Porto e Nova Iorque, finalmente unidas com voo diário a partir do próximo ano. A United Airlines, uma das grandes companhias aéreas dos Estados Unidos e das maiores do mundo, anunciou hoje que o Porto passará a integrar a sua rede de destinos diretos a partir do hub de Newark. Os voos serão operados entre Maio e inícios de Outubro do próximo ano com equipamento Boeing 757-200 de 169 lugares, dos quais 16 em Executiva e 153 em Económica.
Voos diretos entre o Porto e Nova Iorque não são novidade, uma vez que a TAP já oferece há vários anos esta ligação. No entanto, essa oferta tem-se provado insuficiente para o que o mercado exige, principalmente no Verão, e é essa lacuna que a United procurará colmatar. Com uma oferta combinada de 9 voos semanais (7 da United + 2 da TAP), Newark passará a ser um hub realmente competitivo a partir do Porto, principalmente para os EUA e Canadá, mas também para o México, Caraíbas e parte da América do Sul.
Como parte da JV transatlântica A++ com o Grupo Lufthansa e a Air Canada, os novos voos da United serão facilmente compatíveis a nível tarifário com a oferta já existente via Frankfurt, Munique, Bruxelas e Viena, tornando ainda mais atractiva a oferta global para os passageiros. Como membro da Star Alliance, e à semelhança do que já acontece em Lisboa, é também de esperar que esta nova oferta da United se possa combinar com os voos diretos da TAP e que possa ainda ser alimentada pela rede da transportadora portuguesa a partir do Porto.
Juntamente com a superação da barreira dos 10 milhões de passageiros anuais, que deverá acontecer em Dezembro deste ano, esta ligação é dos sinais mais fortes de que o aeroporto do Porto está mesmo a entrar numa nova etapa. Já não se trata de discutir a liderança ou não no contexto regional, onde o AFSC já controla 2/3 do mercado, mas sim de se afirmar como um player ibérico e europeu a ter em conta e que possa discutir este tipo de ligações assim a procura o justifique.

De | A | Frequência | Partida | Chegada | Nº voo | Equipamento |
05 Mai. | 04 Out. | 1 2 3 4 5 6 7 | 12:35 | 15:35 | UA 145 | Boeing 752 |
De | A | Frequência | Partida | Chegada | Nº voo | Equipamento |
04 Mai. | 03 Out. | 1 2 3 4 5 6 7 | 21:45 | 09:50 (+1) | UA 144 | Boeing 752 |
_________________________________________________________________
1-Segunda-feira 2-Terça-feira 3-Quarta-feira 4-Quinta-feira 5-Sexta-feira 6-Sábado 7- Domingo
+1: Dia seguinte As horas são locais
Atualização 05 Julho 2018
Só para informar que já se encontra aberto a reservas o voo da United para S2019 com data de inicio previsto para 30 Abril 2019 em B757-200 como este verão e horários semelhantes e uma vez mais diário.
Na realidade não acrescenta praticamente nada de novo, na melhor das hipóteses, pode é deixar de ser sazonal, ou nos meses mais centrais passar a B767!
Repetir a rota pode significar que não esta a correr muito mal, espero bem que sim.
Antecipa a entrada em operação 15 dias antes deste ano. É sempre um bom sinal.
A United nesta altura carrega para S19 os voos que estão programados para S18, mais tarde é que fazem os ajustes.
ATUALIZAÇÃO:
“Newark – Porto 04MAY18 – 03OCT18 NEW 1 daily 757 service”.
Passamos de B752 para B757
SID, é o mesmo avião, só a nomenclatura é diferente.
O fraquinha parece estranho. Não tenho razões de queixa. Bem sei que pessoalmente tudo o que não seja TAL é bem melhor. Vamos é ver como vão ser as tarifas. O avião previsto não tem muitos lugares. Basta ver a capacidade da Transat para o Canadá.
Para funcionar bem, as tarifas tem que ser altas, isso aí não há volta a dar. Para isso é que eles metem o voo direto, para captar esse passageiro e fazer mais dinheiro.
Nesta altura ainda falta bastante tempo e é normal haverem preços mais baixos, mas isso não vai ser a norma.
E se queremos que a rota seja anual terá sempre que começar por ser um avião pequeno.
A TAP “sofre” de não ter nenhum com essas características por exemplo. Pois tem wide bodys para essa rota.
Se calhar um avião mais pequeno será capaz de aguentar a rota todo o ano, veremos é se consegue roubar os passageiros a TAP…
Muito boa noticia.
É o começo de uma nova era do nosso AFSC.
É um passo realmente importante ter uma companhia de bandeira americana a voar diariamente para o AFSC sendo um incremente incrivel na qualidade de voo para a America do Norte.
Pena a United ser tão fraquinha a nivel de qualidade, mas é uma nova porta directa para os US.
Para transatlânticos seria quase sempre uma companhia americana, e entre elas não há grandes diferenças.
Mesmo que o serviço a bordo mesmo que seja teoricamente mais fraco que o de uma AF ou uma Swiss (na prática nem sempre são), os ganhos em tempo de viagem mais que compensam. No sentido Porto-Nova Iorque são 8h contra 10h15 do melhor tempo de ligação da TAP, 11h25 da Iberia ou 12h10 da Swiss…
Disso não há dúvida alguma.
É uma porta importantíssima como disse e uma grande vitória para o AFSC.
Só acho é a United mesmo fraca, mas contra directos não há luta possível. A Ibéria nesta rota também é bem fraquinha. Na TAP por acaso nunca fiz, mas por norma também são fracos 🙂
Espero que isto se venha a tornar anual.
Só pelos preços em relação à TAP já compensa imenso
Mais uma cereja em cima do Bolo. Afinal o presidente da junta metropolitana do Porto tinha razão que vinham ai novidades bem fortes…. 1 já cá canta Esperemos peles próximas
Passamos de 2 ligações semanais para 9!!!
Mais de 4x o aumento de capacidade 😛
Parabéns ao Aeroporto do Porto 😀 dá para chegar aos 12 milhões para o ano?
Ainda é muito cedo para se poder prever 12MPA em 2018, vamos com calma
Excelente noticia !. Agora só falta novidades da Norwegian !……..
e da Emirates
Eu não contava muito com a Emirates mas com a Norwegian e a Austrian eu sou menino para acreditar
Emirates não porquê?
É apenas uma opinião minha… Acho que este ano ainda não é o ano da Emirates,espero estar errado,mas não acredito muito.
E tendo em conta que Austrian é do grupo lufthansa e é a única do grupo que ainda não opera no Porto é muito provavel que venha.
A Nowergian no ano passado esteve quase a vir,houve até um anuncio. Portanto acredito que em 2018 vamos ter estas duas
o Rui Moreira no facebook deixou subentender que a Emirates poderia estar a vir
Serv, no fundo a Austrian é como se estivesse no Porto através da Eurowings, o que eles precisavam era de ter mais voos para Viena.
A Emirates e a Norwegian, pelo contrário, são apenas uma questão de tempo.
A primeira grande ligação aos EUA dificilmente se distanciaria disto. Nova Iorque é de longe o maior mercado, e a operação da United em Newark o hub mais funcional da cidade. O facto de fazer parte da Star Alliance, que é a aliança dominante no Porto, também ajuda. Agora é esperar que corra bem e possa operar durante um período o mais alargado possível.
Curioso, ainda assim, que se tenha conseguido uma das grandes americanas com voo diário para EWR e ainda não haja sequer voos para Heathrow com a BA, que é a principal plataforma entre a Europa e os EUA…
Bom eles acabaram com Heathrow por algum motivo foi. Esperemos que seja pra breve o seu retorno.
Para já seria bom ver Nova York consolidada. Quem sabe no futuro não haverá para a Flórida ou Atlanta?
Eles acabaram com Heathrow porque entre ter só 2 semanais lá ou 6 em Gatwick mais valia Gatwick. Mas Heathrow teve uma excelente resposta para a operação que era, numa altura em que o Porto tinha os seus 8MPA e a rota de Londres andava pelos 0.5M. Agora vamos para 0.8M na linha de Londres e 11/12MPA no total, sem falar nos pax em ligação. Não tem nada a ver
Finalmente teremos Nova York através da United! Agora é só esperar outras ligações para além de Nova York, seria a cereja no topo do bolo