O Oriente mais perto com a Turkish Airlines

bar_TK

Parece que desta, é de vez. A ANA anunciou hoje que a Turkish Airlines começará a voar entre Istambul e o Porto a partir de 30 de Abril com 4 frequências semanais: 3ªf, 5ªf, Sábados e Domingos. A abertura da rota já tinha sido divulgada pela companhia mais do que uma vez nos últimos anos, no entanto esta é a primeira vez que a Turkish tem slots atribuidos no AFSC e que a rota é confirmada pela ANA.

A entrada da companhia turca era um desejo antigo do aeroporto para responder principalmente à procura crescente pelo mercado asiático, mas também de outros como Europa de Leste, África e a própria Turquia. A posição estratégica de Istambul, juntamente com uma base de custos muito baixa, permitem à Turkish Airlines oferecer simultaneamente preços extremamente competitivos e um produto superior à maioria dos seus concorrentes. Por outro lado, a nível europeu o Francisco Sá Carneiro é o 13º maior aeroporto sem voos regulares da Turkish Airlines, sendo que se excluirmos aeroportos insulares e de cidades com mais que um aeroporto, seria o 3º maior sem voos da companhia de bandeira turca.

A Turkish Airlines vem ainda reforçar a presença da Star Alliance no Porto, sendo a 5ª companhia da aliança a servir o Porto de forma regular. Até ao final de Outubro deste ano as companhias da Star Alliance atingiram 33% de quota de mercado através de 19 rotas directas distribuídas por 3 continentes.

TK_A333_TC-JNR
A330 da Turkish no AFSC. Foto tirada por Carlos Seabra

Porto – Istambul (Atatürk)

De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
30 Abr. – 2 – 4 – 6 7 15:20 21:50 TK 1450 Boeing 738

Istambul (Atatürk) – Porto

De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
30 Abr. – 2 – 4 – 6 7 11:30 14:20 TK 1449 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

33 comentários em “O Oriente mais perto com a Turkish Airlines”

    1. Tenho voo marcado para dia 26 maio e nesse voo opo-ist já não é possível reservar, penso que deva ser por estar cheio! Bom sinal!

    2. Esse voo no dia 26 continua aberto para reservas (no dia 19 é que está cheio). Se calhar o que está bloqueado é a reserva de lugares, ou então quando viste estaria programado outro avião mais pequeno.

    3. Já vi que sim… Já não há lugares e na tarifa mais baixa, por isso é que não aparece o voo direto, se selecionar outra tarifa já aparece!

    4. hoje o avião foi um A319. é normal ter vários aviões a fazer a mesma rota? se tiverem muitas reservas aumentam o tamanho do avião que vem?

    5. Nes, é perfeitamente normal. Neste caso os voos foram programados todos com A319, mas como a procura tem sido superior ao estimado tem reprogramado com aviões maiores. Outras companhias como a Lufthansa ou a Swiss fazem o mesmo.

      zoficial, também tiveste a sorte de fazer o voo num A332, que imagino seja bastante melhor que no B737 da volta. Se tiveres fotos e quiseres partilhar, força.

    6. eu fiz o voo inaugural no dia 30/04, e estava praticamente cheio, de referir que o serviço de bordo da Turkish é excelente.

  1. Afinal com que avião é que a Turkish vai fazer a ligação ao Porto?Vai-se manter o a319 ou vai aumentar para outras aeronaves?

    1. Olhando para o ranking de aeroportos europeus e para a operação regional da Emirates, a leitura que faço é que a chegada deles ao Porto é uma questão de tempo (3-5 anos).

  2. Não sei se será um erro no sistema de reservas da companhia, mas é possível encontrar voos a 88€ ida e volta nesta rota… Eu já reservei!

  3. Aleluia!!!

    Retiro o que disse!!!

    Afinal já aparece no Amadeus e já se encontra aberto a reservas com ida e volta desde 498€!!!

    Mas de momento somente com 3 frequências semanais!

    – 2 – 4 – 6 – 11:30 14:20 TK 1448 Airbus 319
    – 2 – 4 – 6 – 15:20 21:50 TK 1449 Airbus 319

    1. Existe um erro na nº dos voos, julgo que assim é que está correto Pete.

      – 2 – 4 – 6 – 11:30 14:20 TK 1449 IST OPO
      – 2 – 4 – 6 – 15:20 21:50 TK 1450 OPO IST

      E creio que o voo aos domingos deverá ser carregado brevemente.

  4. Já começo a ficar preocupado…

    Anuncio oficial da ANA/Vinci , nada!
    Amadeus, OAG, Turkish Airlines, nada!

    Ontem, no Airlineroute.net falavam em mais aumentos da TK e nada para o Porto!

    http://airlineroute.net/2014/12/02/tk-europe-s15update1/

    Com tantos aumentos receio não haver disponibilidade (vontade) para avião para o Porto!
    Só falta mesmo passarem os voos em Lisboa a bi-diário antes de haver disponibilidade (vontade) de virem para o Porto…

  5. A Air Transat costuma ter voos triangulares por cá, LIS-OPO-YYZ. E o voo às 4af também vinha ou ia a LIS

  6. Recentemente repare que a turkish faz o voo Corunha-Bilbao(senão me engano),existem mais companhias de bandeira a fazerem rotas domésticas noutros paises?

  7. Percebe se nos teus comentários q estas com um pé atrás em relação à TK, mas uma vez que foi anunciado no proprio Facebook do aeroporto do Porto, temos que crer na boa fé da TK.

    1. Boas…

      É uma grande noticia para o AFSC, mas com eles nunca se sabe….de qualquer forma a ANA não anunciava se realmente nao tivesse a certeza.
      É desta que vamos ultrapassar os 7M e aproximar dos 8M

    2. Eu estou com um pé atrás porque conheço a empresa e porque desde que escrevo este blog que acompanho a chegada da Turkish no Porto, e quase todos os anos era 99% seguro que eles vinham. Ainda não chegaram…

  8. Duas pequenas notas. Até os voos estarem carregados os horários são temporários, principalmente o de Domingo que está assim porque (ainda) não há slot para ter o mesmo horário dos outros dias. Segundo, e como sempre disse, há que estar atentos porque estamos a falar de uma companhia que já há anos diz que voar para o Porto é questão de meses.

Os comentários estão fechados.