Turkish Cargo lança serviço semanal de carga para Istambul

TK_Cargo_B

A Turkish Cargo, divisão de carga da Turkish Airlines, iniciou este Domingo um serviço semanal entre o Porto e o aeroporto de Atatürk, em Istambul. A operação será um triangular Istambul - Madrid - Porto - Istambul, e está programada com equipamento Airbus 330-200F. Estes aviões, configurados para transporte exclusivo de carga, tem capacidade para 65 toneladas / 330 m³ de volume. A nova operação, juntamente com o aumento de frequências nos voos de passageiros, significa assim um aumento (em toneladas) para mais do dobro da capacidade disponibilizada pela companhia turca no Verão do ano passado.

Tal como no segmento de passageiros, também no segmento de carga os resultados têm sido animadores durante esta década. A expansão dos integrators (DHL, UPS e FedEx), combinada com um aumento da carga transportada no porão de voos regulares de passageiros têm permitido ao AFSC passar de um volume anual a rondar as 35.000 toneladas para um volume atual de cerca de 40.000 toneladas de carga anualmente. A tendência, espera-se, é que a trajetoria continue ascendente, nomeadamente com o aumento do nº de voos previstos em aviões wide-body e de operações como esta.

A Turkish Airlines chegou ao Porto no Verão de 2015, com uma operação de 4 voos semanais para o seu hub de Istambul. Quatro anos depois, esse número sobe para um máximo de 11 voos por semana, dos quais 10 correspondem aos voos de passageiros entre o AFSC e o novo aeroporto internacional de Istambul, e 1 corresponde a este novo cargueiro semanal para o antigo aeroporto de Atatürk.

Porto - Istambul Atatürk (Turkish Cargo)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equip.
12 Mai. - - - - - - - - - - - 7 10:10 17:20 TK 6125 Airbus 332F

Madrid - Porto (Turkish Cargo)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equip.
12 Mai. - - - - - - - - - - - 7 08:00 08:10 TK 6215 Airbus 332F

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

Foto: Adelino Oliveira

3 comentários em “Turkish Cargo lança serviço semanal de carga para Istambul”

  1. Interessante! Lembro-me de perguntar há uns tempos sobre a operação de carga…
    É bom ver que também nisso estamos a crescer.
    Este aeroporto cada vez mais é um motor de desenvolvimento de todo um Noroeste Penínsular

    1. Sem dúvida, o Porto é o coração logístico da região e havendo mais movimento/opções no Porto melhora-se a competitividade da região.

      Por outro lado, quando comparamos com outras regiões europeias com quem competimos, ainda estamos uns degraus abaixo do que seria desejável. Mesmo dentro da própria região ainda há muito a fazer para que mais carga seja movimentada pelo Porto em vez de por Madrid ou Lisboa.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.