Austrian Airlines no Porto a partir de Abril 2023

A Austrian Airlines anunciou hoje que, a partir de Abril de 2023, vai operar de forma regular entre as cidades de Viena e do Porto. A operação terá três frequências semanais (3ªf, 5ªf e Sábados) e será a única regular da transportadora de/para Portugal continental.

A capital austríaca está ligada de forma direta ao Porto desde 2017, sendo a rota explorada atualmente pela Ryanair de forma anual. Viena é uma das poucas rotas que cresceu durante a pandemia, devendo este ano registar novo recorde de passageiros.

Evolução do nº de passageiros em voo direto entre o Porto e Viena. Valores para 2022 são uma estimativa. Dados: Eurostat e aeroporto.news

Sendo uma companhia de rede, será possível utilizar estes voos para ligações a outros destinos. O hub de Viena é particularmente forte em ligações ao Leste europeu e aos Balcãs, sendo possível com estes horários ligações rápidas a destinos como Dubrovnik, Kosice, Podgorica, Pristina, Sarajevo, Skopje ou Tirana, muitas vezes difíceis desde outros hubs. Ligações a destinos mais consolidados como Belgrado, Bucareste, Praga, Budapeste, Varsóvia ou Cracóvia também serão possíveis. Finalmente, a conectividade ao resto da Áustria também é reforçada, através da integração de voos domésticos e rede ferroviária no aeroporto de Viena.

Como parte do Grupo Lufthansa, será possível combinar sem penalização tarifária os novos voos da Austrian com os já existentes da Lufthansa, Swiss, Brussels Airlines, Eurowings e United, mitigando o facto desta operação ter apenas três voos por semana. No Porto, salvo alterações de horários, também deverá ser possível ligações a Lisboa, Funchal, Ponta Delgada e Rio de Janeiro.

Porto – Viena (Austrian)
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
01 Abr– 2 – – – – –13:2517:40OS 446Airbus 320
04 Abr– – – 4 – – –12:3016:45OS 446Airbus 320
06 Abr– – – – – 6 –15:3019:45OS 446Airbus 320
Viena – Porto (Austrian)
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
01 Abr– 2 – – – – –10:2012:40OS 445Airbus 320
04 Abr– – – 4 – – –09:2511:45OS 445Airbus 320
06 Abr– – – – – 6 –12:2514:45OS 445Airbus 320

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7-Domingo

As horas são locais

4 opiniões sobre “Austrian Airlines no Porto a partir de Abril 2023”

  1. Pedro, esta entrada da Austrian não poderá ser uma marcação de posição por causa da privatização da TAP?

    1. Se estivessemos numa fase avançada da privatização, talvez fizesse sentido, nesta altura acho que não. Acho que teve mais a ver a perda das rotas russas, que eram importantes para eles, e respectiva reorganização. Um pouco à semelhança da AirBaltic.

  2. Boa notícia pois a concorrência é sempre boa para o mercado. Excelente para viagens Áustria-Eslováquia e mesmo Hungria

  3. Ainda ontem estávamos a falar dos slots, e hoje já temos novidades.

    A Austria, tal como a Alemanha, é um mercado onde os canais tradicionais tem muita força. Esses canais não trabalham com a Ryanair, mas trabalham com a Austrian, o que nos deve ajudar a atrair mais turistas austríacos. Além disso, por Viena fica muito mais fácil o acesso aos Balcãs e a alguns destinos mais pequenos no Leste. Nesta altura ainda são mercados pequenos, mas é importante ter forma de os desenvolver porque são regiões em crescimento.

    Para além das ligações em Viena, também serão possíveis ligações no Porto. Em 2019 a TAP tinha quase 100 passageiros por dia entre Viena e Porto, Ponta Delgada e Funchal (40/30/30), o que é significativo. O voo diário da TAP para PDL e aquele 3º diário para o FNC iam-nos ajudar muito nisto, mas com o que há também dá para alguma coisa.

    Em circunstâncias normais, deveria ser possivel termos entre 7 e 14 semanais para Viena. Com a Ryanair em monopólio não chegavamos lá, mas com a Austrian pode ser que sim. A Austrian tem o problema de ter custos operacionais elevados e tradicionalmente dar prejuizo, mas esperemos que corra bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.