Aeroporto do Porto recebe hoje charter para Tóquio

NH_B

Não é hábito desta página escrever sobre voos charter, mas neste caso abre-se uma excepção pela importância e magnitude desta operação. O voo em questão é o NH 1976, direto entre o Porto e o aeroporto de Narita, em Tóquio, operado pela companhia japonesa All Nippon Airways (ou ANA). O voo, com duração estimada de 13h15min, será efetuado com um avião Boeing 777-300ER com capacidade para 264 passageiros: 8 em primeira classe, 52 em executiva, 24 em económica premium e 180 em económica. Sairá com mais de 90% dos lugares ocupados, estando este grupo em viagem por Portugal desde Sábado passado (a chegada fez-se por Lisboa)

Esta é uma 4 operações charter entre o Japão e Portugal que se se estrearam este ano, embora seja a única que toca o Porto e não apenas Lisboa. Estas operações são um teste à atractividade do mercado para a introdução de operações charter mais alargadas, começando já no Verão de 2018. Já vários países europeus, como o Reino Unido, França, Itália ou Espanha, recebem charters regulares deste tipo, não só do Japão, mas também de outros países asiáticos como a Coreia do Sul ou a China.

Desnecessário será descrever a importância para o aeroporto e para o turismo nacional conseguir materializar esta oportunidade, numa altura em que ainda estão frescas as chegadas da United e da Air Canada. Resta agora esperar pelo próximo ano para saber se o objetivo foi conseguido ou não.

NH_B77W_JA778A
NH1976 à saída do AFSC. Foto tirada por LapaG
Porto – Tóquio Narita (charter)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
07 Out. 07 Out. – – – – – 6 – 18:10 15:25 (+1) NH 1976 Boeing 77W

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

+1: Dia seguinte                          As horas são locais

Advertisement

13 opiniões sobre “Aeroporto do Porto recebe hoje charter para Tóquio”

  1. Há umas semanas alguém perguntava pelo charter japonês, parece que finalmente há novidades:

    Há nesta altura 2 pacotes à venda pelo operador que organizou o charter de Tóquio, mas ainda estou a tentar recolher os detalhes todos visto estar tudo em japonês.

    1. Vamos ver, se conseguíssemos uns 10 – 20 charters por ano já seria uma sorte, com isso o mercado já ficaria extremamente bem servido.

      A partir daí, melhorar essa relação só com mais opções indiretas, e aí ainda há bastante para fazer.

    1. O aeroporto principal é Tóquio Haneda e não Tóquio Narita, apesar de este também ser bastante importante, deve ter metade do tráfego de haneda… tipo 80 milhões contra 40 ou algo dentro destes valores ….

    2. Sim
      Para chegadas de Charles de Gaulle, Moscovo e Istambul aterei sempre em Narita.
      No regresso igual, sempre partida de Narita.
      Naturalmente não questiono que o outro aeroporto seja mais relevante.
      Não interessa mas para Kinosahaw e Osaka o aeroporto que usei foi Narita.

    3. Pois eu de Charles de Gaulle, com a AF, aterrei em Haneda e parti de lá! Mas, à parte isso, Haneda é conhecido como o Aeroporto Internacional de Tokyo, o qual foi, em 2016, o 5º mais movimentado do mundo com 80 Milhões de passageiros. Narita não é top 30.

  2. O Porto virado para o mundo através do mais bonito aeroporto da Europa. Pequeno mas extremamente belo.

  3. Obrigado! Assim já respondeste à minha pergunta 🙂 era óptimo que operassem em 2018 como voos charters! Vamos ver!
    Um 777-300 ER só leva 264 pax? Pensava que estavam configurados entre 300-500 pax mas nunca menos….

    1. Estes sim, as companhias japonesas em geral têm aviões pouco densificados e com grande % de espaço dedicado à executiva.

Os comentários estão fechados.