El Al chega ao Porto a 5 de Julho através da marca de lazer Sun d’Or

ly_b

A companhia de bandeira israelita El Al, através da sua marca Sun d’Or, anunciou esta semana uma nova operação entre o Porto e Tel Aviv. Os voos serão operados todas as 4ªf, entre 5 de Julho e 25 de Outubro com equipamento Boeing 737-800 com 189 lugares.

A Sun d’Or é uma marca comercial da El Al e não existe como operador aéreo próprio, sendo os códigos de voo, aviões e tripulações da El Al. É geralmente usada para rotas com carácter de lazer e geralmente em parceria com operadores turísticos israelitas, plano em que estes serviços diretos para o Porto se enquadram perfeitamente.

Com esta chegada, serão 2 as companhias aéreas a explorar o mercado Israel-Porto, uma vez que a Arkia também tem previsto continuar os seus serviços diretos, ainda que com menos voos que em 2016. A oferta total na rota andará na casa dos 10.000 lugares, o que representa um crescimento superior a 60% relativamente ao ano passado.

ly_b738_4x-eki
Foto tirada por Miguel Alia
Porto – Tel Aviv (El Al – Sun d’Or)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
05 Jul. 25 Out. – – 3 – – – – 23:20 06:40 (+1) LY 5164 Boeing 738
Tel Aviv – Porto (El Al – Sun d’Or)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
05 Jul. 25 Out. – – 3 – – – – 18:15 22:15 LY 5163 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais                  +1: Dia seguinte

Advertisement

9 opiniões sobre “El Al chega ao Porto a 5 de Julho através da marca de lazer Sun d’Or”

  1. Já se encontra à venda os voos para verão 2018 no site da Sun d’or!
    Começam a 26 Março 2018 e serão dois voos semanais ás segundas e quartas (duplicam oferta e começam mais cedo).

    LY5163 B738 18:15 TLV OPO 22:15
    LY5164 B738 23:20 OPO TLV 06:40+

    De momento as reservas só estão abertas até 25 Junho 2018, mas certamente irão operar todo verão 2018!

    1. Bem apanhado! Ainda falta muito para S18, mas esperemos que essa confiança se mantenha e vejamos os 2 semanais.

  2. Face aos números de 2016 importa avaliar se o plano de expansão (que é do conhecimento público: 32 movimentos hora; 12 M passageiros anuais; sem ampliação da gare) dá resposta cabal ao aumento de procura prevista no médio prazo (3-5 anos).
    A resposta é: não. O plano de expansão (PLEXP) previsto não só não permite acomodar o aumento de passageiros e de movimentos, como significa no curto prazo uma deterioração do serviço prestado que nalguns sectores já é deficiente (pórtico de segurança).
    Vamos aos números. Nos últimos três anos o crescimento médio anual de passageiros foi de 15%. Numa previsão prudente face ao dados conhecidos, e presumindo que esse aumento vai descer para 10%, em 2019 o número deverá ser superior a 12,5 Milhões. Isso significa que o número mensal de passageiros vai se, seis meses por ano, superior a 1 milhão. Atingindo mais de 1,3 milhão em Agosto e Julho e um número de movimentos hora no limite dos 32 mvh de capacidade do PLEXP.
    Se a expansão da pista é um problema, a decisão de não expandir a gare ainda é um problema maior. A gare actual tem grandes constrangimentos e só pode processar um número superior a 1 milhão de passageiros mês com graves prejuízos da qualidade do serviço. (basta ver o caos que já se pode observar nas horas de maior movimento nos meses de verão).
    Já deu para perceber que a ANA faz os possíveis para adiar o investimento no aumento da capacidade do aeroporto. Espero que haja força suficiente para obrigá-los a adoptar um plano de expansão que possa no mínimo dotar o aeroporto de uma capacidade bem superior ao planeado (12M) e para termos um aeroporto que sirva a região para os próximos 10 anos. Para isso é preciso que tenha capacidade de: 40 mvh, 18M e uma gare ampliada.

    1. O comentário acima foi inserido neste separador por engano. É para ser lido no do Plano de Expansão.

    1. Suponho que deve estar no roteiro, até porque agora têm também a parte do Museu Judaico do Porto, mas não é por isso que eles cá vem (sinagogas tem eles em Israel). Vem para conhecer a cidade, tal como qualquer outro turista.

    1. Tel Aviv é uma rota muito particular, são voos que estão muito ligados aos operadores turisticos israelitas, portanto se há mais voos é porque eles pedem.

Os comentários estão fechados.