus 319 da Vueling. Foto tirada por Roberto Gorini
Porto - Paris Charles de Gaulle (Vueling)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
01 Abr. - - - - - 1 - 3 - 5 - - 09:00 11:15 VY 8860 Airbus 320
-
Paris Charles de Gaulle - Porto (Vueling)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
01 Abr. - - - - - 1 - 3 - 5 - - 07:00 08:20 VY 8861 Airbus 320

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

 

Um comentário em “Vueling amplia operação de Paris com voos para Charles de Gaulle”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.