TAP reforça base do Porto com mais um avião, novos destinos e centro de manutenção

A TAP anunciou um forte investimento na operação do Francisco Sá Carneiro, com um novo avião Airbus 320neo, a ser baseado a partir de Julho, e a abertura de um centro de manutenção da TAP M&E. Juntamente com o novo avião vem a já anunciada operação para a Terceira, mas também voos diretos para a Ilha de Santiago, em Cabo Verde, a partir de Julho, e para Tel Aviv, em Israel, a partir de Outubro.

O centro de manutenção é um investimento na ordem dos 20 milhões de euros num hangar de manutenção, com capacidade para dois aviões narrowbody em simultâneo em manutenção pesada. Atualmente a TAP M&E emprega cerca de 20 pessoas no Porto para apoio de linha, número que deverá subir para 200 com a nova infraestrutura e capacidades. O hangar ficará localizado junto ao taxiway E, no espaço entre o acesso ao túnel da Rua de Fábrica e a antiga saída de pista, e deverá ficar pronto até ao final de 2028. O objectivo principal, como avançado pelo CEO da TAP, Luís Rodrigues, será apoio à operação da companhia mas também para operadores terceiros.

No que toca à operação aérea, a TAP expressou a intenção de recuperar o plano de desenvolvimento do Francisco Sá Carneiro como segundo hub, complementar ao de Lisboa, à semelhança do que estava a acontecer no final da década passada. No evento de apresentação do investimento industrial, o Presidente do Concelho de Administração da TAP, Carlos Oliveira, afirmou que isso passará pelo reforço de voos do Porto para o Brasil e EUA até 2028. Por agora isso traduz-se na chegada de um novo avião Airbus 320neo à base, que permitirá expandir a rede de médio curso com voos para a Terceira, Ilha de Santiago e Tel Aviv, bem como no reforço dos voos para Boston, que passam a operar todo o ano. Recorde-se que a TAP tem em curso um processo de privatização parcial do seu capital, sendo o plano industrial para o Francisco Sá Carneiro um dos pontos em análise.

Os voos para a Ilha de Santiago começam a 2 de Julho e serão operados três vezes por semana (inicialmente 3ªf, 5ªf e Domingos a partir do Porto e 2ªf, 4ªf e 6ªf a partir do aeroporto da Cidade da Praia). Os voos serão feitos durante a noite, seguindo uma estratégia bem sucedida em Lisboa, que permite maximizar possibilidades de ligação e utilização dos aviões. Atualmente a easyJet é o único operador de voos diretos entre o Porto e a capital cabo-verdiana, oferecendo duas frequências semanais desde Outubro passado.

Porto – Praia (TAP)

DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
02 Jul22 Out– 2 – 4 – – 720:3523:40TP 1545Airbus A20N
26 Out1 – 3 – – 6 –19:0523:05TP 1545Airbus A20N

Praia – Porto (TAP)

DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
03 Jul23 Out1 – 3 – 5 – –01:2008:00TP 1546Airbus A20N
25 Out– 2 – 4 – – 702:4508:25TP 1546Airbus A20N

Os voos para Tel Aviv têm início a 25 de Outubro e serão operados quatro vezes por semana (3ªf, 5ªf, 6ªf e Domingos a partir do Porto e 2ªf, 4ªf, 6ªf e Sábados a partir de Israel). Tal como para a Praia, serão voos nocturnos, embora o efeito de rede esperado seja mais pequeno, considerando a geografia. Atualmente a rota é oferecida pela companhia israelita El Al, com duas frequências semanais, em horário diurno no sentido Porto e noturno no sentido Tel-Aviv. A TAP terá vantagem de custo em relação à congênere israelita, com quem mantém um acordo de code-share, permitindo que os voos possam ser combinados num único bilhete.

Porto – Tel Aviv (TAP)

DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
25 Out– 2 – 4 5 – 719:0502:30 (+1)TP 1607Airbus A20N

Tel Aviv – Porto (TAP)

DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
26 Out1 – 3 – 5 6 –04:1508:25TP 1608Airbus A20N

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7-Domingo

 

As horas são locais

+1: Dia Seguinte

15 opiniões sobre “TAP reforça base do Porto com mais um avião, novos destinos e centro de manutenção”

  1. Qual seria o número ideal de voos por semana do Porto para Luanda?

    E para o Rio e para São Paulo? Essas sem dúvida que pedem no mínimo 1 diário, não?

    Que outros destinos fariam sentido em África? Maputo poderia alguma vez fazer sentido?

    E nos EUA? Washington? Filadélfia (se a American não avançar)? Chicago, Miami? Outras menos evidentes como Atlanta (aeroporto com mais passageiros do mundo) ou Charlotte? LA parece um sonho distante – alguém acha que poderia ser uma realidade a médio prazo?

    (isto tudo para TAP ou outras companhias)

    1. Em África estamos a falar principalmente do Magrebe, Cabo Verde e Dakar, eventualmente Egipto, dependendo da generosidade deles. Moçambique direto não acredito, salvo que eles obriguem a LAM a fazer a rota.

      Luanda e Rio idealmente teriam voo diário, mas só com ponto-a-ponto é muito difícil. No caso de Luanda só seria possível em narrowbody. São Paulo é diferente, idealmente estaríamos com 1 a 2 diários diurnos e 1 a 2 diários noturnos em cada sentido, mas à falta de um operador forte, 2 diários já não estaria mau.

      EUA os destinos mais óbvios são Filadélfia (só com a American) e Washington. Miami com XLR poderia funcionar, mas a TAP não tem nenhum e a American não tem previsto ter XLRs lá por agora. Chicago só se a TAP cair para a LH, e mesmo assim, só com XLRs. Atlanta e Charlotte foram experimentadas em Lisboa e não funcionaram, não creio que no Porto fosse muito diferente. Costa Oeste não consigo imaginar sinceramente.

    1. Isto é muito interessante e demonstrativo da evolução do aeroporto. Se hoje achamos que as rotas são “bem meh”, e sim eu concordo, há meia dúzia de anos ficávamos eufóricos com as mesmas.

    2. Eu por acaso acho as rotas interessantes, embora ache que continua a faltar o mais fácil, que na minha opinião seria Faro e Madrid.

      Para Cabo Verde teria apostado antes no Sal que em Santiago, o ponto-a-ponto é mais forte e seria simplesmente converter os charter anual em regular e acrescentar frequência. RAI tendo menos ponto-a-ponto, tem mais volume em ligações. Para os destinos que serão possíveis de servir competitivamente via Porto, a TAP tem um volume superior a 100 passageiros por dia, o que ajudará a criar efeito de rede. No futuro poderia apoiar o desenvolvimento de voos para o Sul de França e reforços para Boston.

      Tel Aviv é ponto-a-ponto, mas é um mercado que precisava de mais voos e onde a TAP estará relativamente tranquila com a concorrência. Para ligações poderia ser uma grande mais valia para desenvolver voos para os EUA, principalmente na frente do avião, mas para isso seria necessário meter os LR, para ter um producto mais adequado, e horários compatíveis.

      Em geral era importante trazer este tipo de voos noturnos para o Porto, com uma onda de saídas ao fim do dia e de chegadas de manhã, que facilmente poderiam coincidir com o longo curso para ter um primeiro banco de ligações com alguma força.

    3. Pedro, Sul de França é Marselha? Nice? e para quando poderiamos perspectivar tais novas rotas da TAP no Porto? continuo a sonhar com MRS<>OPO (directo) com outra companhia além da Ryanair…

    4. Marselha e Nice seriam bons candidatos, ambas precisam de mais voos no Porto e poderiam funcionar com boas frequências só com ponto-a-ponto e alimentando RAI e FNC.

      Depois poderiam ajudar muito caso a TAP queira expandir para África, nomeadamente convertendo os charters anuais para o Sal e os de Verão para Dakar em regulares, eventualmente até tendo alguns voo para Marrocos, aproveitando a generosidade que o Turismo de Marrocos tem demonstrado nos últimos tempos. Tudo sujeito ao que será o plano de negócios do novo investidor privado claro.

  2. hangar para ter capacidade de receber 2 A321, terá no mínimo de ser igual ao novo hangar da RYR.

    a localização poderá ser junto à cabeceira da 35 do lado Poente. Obrigando a alterar os acessos ao terminais de carga, ou nos terrenos junto aos bombeiros do lado nascente.

    Parece-me as localizações mais viáveis e disponíveis. No entanto, alguém terá informações de mais locais ou até do local já definido.

    1. Pela apresentação será no terreno entre a estrada de acesso ao túnel do lado nascente e o taxiway E.

    2. Exato, como diz no artigo ficará entre a Rua da Fábrica e o taxiway E, portanto não será preciso fazer ou alterar acessos, só fazer placa tal como se está a fazer do lado nascente com o hangar da Ryanair.

      A nível de tamanho, pelo que se percebe do render preliminar, deverá ser um pouco maior que o novo da Ryanair.

    3. Mas ainda dentro dos “limites” atuais do aeroporto? É que pelas imagens do Google Maps não vejo grande espaço onde dê para fazer só placa do lado do terminal a julgar pelos “limites” do aeroporto.

  3. Investimento interessante.

    As rotas em si não me parecem incriveis mas sempre é positivo ver aumento de avioes da TAP no Porto.

    O hangar vai ficar localizado a Este da pista? Afastado do mundo?

  4. Bom dia. Uma questão, então rotas com o 321LR não foram lançadas? Poderá surgir ainda alguma coisa?

    E as rotas existentes será alguma reforçada para o verão? Alguma europeia ou intercontinental?

    1. É possível que exista mais alguma alteração, porque os horários da base continuam a não encaixar totalmente. Mas também pode dar em nada, eles têm muita flexibilidade com os voos para Lisboa e também têm hábito de deixar alguma folga na base do Porto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.