Inverno IATA 2012 (W12)

Rota W11 W12 Lugares Semanais
PMI 2xw Não opera -576
-
MAD1,3 20xw 14xw -1.080
-
BRU1 4xw Não opera -798
-
BSL 5xw 8xw +936
LGW1 7xw 4xw -888
MXP1 3xw Cancelada -936
TLS - 3xw +936
-
FRA 21xw 14xw -2.282
-
BCN1 14xw 11xw -1.143
BGY 5xw 4xw -378
BRE - 2xw +756
CIA 4xw Não opera -1.512
CRL 4xw 5xw +378
DLE - 2xw +756
MAD1 19xw 14xw -1.890
RAK2 2xw Cancelada -756
TFS 2xw Não opera -756
TUF 2xw 3xw +378
VLC 4xw 3xw -378
-
CPH - 1xw +322
MUC - 2xw +644
PDL 4xw 7xw +972
TER4 - 1xw +322
-
AMS 6xw 5xw -194
BCN1 19xw 19xw -288
BRU 7xw 7xw +288
GVA1 11xw 10xw -264
LGW1 13xw 14xw +544
LUX1 7xw 4xw -582
MXP 13xw 12xw -194
ORY1 28xw 27xw -194
FCO 7xw 6xw -194
-
FNC1 3xw 4xw +372
NTE - 1xw +372
- ---------------
Total: +4 --------------- -31xw -8.034

_________________________________________________________________

Dados GDS 16 Novembro                          Comparação relativamente a W11

1: Rota operada por outra companhia

2: Rota não operada entre 14 e 31 Janeiro 2011

3: Frequências suspensas entre 27 de Outubro e 28 de Fevereiro

4: A partir de 19 de Dezembro

74 comentários em “Inverno IATA 2012 (W12)”

  1. A segunda frequência semanal para Copenhaga da Sata prevista para começar no inicio de Outubro ás segundas-feiras, aparentemente desapareceu do sistema!

    1. Verdade, e é uma pena que tenham desistido quase em cima da hora entre outras porque a 2ª frequência no inverno para CPH é fundamental para o sucesso da rota.

  2. Parece que vamos deixar de ver o B747 da Air France este inverno, não? O site deles já não mostra qualquer informação sobre isso!

  3. Boas, a RyanAir continuará a voar para Baden-baden no verão 2013? Não aparecem os voos no site, este verão voos 3as, 5as e dom. será para continuar inverno e verão próximos? queria já marcar viagem para Junho, mas a Easy para Basel tem uns horários muito malucos.

  4. acabo de ler e verificar que desapareçam os horários para Roma Ciampino? os horários eram muito tontos, mas mm assim, alguém sabe algo sobre o tema?

  5. O inverno, ryanair, para as rotas madrid e barcelona começa logo a 1/10, com a redução das frequências que estavam previstas para o final de Outubro.

    Confirma-se o corte genrelzado de rotas e frequências no inverno, não so no Porto, como em toda a Europa, ainda mais profundo que no ano passado, a crise aperta.

  6. uma pena, basta ver as ruas do Porto com mais turistas que nunca, vai ser um pobre Inverno.. a ver o Verão. Cada vez mais dependentes das low cost, que como se sabe.. não agem em função da lógica mas sim de subsidios.

    1. Monteiro, desculpa que te diga mas esse comentário parece escrito por alguém que não tem a mínima noção do meio e do que se está a passar.

  7. Pete, julgo faltar na lista acima mencionar os voos para RAK da Ryanair, que julgo só não terem operado uma quinzena em Janeiro. Sem dúvida um grande “pobre” inverno Pete!

    1. RAK ainda não está na lista porque eu quero arranjar uma forma de “marcar” que não funcionou durante toda a temporada.

      Pobre sim, mas ainda assim nada a ver com o corte do inverno passado.

    1. A continuidade de MXP estava a ser negociada há alguns meses, mas infelizmente não se conseguiu um acordo. Não sei se volta em S13.

  8. Mais más noticias…
    Parece que a Lufthansa vai acabar com o voo da tarde!
    Pelo menos não aparece no “Amadeus”…

    1. Muito estranho! Ainda há pouco tempo um responsável da Lufthansa disse que OPO era para aumentar este inverno (A321s em todas as frequencias)…tenho que ver o que se passa.

  9. A rota OPO – Porto – CIA – Roma Ciampino já tem 2 frequências na época de inverno, definidas para as quartas e domingos com avião do Porto e termina no dia 20 de Março, última semana da época de inverno.
    No verão passado para manter as mesmas frequências por época aumentaram noutros destinos já existentes para que no final o total fosse o mesmo.
    Como me parece que a Ryanair também está numa época de vacas magras vamos a ver o que irá acontecer.

  10. A rota OPO – Porto – CIA – Roma Ciampino continua a ter só 2 frequências na época de inverno, mas curiosamente termina a 28 de Novembro.
    Será que a rota acaba?

  11. Pete, sabes algo acerca deste tema??

    “A Transavia não põe de parte a criação de uma base no Porto. Hélène Abraham, vice presidente da Transavia França, revelou à RTP que se trata de uma possibilidade já que o Air France, companhia mãe, pondera o aumento de operações.”

    /www.lowcostportugal.net

    1. O que eu sei é o que vem no vídeo.

      Acima de tudo, o importante é que continuem a crescer. Se depois acharem que uma base é a melhor maneira de o fazer, melhor ainda.

  12. já esta confirmada a baixa de Tenerife para o Inverno, e Roma continua a não aparecer. Para 4 aviões, vejo poucas rotas.

    1. Roma está a ser carregada, mas não deverá ter 4 frequencias semanais como em W11.

      São efectivamente 4 aviões (vê os horários de BVA, STN, MAD e BCN), mas os blocos ainda não estão todos atribuídos. E não e esqueças que operar uma rota como Dole gasta mais tempo do que uma como Madrid por exemplo.

  13. mas hoje fala-se na vinda da CEO da transavia vem ao Porto dia 17/07, ou seja, é natural que venha anunciar Nantes para o Inverno..esperemos!

    1. O CEO da TO vem fazer o balanço da operação em Portugal, celebrar os 5 anos da empresa e dos voos para OPO. Não tem necessariamente a ver com novidades.

  14. Rodez assim como Bremen, também parece deixar de ser sazonal duas frequências semanais abertas para reserva para o Inverno 2012/13!

    1. Realmente Pete!
      Peço desculpa pelo lapso!

      Por outro lado (se não volto a errar), parece que Dole se encontra à venda!

      Segundo li no Low Cost a Transavia France vai vender NTE-OPO-FNC este inverno! Após pesquisa pude constatar que Nantes se encontra aberto para reservas sómente a 2 e 5 de Novembro! Confirma Pete?

    2. Não tens nada que pedir desculpa!

      DLE realmente é para seguir no inverno. Sobre NTE não posso confirmar, mas parece-me que caso avance dificilmente será com voos às 2as e 6as.

  15. Ao que tudo indica , Bremen vai deixar de ser sazonal, pois já se pode reservar na Ryanair para o Inverno 2012/13 com duas frequências semanais!

    1. Uma excelente noticia! Para mais com horários muito bons. Juntamente com BLQ e LPL, uma das rotas sazonais da FR que creio podem funcionar bem no inverno.

      Por outro lado, a Volotea não vai operar VCE em W12.

    2. Ao que parece a Volotea antecipou o termino das operações do voo Porto/Veneza para 6 Outubro, não sendo possível efectuar qualquer reserva após esta data!

    1. Não quero falar em casos concretos porque ainda não está nada confirmado, mas pensa que se este ano, com a situação económica e a consolidação do período de expansão anterior, tivemos novidades, no próximo seguramente também as teremos.

    1. Haver há sempre, se tivermos sorte podemos ver 1 ou 2 rotas com muito poucas frequencias, mas a minha expectativa está mais no próximo verão.

    2. Uma delas será a TACV para SAL, Pete?
      E que expectativas serão essas para o próximo verão, Pete?… algo concreto ou comentado?

    3. A TACV mostrou publicamente interesse nessa ligação, e tenho esperança que possamos ver aqui os novos 737 deles em W12.

      Para o verão são só expectativas minhas, até por uma questão de momento, não tem nada a ver com rumores ou negociações em curso.

    1. A Ryanair está a carregar a programação e ainda não chegaram a essas rotas, nada de anormal. A nível de aviões da base de OPO ainda há muitos blocos que terão que ser preenchidos.

      De resto, ainda há uns dias se escrevia que HHN (FR) e ORY (TO) iam perder frequencias, no entanto ambas rotas já tem carregadas as mesmas frequencias que tinham em W11…

    1. Acho que não há assim nada de especial a dizer. Estão mais ou menos em linha com a ideia que tenho do que vai ser a próxima temporada.

  16. já saíram dois mapas de slots o SAL (Slot Allocation List) e o After-SC (After Slot Coordination) por esta ordem.

    Pete: dúvidas no blog do aeroporto internacional do porto, por um lado o Caja diz q a Ryan aumenta, o zoficial diz que não, afinal tu entendido que opinas dos dados?

    1. A Ryanair pediu mais do que aquilo que tinha. Se os vai usar ou não, é outra conversa

    2. Estas listas de slots e estes pedidos muitas vezes tem mais a ver com as regras de atribuição (principalmente os pedidos históricos) do que com a operativa. Ou seja, nenhuma das listas assegura se a Ryanair aumenta ou diminui capacidade.

  17. dando uma vista de olhos aos horarios da Ryan para o inverno, continuaremos a ter 4 aviões baseados, mas por agora, mt menos frequencias e rotas, madrid (-5), barcelona (-3), Hanh (-2), fora outras q nem sequer estao carregadas com estranheza para as rotas italianas, neste momento nenhuma operacional. De realçar que um aviao vai pelo menos durante 4 dias, servir Marselha em W.
    A Easyjet, tb há cortes, em especial Gatwick passa de semanal para 4x.
    A Transavia corta o habitual, alem de Nantes (q vai continuar a operar para Lx durante o inverno)
    A Volotea tb não carregou a rota do Porto, tendo ja carregado mts outras, inclusive Santiago.
    a Brussels tb se vai.. ou seja.. o cenário não é bonito, atingir este ano os 6M pax, parece-me muito complicado.

    1. Calma Monteiro!
      A Ryanair ainda está a carregar a programação, e mantendo os 4 aviões da base eles tem que ser usados. De qualquer forma não estranhava se MAD perdesse algumas frequencias porque é capacidade a mais. Já em W11 havia rotas em W em MRS.

      A easyJet em principio mantém LGW diário e introduz A320s no inverno nessa rota, mas vamos ver. Mas mesmo que recorte essas 3 frequencias, entra Toulouse também com 3xw e o saldo acaba por ser positivo.

      Nantes é uma rota estacional, não conta. Mas acho estranha a programação deles, se bem que mantém as frequencias mais importantes para o mercado que eles servem.

      A Volotea está a carregar as rotas aos poucos, mas como não operava em W11 não se pode considerar realmente um corte.

      A Brussels não opera no inverno, mas a TAP vai mudar os Embraers pelos Fokkers em alguns dias, o que atenua um pouco esse efeito.

      De resto, como já viste no inverno passado, redução de lugares não se traduz directamente em redução de passageiros.

      Se não chegar aos 6 milhões vai andar lá perto, tipo 5.900.000 o que na prática não é muito diferente. De resto acho que nos estamos a aguentar muito bem, outros aeroportos de países como Grécia ou Espanha estão com quedas de passageiros de dois digitos quase todos os meses e não tem a redução de lugares que vemos em OPO.

  18. ja começaram a carregar os horários da Ryanair, ainda mt cedo para tirar qq tipo de conclusões, mas Madrid diminuiu para 2x, e Frankfurt Hanh de semanal para 5x.. vamos la ver como vai correr a coisa…

    1. Vamos ver, mas não estranhava que reduzissem MAD, parece-me que tem capacidade a mais no inverno. Não acredito que hajam grandes mudanças comparativamente ao ano passado.

  19. A única coisa que li sobre o assunto foi no site da low cost portugal, mas não me parece que seja algo de definitivo.

    “A Volotea, nova companhia low cost europeia, iniciou a comercialização de tarifas em 11 ligações da sua rede para o período de Inverno IATA, que decorre de 28 de outubro de 2012 a 30 de março de 2013.,,,,,

    As rotas nacionais Porto – Veneza e Lisboa – Ibiza não estão incluídas neste primeiro avanço. A Volotea refere em comunicado que nas próximas semanas será incorporado no site a restante oferta de inverno.”

    Ler mais: http://www.lowcostportugal.net

    1. pode ser que em vez de Porto-Veneza se lembrem de fazer a muito desejada rota Porto-Bilbao.

  20. Ao que parece a rota da Volotea para Veneza vai ser descontinuada para o Inverno, alguém tem mais detalhes sobre o tema?

  21. o novo director da Luthansa para a Peninsula Iberica anunciou novos voos para o Funchal? Porto..alguma novidade??

    há 15 dias no facebook, a transavia fez uma “sondagem” para saber qual era a nova rota que os portugueses gostariam de ter.. e vai à frente o Porto-Amesterdão com 53%. Era bem bonito..era!!

    1. Não falou nada do Porto.

      Sim, mas essas sondagens nada influenciam a decisão de desenvolvimento de rotas, são só puro marketing. Mas é o que já comentamos aqui várias vezes, que a linha de AMS precisa da Transavia.

  22. Excelente Pete!

    Eu também fico reticente em relação a esta operação da TACV, no entanto sendo triangular hã uma maior probabilidade de se concretizar.
    Quem poderia abrir os olhos a estes voos triangulares é a Turkish!

    De referir que também a Air Berlin já vende o próximo Inverno, similar ao ano anterior com duas frequências semanais nomeadamente ás quartas e domingos com os mesmos horários e nºs voos.
    Como será a operação da Ryanair para Palma?!

    1. Eu acredito que eles tenham interesse, e os 737 são excelentes para esta rota. Fazendo escala em LIS fica muito menos arriscado, e ainda podiam vender OPO-LIS como vendem LIS-LPA. Outra situação que poderia ser potenciada seria tráfego de ligação, nomeadamente com a Luxair a LUX.

      A TK não tem interesse em triangulares para OPO porque não lhe garante nenhuma vantagem significativa. IST, a existir, teria que ser non-stop.

      A AB coloca sempre os bilhetes à venda com bastante antecedência, mas as alterações normalmente só vem depois. Não sei se a Ryanair vai operar PMI no inverno.

  23. “Porto vai ter ligação anual a Cabo Verde”

    …”Vamos receber os novos B737-800, com 154 lugares, um avião que é ideal para o Porto e o voo será combinado com Lisboa que assim passará a ter duas frequências semanais, por exemplo às quartas-feiras e sábados, para facilitar os short-breaks”, diz Mário Almeida que acrescenta que o voo será triangular, fazendo Sal-Porto-Lisboa-Sal.
    Art…

    in:http://www.presstur.com/site/news.asp?news=36811

    Pete, e um novo tópico INVERNO IATA 2012/2013 (W12)!
    Já começa a haver “matéria” para discussão…

    1. Atenção, que essa rota ainda não está fechada! A intenção de a abrir já vem desde há algum tempo e a ANA está em cima do assunto.

      E é assim, supostamente este ano a operação deles para a Boavista ia passar a regular (durante uns dias os bilhetes estiveram à venda), mas depois mudaram de ideias e venderam os lugares todos às agências de viagens. A ver como querem fazer desta vez.

      O tópico, como vês, já está criado 😉 Por isso tomei a liberdade de mover o teu post para aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.