A programação Inverno IATA 2011 (W11) da terceira companhia do Aeroporto do Porto caracteriza-se este ano por uma irregularidade muito pouco comum. Com o objectivo de reduzir ao máximo eventuais perdas e maximizar os ganhos, a low-cost inglesa prepara-se para efectuar um forte ajuste da oferta consoante a procura semana a semana:
BSL – Basileia/Mulhouse/Friburgo: Será das 6 aquela com o maior reforço (%) em nº de lugares para W11. Terá entre 4 e 9 frequencias semanais, seguindo a seguinte distribuição:
GVA – Genebra: A rota estrela da easyJet no Porto vai ser reforçada com 2 frequencias semanais aos sábados e segundas, passando a ter 3 voos diários durante esses dias e um total de 16 frequencias semanais. O habitual reforço no período do Natal também não foi esquecido:
LGW – Londres (Gatwick): A rota mantém-se inalterada relativamente ao inverno passado, com 1 voo diário durante toda a temporada.
LYS – Lyon: Mantém 5 voos semanais, excepto em Janeiro, mês em que serão suspensos os voos das quartas-feiras, ficando com 4 voos semanais até ao final do mês.
MXP – Milão (Malpensa): Terá entre 2 e 5 frequencias semanais, o que equivale a um corte de 31% no número de lugares disponíveis comparativamente a W10.
CDG – Paris (Charles de Gaulle): A frequência dos voos varia entre 5 e 12 semanais, e é a rota que vai sofrer os cortes mais duros de todas as 6:
*1- Domingo 2- Segunda-feira 3- Terça-feira 4- Quarta-feira 5-Quinta-feira 6-Sexta-feira 7-Sábado

A easyJet é a terceira maior companhia de passageiros no Aeroporto do Porto, com 511.602 passageiros, e a segunda com o maior crescimento em 2011, com um saldo positivo de 74.084 passageiros transportados.
Em termos globais, ficamos a ganhar ou a perder?
Depende da utilização dos A320, mas pelas minhas contas ganhamos entre 0,5 a 2% em nº de lugares. Nas estatísticas os números serão outros.