Aquela que é uma das mais importantes (se não mesmo a mais importante) das rotas anunciadas para este ano, foi apresentada esta manhã no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A terceira rota africana que se inicia amanhã era uma reivindicação antiga dos muitos passageiros do percurso Luanda – Porto (LAD-OPO), que até agora se viam obrigados a escalas em Lisboa (94%!), Bruxelas ou Frankfurt.
A TAAG, uma das companhias que une Lisboa com Luanda, viu no Porto uma oportunidade e um passo natural no seu crescimento enquanto companhia de bandeira angolana. O público alvo será principalmente o passageiro de negócios que viaja regularmente entre o Norte de Portugal e a capital angolana (daí o facto das partidas de LAD se efectuarem às sextas e domingos), mas também a grande comunidade angolana residente nas zonas do Grande Porto, Coimbra e Guarda.
Rui Carreira, administrador da TAAG, sublinhou que a nova rota é “um produto de maior qualidade” pelo facto se ser um voo directo, evitando perdas de tempo e dinheiro inerentes às escalas.
Fernando Vieira, director do Aeroporto, sublinhou que o estimulo de um fluxo turístico entre as duas cidades poderia ser uma grande oportunidade para a ligação, e mostrou-se também esperançado que o crescimento da ligação leve a um aumento de frequencias.
Foi também sublinhada a importância do segmento carga, tão importante nas ligações intercontinentais. Ainda que o mercado existente apresente já uma dimensão considerável, é esperado que com o inicio dos voos directos a movimentação de carga se tone mais fácil, estimulando-o ainda mais. Angola é neste momento o 3º mercado das exportações portuguesas, sendo que a maioria das empresas que exportam para aquele país encontram-se sediadas no Norte do país. No final do ano passado, a TAAG chegou até a avançar com a possibilidade da rota poder ser operada em exclusivamente para carga.

Relativamente aos voos em si, por enquanto serão efectuados exclusivamente por aviões Boeing 777-200ER, com 255 lugares distribuídos por 3 classes: Primeira (14 lugares), executiva (51) e económica (190).
Partidas de Luanda às Sextas-feiras e chegada ao Porto aos Sábados
DT654 – 23:30 (6ª) LAD – 07:15 OPO
DT655 – 10:00 OPO – 17:45 LAD
Partidas de Luanda e chegadas ao Porto aos Domingos
DT654 – 11:00 LAD – 18:45 OPO
DT655 – 21:00 OPO – 04:45 (+1 dia) LAD
Para apoiar a operação e os seus clientes, a TAAG já abriu um balcão de atendimento ao público no aeroporto, e junta-se assim à Aigle Azur, Lufthansa, SATA e TAP. O balcão encontra-se na parte norte do piso 3, junto ao nº 14 (ver: mapa terminal)
Para terminar, e indo de encontro a uma recente actualização do sistema de reservas, tudo aponta a que a rota se manterá na temporada de Inverno, com os mesmos horários e frequencias.
Estou gostando dos vossos servíços, estão cada vez melhor
A mais recente slot list, já com os slots da TAAG: http://slotsportugal.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=107665698&att_display=y&att_download=y
Não consigo aceder porque dá
500 Internal Server Error
Mudaram o link, mas já está actualizado. Por falar em slots, já não falta muito para a Use it or lose it.
Para os interessados, a TAAG já tem finalmente um programa de passageiro frequente, o Umbi Umbi Club:
http://www.umbiumbiclub.com/
A mais recente slot list, já com os slots da TAAG: http://slotsportugal.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=107665698&att_display=y&att_download=y
E as fotos da cerimónia de lançamento da rota: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.215454468496869.49887.108797239162593
1º voo LAD-OPO com 73% ocupação (4F, 40C, 141Y)
E se tudo correr bem, os 777-200 serão substituídos pelos 777-300 em Setembro.