Montpellier é o novo destino da easyJet a partir de Dezembro

A easyJet anunciou hoje a abertura de uma ligação direta entre o Porto e Montpellier, no sul de França. Será o 19º destino da companhia laranja a partir do Porto, e contará com uma oferta de dois voos por semana (3ªf e Sábados). O arranque está marcado para o dia 14 de Dezembro, a tempo da quadra natalícia.

Montpellier é a 3ª maior cidade da costa mediterrânica francesa, com uma população de cerca de 600.000 pessoas na sua área metropolitana. O aeroporto é o 11º por nº de passageiros em França, e o maior sem voos para o Porto ou para Portugal.

França continua a ser um mercado de grande interesse para a easyJet, e o Porto uma das bases que tem conseguido capitalizar esse interesse. Em 2018 a low-cost britânica aumentou a oferta entre o AFSC e França em 15%, estando previsto um novo aumento de 25% este ano. Até agora a transportadora têm-se focado nas ligações aos grandes aeroportos, onde tem conseguido oferecer frequências diárias, ignorando mercados mais pequenos que poderiam ser interessantes em frequências baixas. Com Montpellier avança para esse segundo grupo, um segmento que a Ryanair tem explorado com sucesso e sem concorrência até agora.

Evolução do nº de lugares oferecidos pela easyJet entre o Porto e França (2015 - 2019). Dados: aerOPOrto
Porto - Montpellier
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº VooAvião
14 Dez.04 Jan.- - - - - 6 -12:2515:00U2 7621Airbus 320
17 Dez.-- 2 - - - - -13:2516:00U2 7621Airbus 320
08 Fev.-- - - - - 6 -12:2515:00U2 7621Airbus 320
Montpellier - Porto
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº VooAvião
14 Dez04 Jan.- - - - - 6 -15:3016:05U2 7622Airbus 320
17 Dez.-- 2 - - - - -16:3017:05U2 7622Airbus 320
08 Fev.- - - - - - 6 - 15:3016:05U2 7622Airbus 320

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

6 comentários em “Montpellier é o novo destino da easyJet a partir de Dezembro”

  1. Será que esta rota, ainda que com frequências reduzidas, poderá ajudar a diminuir a necessidade de mais voos para Marselha?

    1. Pedro
      Recordo, eventualmente com erros, que referiu na abertura da rota de Nice, que Montpellier seria o mercado ( não servido em França) seguinte com Pax 30 vezes inferior a Nice.
      Está aposta tb pode estar ligada a Gerona que perdeu muita importância com a abertura do novo terminal de El Prate. Esta
      zona sudeste de França utilizava e muito Gerona pois a oferta era imensa a’ data.
      A minha questão é a seguinte. A Easy Jet vai reforçar a rota de Nice? Se assim não for tenho dificuldade em entender este serviço sem o referido reforço e não entrar em Marselha como alternativa

    2. João, parece-me que terá um efeito muito limitado. Pensa que Marselha foi durante muito tempo a 2ª maior rota entre o Porto e França, mas que este ano já será a 4ª. No próximo ano, se não houver reforço, provavelmente vai baixar para a 6ª posição. Dois semanais, mesmo que fossem para o próprio aeroporto de Marselha, não seriam suficientes.

      Luis, desde que a Ryanair fechou Porto-Girona a oferta para o sudeste de França aumentou muito. Toulouse, que não existia na altura, terá este ano um tráfego a par do que tinha Girona no pico da operação. Carcassonne também abriu entretanto e até já cresceu para anual. Mas repara, se desenhares círculos de 150km à volta de Toulouse, Nice e Lyon, vais ver que Montpellier fica no meio dos 3. Acho que pode estar relacionado com isso, já que Marselha fica mais colado a Nice. Pode também estar relacionado com algum subsidio do lado de lá. De qualquer forma, acredito que Nice acabará por ser reforçada, este ainda é o primeiro verão, há tempo.

    3. Não creio que haja interligação entre Toulouse/Lyon/Nice… são destinos completamente diferentes, Marselha é mais perto de Montpellier que qualquer um dos três e fica a 160 Kms… Lyon e Nice ficam mais distantes de Montpellier que Lisboa do Porto. A única complementaridade que vejo a Montpellier é Marselha, mas confesso que fiquei surpreendido com a aposta Easyjet em Montpellier, mas também nunca a vi apostar em Marselha, Em Marselha reina a Ryanair e em Toulouse/Montpellier/Nice pode reinar a Easyjet…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.