Não é hábito desta página escrever sobre voos charter, mas neste caso abre-se uma excepção pela importância e magnitude desta operação. O voo em questão é o NH 1976, direto entre o Porto e o aeroporto de Narita, em Tóquio, operado pela companhia japonesa All Nippon Airways (ou ANA). O voo, com duração estimada de 13h15min, será efetuado com um avião Boeing 777-300ER com capacidade para 264 passageiros: 8 em primeira classe, 52 em executiva, 24 em económica premium e 180 em económica. Sairá com mais de 90% dos lugares ocupados, estando este grupo em viagem por Portugal desde Sábado passado (a chegada fez-se por Lisboa)
Esta é uma 4 operações charter entre o Japão e Portugal que se se estrearam este ano, embora seja a única que toca o Porto e não apenas Lisboa. Estas operações são um teste à atractividade do mercado para a introdução de operações charter mais alargadas, começando já no Verão de 2018. Já vários países europeus, como o Reino Unido, França, Itália ou Espanha, recebem charters regulares deste tipo, não só do Japão, mas também de outros países asiáticos como a Coreia do Sul ou a China.
Desnecessário será descrever a importância para o aeroporto e para o turismo nacional conseguir materializar esta oportunidade, numa altura em que ainda estão frescas as chegadas da United e da Air Canada. Resta agora esperar pelo próximo ano para saber se o objetivo foi conseguido ou não.

De | A | Frequência | Partida | Chegada | Nº voo | Equipamento |
07 Out. | 07 Out. | – – – – – 6 – | 18:10 | 15:25 (+1) | NH 1976 | Boeing 77W |
_________________________________________________________________
1-Segunda-feira 2-Terça-feira 3-Quarta-feira 4-Quinta-feira 5-Sexta-feira 6-Sábado 7- Domingo
+1: Dia seguinte As horas são locais
Há umas semanas alguém perguntava pelo charter japonês, parece que finalmente há novidades:
Há nesta altura 2 pacotes à venda pelo operador que organizou o charter de Tóquio, mas ainda estou a tentar recolher os detalhes todos visto estar tudo em japonês.
Estaria bem ver voos a Tokio regulares direitos.
Vamos ver, se conseguíssemos uns 10 – 20 charters por ano já seria uma sorte, com isso o mercado já ficaria extremamente bem servido.
A partir daí, melhorar essa relação só com mais opções indiretas, e aí ainda há bastante para fazer.
Já agora esse é o principal aeroporto de Tokyo ou é um secundário?
É o aeroporto principal
O aeroporto principal é Tóquio Haneda e não Tóquio Narita, apesar de este também ser bastante importante, deve ter metade do tráfego de haneda… tipo 80 milhões contra 40 ou algo dentro destes valores ….
Haneda é maior, mas os voos intercontinentais geralmente fazem-se de Narita.
Sim
Para chegadas de Charles de Gaulle, Moscovo e Istambul aterei sempre em Narita.
No regresso igual, sempre partida de Narita.
Naturalmente não questiono que o outro aeroporto seja mais relevante.
Não interessa mas para Kinosahaw e Osaka o aeroporto que usei foi Narita.
Pois eu de Charles de Gaulle, com a AF, aterrei em Haneda e parti de lá! Mas, à parte isso, Haneda é conhecido como o Aeroporto Internacional de Tokyo, o qual foi, em 2016, o 5º mais movimentado do mundo com 80 Milhões de passageiros. Narita não é top 30.
Se isto pegasse é que era bom!
O Porto virado para o mundo através do mais bonito aeroporto da Europa. Pequeno mas extremamente belo.
Obrigado! Assim já respondeste à minha pergunta 🙂 era óptimo que operassem em 2018 como voos charters! Vamos ver!
Um 777-300 ER só leva 264 pax? Pensava que estavam configurados entre 300-500 pax mas nunca menos….
Estes sim, as companhias japonesas em geral têm aviões pouco densificados e com grande % de espaço dedicado à executiva.