Contacto

Se tiver alguma questão ou comentário, pode contactar o blog através de:

blogOPO@hotmail.com

Para questões sobre compras de bilhetes de avião, documentos de viagem ou ofertas de trabalho, por favor contactar directamente a empresa em questão.


281 comentários em “Contacto”

  1. Devido ao quase inexistente número de comentários relacionados com dúvidas, questões ou sugestões sobre o blog, deixa de se justificar a possibilidade de deixar apenas um comentário aqui. A opção por email mantém-se para os contactos que se justifiquem.

    Para questões sobre compras de bilhetes de avião, documentos ou ofertas de trabalho, por favor contactar directamente a empresa em questão.

  2. Gostava de marcar voo do porto a lisboa e vir no mesmo dia .
    Gostava de saber como contactar a rynair e onde tem uma loja no porto

    1. A Ryanair não tem lojas, vende os seus bilhetes diretamente na página oficial. Caso não se sinta à vontade em reservas pela internet pode sempre recorrer a uma qualquer agência de viagens, contudo pagará as respectivas taxas de reserva.

    2. Boas!!
      Tenho uma duvida, será q alguém me pode ajudar?!
      Tirei duas viagens e agora queria tirar para o meu filho mas ele têm 8anos…como é q eu faço para acrescentar?

    3. Monica, este site é um blog sobre o trafego e operação do aeroporto do porto questões com com companhias aéreas devem ser endereçadas a estas, caso tivesse referido qual a companhia aérea que vai uzar podereiamos ate apontar para qual o local indicado (ja que imagino que a sua intenção passe por mais que simplesmente comprar mais um bilhete mas reservar um lugar ao seu lado).

  3. Boa tarde. Comprei 3 bilhetes para Lisboa no dia 6. Acontece que recebi um Mail de uma companhia com nome Opodo a confirmar a reserva. Acontece que bilhete electrónico não chega , não consigo entrar em contacto com eles, não respondem ao e-mail. Estranho no mínimo. Vocês aparecem como vendedores e Tb os números de telefone que estão Nã internet não funcionam. Enfim. Podem por favor responder-me como faço para viajar sem bilhetes. Tenho o recibo de pagamento enviado por vós e Tb tenho confirmação de reserva. Chega???

  4. Bom dia!
    Alguém me consegue dizer como faço para a Ryanair me enviar uma factura e recibo?

  5. Ontem tinha um voo para Paris e não me deixaram embarcar porque fui renovar o cartão de cidadão e como ainda não tinha chegado só tinha o documento de identificação que eles dão para substituir. Isso é legal? Não reembolsam??

    1. Boa noite…

      Quando vamos viajar é obrigatório termos todos os documentos necessários, não tendo a companhia de aviação declina qualquer responsabilidade sobre esse assunto. Quanto marcou a viagem devia ter em atenção esse tipo de pormenor.

    2. O documento tem validade estipulada, portanto é válido provisoriamente.
      Esse parece-me mais um estratagema da companhia para arrecadar mais dinheiro (novas passagens).

  6. Ontem comprei uma viagem na Ryanair, mas o sistema da conta PayPal nao estava a funcionar!. Alguém já teve o mesmo problema?

  7. Bom dia. Preciso de alterar a data do meu vôo do Porto-faro pela Ryanair mas no site é impossível, precisava do contacto da companhia para tentar por telefone. Obrigado

  8. boa tarde,
    Enganei me a preencher o numero do C/C num Check in online e não consigo modificar, conseguem me ajudar?

  9. Boa noite, quero fazer o check in do voo de uma viagem de dois dias que vou fazer no proximo fim de semana.
    O meu Cartao de cidadao expira dia 21 de outubro deste ano. Ao fazer o check in, essa data é negada.

    Posso por 2017 visto ser uma viagem de dois dias apenas?

  10. Boa tarde! Vou voar pela easyjet para a Alemanha onde vou participar num fleamarket de estudantes. A minha dúvida é se poderei levar uma grande quantidade de bijuteria ou se existe o risco de esta ser apreendida. Muito obrigada, Joana Pessanha

    1. União europeia, livre circulação de pessoas e bens. Assim podes trasportar tudo o que poderias em Portugal, transportar mercadoria em Portugal também não é só meter na mala de traz do carro, (salvo as devidas diferenças de andar no avião, há coisas que são proibidas por isso, para além dos limites de bagagem), não deves ter grande problema.
      Imagino que seja artesanato, não deves ter problema.

  11. Boa tarde,
    Efetuei uma reserva para o meu filho (reserva separada da minha), não consigo efetuar o check-in online visto ele ter apenas 13 anos. Trata-se de um voo doméstico (Porto-Faro). Poderei fazer o check-in no aeroporto sem qualquer problema?
    Obrigado
    Atentamente
    Jeremias Soares

    1. Porto-Faro, assumo que seja com a Ryanair. Se esse é o caso, não sei se será possível já que a Ryanair não permite menores de 16 anos a voar sozinhos (existindo reservas separadas, assumo que esse será o caso).

  12. Boas, uma questão tenho uns amigos os retidos em Paris, eles tinham voo na 5feira passado pela easyjet e com as greves dos controladores aéreos e só arranjaram voo para os 7 amanhã, acham que a easyjet vai cobrir todas as despesas? As LC suportam as despesas nestas condições?

  13. Nes aqui tens um link para o JN de hoje sobre o problema com aquele vôo.

    http://www.jn.pt/nacional/interior/aviao-volta-ao-porto-para-atestar-quando-estava-a-descer-para-lisboa-5100811.html

    Ainda vai dar muito que falar essa tal ponte aérea. Mais uma Telenovela… E agora vai reunir mais uma comissão parlamentar para reunir com os compradores e governantes para esclarecer pontos sobre a privatização.
    Com tanta politiquice e burocracia custa-me acreditar que este país ande para frente…

    Tb no JN de hoje uma crónica de Manuel Serrão sobre a experiência dele da nova ponte aérea.

    http://www.jn.pt/opiniao/manuel-serrao/interior/hora-a-hora-deus-melhora-5100076.html

  14. Alguem sabe o que realmente aconteceu ao voo de hoje de manha da tap para lisboa das 7:30? ele nem chegou perto do aeroporto de lisboa e voltou para tras…

  15. Perdi o meu cartão de cidadão hoje (24 de março) e preciso dele para embarcar num voo para os Açores. Amanhã é feriado e não me vai ser possível ir aos registos. Também não possuo passaporte. Existe alguma alternativa? Obrigado.

    1. Situação complicada Gonçalo. Sendo voo doméstico o documento de identificação só serve para comprovar que quem vai viajar é quem está no bilhete, mas depende da companhia. Não sei se o SEF no aeroporto não estará aberto hoje, se estiver pode sempre passar lá e pedir um passaporte de urgência para viajar descansado, ou então tentar a sua sorte apresentando apenas a carta de condução no embarque.

  16. Boa tarde. Pretendo oferecer uma viagem à minha filha e à minha afilhada, Porto – Lisboa – Porto, pela Ryanair, em Abril. Acontece que elas tem 15 anos e pretendo que viagem sozinhas. Como é dentro do país, haverá algum problema? Será preciso mandar alguma autorização?

    1. Acho que a Ryanair não permite que menores com menos de 16 anos viajem sem um adulto (com mais de 16 anos).

    2. Boa tarde.

      Olá Salomé

      O Diogoncm tem razão.

      Menores não acompanhados

      A Ryanair não transporta menores não acompanhados com idade inferior a 16 anos. As crianças com menos de 16 anos devem ser sempre acompanhadas por um passageiro com idade superior a 16 anos. O serviço de acompanhamento e as comodidades especiais não estão disponíveis.

      Obg

  17. obrigada pela atençao peço desculpa ser chata mas foi so porque liguei para a ryanair e pedi uma informacao e uma senhora muito simpatica respondeu logo (depende )e depois la me disse que ate aos 18 anos ela teria que ter a autorizaçao assinada pelos pais.

  18. entao nao precisa de autorizaçao assinada por mim?depois ela vai levar dois primos com ela um com 6 anos outro com 13 mas esses ja tem as devidas autorizaçoes assinadas pelos pais so me preocupa e se ela tambem precisa de uma autorizaçao

    1. https://www.ryanair.com/pt/pt/informacao-util/centro-de-apoio/perguntas-frequentes#15-1

      “Qual é a política da Ryanair acerca do transporte de menores não acompanhados?

      Menores não acompanhados

      A Ryanair não transporta menores não acompanhados com idade inferior a 16 anos. As crianças com menos de 16 anos devem ser sempre acompanhadas por um passageiro com idade superior a 16 anos. O serviço de acompanhamento e as comodidades especiais não estão disponíveis.”

      Como pode ver esta tudo bem e ate serve de acompanhante aos seus primos.

  19. boa noite a minha filha tem 17 anos esta em portugal e eu em frança tirei um bilhete pela ryanair agora queria saber se ela precisa de alguma autorizaçao para poder viajar para frança sozinha visto que vem me visitar ,obrigado

  20. Quando duas companhias tem um acordo code share penso que ambas podem vender bilhetes. A companhia que faz os voos acho que deve ter direito a vender mais. Como é que funciona este tipo de acordo?

    1. Ola eduardo
      Depende da companhia que queira saber
      Se for companinha normal e nos balcoes de ela propria se for lowcost e na portway no aeroporo do porto obg

  21. fiz o ckeck-on online para voo pela tap. não pediram o numero do cartão de cidadão nem outro dado a não ser o nome. é o suficiente?

  22. Tenho um voo marcado para inglaterra este domingo, na primeira reserva nao adicionei bagagem, postriormente fui ao site e adicionei bagagem, nao me mandaram email de confirmação, como e que tenho a certeza que ficou adicionada?
    2° como consigo emprimir o documento de voo , sera que emprimo so o documento que me mandaram cheio de publicidade…?

  23. Boa noite.
    Sou cabo-verdiana e preciso viajar para Madrid para pedir um visto para o Reino Unido, ou seja o meu passaporte vai ter de ficar em Madrid. Vou viajar pela rayanair
    Eu tenho cartão de residência português.
    A minha dúvida é: na viagem de volta, e sendo que o meu passaporte vai lá ficar, posso viajar como meu cartão de residência, ou apresentar uma cópia do passaporte e comprovativo de pedido de visto o que explica o porquê de eu não ter o passaporte?

    1. Espero não responder demasiado tarde à pergunta. Não tenho bem a certeza de se é possível usar o cartão de residência para viajar, mas quase de certeza que não, pelo menos na minha experiência nunca foi possível. Fotocópias ou comprovativos de pedidos de visto também não servem, eles precisam de um documento original.

      A minha sugestão é perguntar se pode tratar do procedimento numa embaixada/consulado inglês em Portugal, ou tendo que ser através de Madrid, fazer chegar o seu passaporte ou pelo correio ou através de um conhecido.

  24. Estiu em Aachen a estudar atraves do programa Erasmus Mais. Sexta dia 18\12 tenho viagem d regresso oara Portugal, mas roubaram tidos is documentos. Tenho soenas o c.c. digitalizado.podem ajudar me?

    1. A minha sugestão é ires amanhã de manhã ao consulado/embaixada e pedires um passaporte (se não tiveres um). Se o pedires com urgência deve-te chegar a tempo e assim voltas para Portugal descansado.

      Só com a fotocopia do CC não te vão deixar passar no aeroporto.

  25. Boa tarde

    Em dezembro vou fazer uma viagem na vossa companhia para Munique e pretendo transporta comigo vinho do Porto. Posso fazê-lo?
    Obrigado
    Cumprimentos

    Jorge Vidal

    1. Este blog não é de nenhuma companhia. Ainda assim, e independentemente da companhia em que fores voar, podes sim, levar o vinho do Porto. No entanto, ou o levas na mala que despachas para o porão, ou então terás que o comprar nas lojas do aeroporto após passares o raio-x.

    2. Na mala de mão não podes levar recipientes/embalagens com mais de 100ml! Se não despachares mala para o porão terás que fazer o que o João referiu… Comprar nas lojas do aeroporto, após controlo de segurança.

    1. Armando isso depende mais para onde vai do que a companhia que o leva… Espaço Schenguen não basta o ID normalmente (neste momento a frança exige AFIK o passaporte) reino unido recomenda-se o passaporte mas ID basta.

    2. Armando, aconselho-o a levar passaporte. Como cidadão português nunca tive esse dilema em Portugal, mas a minha experiência vivendo no estrangeiro é de que esse tipo de documentos não serve para identificação, portanto não substitui o passaporte.

    3. Dentro do Espaço Europeu o Cartão de Cidadão Português serve como identificação. Não necessita de passaporte.

  26. Mais um parque de estacionamento na área do aeroporto. O P9 da ANA. Preço acessível : 3€/dia. Reservas on line. Fica por trás do hotel Low cost. Mais barato que os outros parques Low Cost do aeroporto. Acho que este novo parque não têm transporte para o aeroporto.

    Mais barato. Só mesmo no parque de estacionamento junto à estação de metro Botica… esse é de graça… lol

  27. Enquanto ao sistema de barreiras à entrada do aeroporto.
    – Menos confusão. Na sexta à noite não notei aquela confusão que se via habitualmente (apesar de ser época mais baixa). Nem na segunda à noite, nas partidas, mas à segunda feira costuma ser mais calmo tb.
    – Boa ideia de ter colocado um funcionário para dar apoio e explicar o funcionamento
    – Apesar de tudo havia uma fila, na beira da VRI, à chegada ao aeroporto.

  28. Bom dia
    Alguém me pode dizer se é possível levar um volume de tabaco de enrolar do exterior e passar no raio-x? Ou então se alguém sabe se vendem Amber leaf 50gr no duty free?! O meu voo é as 6.30am presumo que a esta hora o Duty free esteja fechado. Obrigado desde já.

    1. Jorge, creio que não haverá problema no controlo de segurança, mas não sei dizer com 100% de certeza. Se não quiser arriscar, o duty-free abre à mesma hora que o controlo e pode procurar lá (tabaco sei que tem, de enrolar não me lembro de ver).

  29. É verdade que a groundlink apartir de janeiro vai entrar no Porto para fazerem check-in Ryanair?

    cumps,

    1. Acho que anda tudo louco na Portway, não se fala de outra coisa. entao nao passa de rumores sem fundamento, certo? cumps

  30. Quantos aviões baseados o Porto tem neste momento?6 da ryanair 2 da easyjet e uns quantos da portugalia né?

    É que segundo me chegou aos ouvidos por um amigo tinhamos só 5 aviões baseados da Ryanair? É verdade?

    E quanto ao 3º da Easyjet fica baseado no verão de 2016?

    1. Actualmente a easyJet tem 2, a Ryanair tem 6 e a TAP tem uns 10.

      Para S16 ainda falta, mas neste momento as programações da easyJet e da Ryanair indicam 3 e 7 aviões baseados respectivamente. A da TAP mantém-se igual.

  31. Vi recentemente, na TV, a importancia que o Radar de Solo tem, no sentido de evitar choques entre avioes, carros de pista, comboios de bagagem, sobretudo em situacoes de nevoeiro extremo. Sei que nem todos os aeroportos teem este tipo de equipamento. Alguem sabe dizer-me se o AFSC tem este tipo de radar???.

  32. Será possivel, que cada vêz que compro passagens para Madrid, através da Ryanair, seja obrigado a voar em aviôes da SmartLinx, com quase com 30 anos de idade??!!. Isto acontece-me, apenas e só, quando viajo para Madrid…..

    1. Porque a Ryanair teve de recorrer ao aluguer de aviões para fazer face às suas necessidades. Sucede que, em Madrid, a companhia afectou um avião da Smartlinx para operar um voo diário para o Porto.

    2. Juro que ainda estou para perceber qual é o problema dos voos operados pela SmartLynx. Eu viajei num desses e nem me apercebi da idade (que não é 30 anos) porque a cabine é igual à de um A320 novinho. Se isto não chegasse, os bancos são “normais”, reclinam e são muitíssimo mais confortáveis que os que a Ryanair tem. A haver alguma queixa é esses aviões deixarem a rota no final de Setembro.

    3. Miguel, não podemos ter o melhor de 2 mundos!. Se por um lado concordo contigo, visto que os aviões A320 da Smartlinx, são de facto muito antigos, teem por outro lado, muito mais espaço para as pernas, sendo também bem mais confortáveis, do que os B737 convencionais da Ryanair. Ademais, apesar de serem antigos, são alvo de inspecçoes criteriosas, pois só assim, podem voar no espaço europeu!. Sabes, tal como tu, também viajo regularmente nos aviões da Smartlinx, de e para Madrid e uma coisa te digo: ainda vais sentir a falta, destes confortáveis e velhinhos A320 da Letónia, quando forem substituidos pelos apertados aviões normais, da Ryanair!.

  33. Pois o projeto de ligação e estação ferroviária ao aeroporto faz parte dos planos de expansão (ver a parte do blogue sobre a expansão).
    Pelo que compreendo do projecto a estação ficaria por baixo do P4.
    A distância é curta até Vigo e uma linha (em bitola europeia) do Minho “renovada” com o trajecto adaptado (para pendulares) com duas ou três paragens (uma entre Guimaraes e Braga outra em Viana e outra fronteiriça) deve chegar.
    Ainda bem que é crise. Assim não vão aparecer os políticos megalomaníacos à pedir um apeadeiro.
    O comboio de alta velocidade é muito dispendioso (ao nivel de custos de obras e manutenção).
    Concordo com o Pete sobre o pouco interesse do estado espanhol sobre uma eventual participação nas obras.
    Para quem conhece a linha da Beira Alta que já está electrificada, que é a unica ligação ferroviária do nosso país ao resto da Europa. Convém dizer que os espanhois não se apressam em renovar e electrificar o troço entre Salamanca e Vilar Formoso (aliás mal acabaram de electificar um ramo de Salamanca até Medina del Campo). Está projectado mas não se irá realizar tão cedo…
    Enquanto aos Galegos que frequentam o aeroporto muitos viajam pela TAP e portanto não é só FR (Ryanair).

    1. Salgueiristas. Infelizmente a obra simples de melhoramento da linha do Minho e mudança da bitola não o é. É só ver o dinheiro que já se gastou com a linha do norte e perceber que torna mais barato fazer uma nova em formato de velocidade elevada aka 250 KH nota que não digo TGV que essa sim é muito mais cara. O que se gastou na linha do norte dava para mais que uma linha moderna Porto Lisboa. Con custos de manutenção bem menores. Sobre o TGV acho que só fará sentido em Lisboa Madrid. E mesmo aí é discutível.

      Bem mas isto é um blog sobre aeroportos e já nos afastamos muito do assunto. Para alem do que só voltaremos a ouvir falar nisto para depois de 2030. Cumps a todos pela troca de ideias.

  34. Ví recentemente, na TV, a importância que os Radares de Solo têm, no sentido de evitar choques entre aviões, carros de pista, comboios de bagagem, que cruzam as pistas, sobretudo em situações de nevoeiro extremo e com visibilidade muito reduzida. Sei também, que nem todos os aeroportos têm este tipo de equipamento!. Gostaria de saber, se alguém sabe, se existe este tipo de radar no nosso AFSC, dado que é típico haver nevoeiro frequentemente?. (não confundir o Radar de Solo com o ILS – pois este último, eu sei que existe no AFSC).

  35. No site Flightaware os voos TAP do Porto para Paris sofreram alguns atrasos (o do meio da manhã e o da tarde).
    Aliás os vôos da manhã do Paris para o Porto foram atrasados.
    Nevoeiro?
    Houveram problemas tecnicos?

    1. Se começar a voar, outras companhias podem querer o dinheiro do contrato. Especialmente as Lowcost espanholas.
      Tenho para mim que, e olhado para o que o contrato pede e oferece, que se tratam de paliativos para esconder o problema sério do Aeroporto de Vigo. Desconfio que assim que acabem o contrato acabem também as rotas que o este abre.
      Mais IMO estes contratos acabam por ser contraproducentes mantendo os vários aeroportos da Galiza em concorrência a um nível muito baixo de oferta, quando deveriam optar por ser complementários uns dos outros. Ou muito mais obvio concentrar num só provavelmente bem a Norte de forma a fugir a concorrência do nosso AFSC oferecendo mais massa crítica e voos a população local num raio de 60 minutos.

      O aeroporto de Vigo esta condenado a definhar IMO. Por muito que eles o considerem central, não o é a população que eles acreditam existir para ele vive longe 60-90 minutos dele muita dela em Portugal e servida por um aeroporto com muitas MUITAS mais ligações e frequências.

      Em jeito de conclusão a pergunta que fazes, acho que muito reduzido,.A população galega que usa o AFSC não é assim tão grande, e o número e ligações a ser introduzido pelo contrato também não é assim tão elevado. Pouco de pouco é ainda menos.

    2. Mas achas que o AFSC deve também ter em conta as necessidades dos galegos quando tenta abrir novas rotas? 12% dos passageiros no Porto são galegos. Esse número podia subir ainda mais,porque os 3 aeroportos da Galiza andam sempre a competir uns com os outros.
      Podiamos aproveitar essa “luta” para trazer rotas que eles queiram e assim atrair.Quer rotas para o Norte e Centro Norte de Portugal. Como para o Sul da Galiza.

    3. Acho que aquilo que poderia de facto potenciar o mercado galego para o Porto era uma ligação ferroviária em velocidade elevada com suficientes frequências diárias. De forma a que os passageiros não tivessem de depender de tanto transporte em viatura própria. E os custos associados com esse trasporte.
      Infelizmente as condições de financiamento do nosso estado obrigaram a meter no congelador essa ideia.

      Do ponto de vista de voos acho que para o mercado espanhol eles já estão mais bem servidos com os seus aeroportos locais, resta as ligações com e Europa, que desconfio seja o principal produto que o AFSC vende na Galiza em concorrência com Madrid e outros maiores que os seus. Imagino que quando um galego avalia uma viagem avalie o custo total desta incluindo os tempos. Assim se um galego pretenda ir a por exemplo a Alemanha ele considere um vooo directo pelo porto ao qual tem de acrescentar os custos com portagens e e trasporte ate ao Porto, ou um voo com ligação desde Madrid ou outro aeroporto com a ligação pretendida.

    4. Já existe uma linha de comboio para Vigo… E existe também um projeto de modernização da linha de comboio que vai estar concluida em 2019.A obra acho que é de eletrificação,ou seja,poderemos ver um intercidades a fazer essa linha no futuro.Atraindo mais gente para o Porto

    5. Todos aqueles que ja alguma vez utilizaram a linha do Minho ate a fronteira sabem da sua total incapacidade de providenciar um serviço com um mínimo de qualidade e aceitável velocidade. Uma linha que depois de electrificada e modernizada perderá potenciar o trânsito de mercadorias. Mas não para o que digo. Isso era uma linha nova. Em pelo menos formato de velocidade elevada. (Pendular) TGV nas faz muito sentido com varias paragens. A linha nova campanha Vigo ainda tem de arranjar maneira de passar pelo AFSC que não sendo impossível não se apresenta fácil pelo menos sem representar um atraso considerável.

    6. Eu já usei várias vezes essa linha e realmente o comboio deixa um bocado a desejar. Mas também vi bastantes turistas a usar.
      E o eixo atlantico tem tido vontade de atrair mais verbas para essa linha.
      Mas que alternativas existem ao comboio sem ser de carro particular?Existem camionetas?

    7. Quanto à pergunta inicial, sobre o eventual inicio de operações da Ryanair em Vigo, é assunto que não me preocupa. Entendo que preocupe os outros 2 aeroportos galegos, mas a nós não.

      Sobre a linha de comboio para a Galiza, tenho poucas dúvidas que depois da linha estar modernizada se começará a tratar da ligação ao aeroporto, que é uma obra relativamente simples. De qualquer maneira, a Galiza não gera para o aeroporto um volume de passageiros suficientemente grande que justifique construir uma linha nova ou permita manter uma oferta com muitas frequências. Mesmo em autocarro será dificil manter um serviço tipo shuttle.

    8. Pete a linha de velocidade elevada não se faria por imperativo do AFSC. Mas sim numa logica de mobilidade no eixo atlântico e da rede europeia de ferrovia de bitola europeia. Agora a execução desta teria impacto significativo na área de influencia em termos de isocronicas do AFSC. Porto Vigo em linha nova de velocidade elevada fica em aproximadente 1hora. Eu viajo bastante em consultadoria ea ferrovia é quase sempre o método que uso para me deslocar ate as cidades finais mesmo quando têm aeroporto. Desde que o tempo total de viagem não seja aumentado de forma elevada.

      A titulo de exemplo porque foi ainda a pouco tempo… Fui a um congresso na Corunha com algumas centenas de pessoas de todo o mundo. Ninguém usou o porto como aeroporto pois a ligação era e é muito má. Alguns usaram Lisboa. Por causa do voo que eles na Corunha subsidiam.

    9. Nuno, não duvido dos benefícios ao nível da mobilidade que traria essa nova linha, duvido é da rentabilidade da operação e da sua prioridade no contexto nacional. Além disso, mesmo que nós fizéssemos a linha, dificilmente os espanhóis fariam a parte deles.

      Por isso é que acho que fundamental é concluir as melhorias na linha do Minho e construir os 15km do ramal do aeroporto, obras muito mais baratas mas com impacto semelhante. Com isto já conseguiríamos captar passageiros na Corunha (embora seja sempre algo marginal no total do aeroporto), mas principalmente melhorar o acesso de outras cidades como Braga, Guimarães, Aveiro e Coimbra que tem um peso importante na economia portuguesa, geram mais passageiros para o aeroporto que a Galiza e que conseguiriam ter serviços com tempos de viagem imbatíveis + frequências muito competitivas (1 por hora, pelo menos).

    10. Sim serv já há muito que se fala nisso e faz parte de todos os planos do aeroporto. Ha vários projectos sobre a melhor e mais efeciente forma de o fazer…
      Pete não discordando do que dizes mas no que respeita a vontade de Espanha/Galiza nessa ligação seria sempre igual a nossa pois o financiamento é ou era essencialmente europeu e para linhas transnacionais. A linha actual pode ser melhorada especialmente na ponte em Viana que é verdadeiramente uma peça de museu. Mas para uma futura rede transnacional ibérica a linha do Minho está ao nível da do Douro completamente desadequada… Infelizmente não são casos raros na nossa rede ferroviária. Bem é esperar Por tempos melhores para o investimento mais uma 20 anos…. Hehheh. Cumps.

    11. Mas Pete,porque é que o facto de a Ryanair poder começar a voar para Vigo não te preocupa?
      Não vem muitos galegos ao nosso aeroporto?Quantos não usam a ryanair?
      Se a Ryanair começar a voar para Vigo eles não precisarão mais de vir ao Porto e perdemos passageiros

    12. Serv, aquando da construção da nova aerogare foi prevista a construção de um interface intermodal no aeroporto. O metro já está feito, e o espaço para a estação de comboio também já está reservado. Podes ver o projecto aqui:
      https://aeroportodoporto.files.wordpress.com/2015/08/opo_corte_lateral.png

      Sobre a Ryanair, estás a pensar numa lógica “eles vem apanhar a Ryanair ao Porto, portanto se a Ryanair começar a voar para Vigo já não virão”, só que as coisas não funcionam assim. A realidade é que os galegos são apenas 12% dos passageiros do aeroporto (para eles são muitos, é certo, mas para nós são poucos), e desses 12% só uma pequena parte se sentirá atraída pelos novos serviços que a Câmara de Vigo quer comprar. E sendo uma pequena parte, facilmente será recuperada pelo crescimento dos outros grandes grupos de passageiros do aeroporto.

      Nuno, o que estou a dizer é que mesmo que Portugal estivesse comprometido com essa nova linha, os espanhóis provavelmente não estariam interessados em fazê-la.

    13. Qual é o custo estimado da linha de comboio,estação e estacionamento subterrâneo?Já fizeram esse estudo?
      Se já está reservado,já existe planeamento certo?Faltam só fundos?

    14. Pete a linha Porto Vigo Fazia parte da rede Ibérica em bitola europeia os fundos europeus que a pagavam eram para isso mesmo uma rede entre países. Espanha estava muito interessada até por motivos que não os estratégicos, e mais não digo, wink wink.
      Ao que parece vai avançar a linha Aveiro Salamanca, infelizmente muito vocacionada para mercadorias, (onde faz mais sentido), mas menos interessante para as Isocrônicas do AFSC.

    15. Serv, já está tudo estudado e já está o espaço reservado tanto para a estação como para a linha. Não te sei é precisar quanto custaria a obra, mas não seria um custo muito elevado. O estacionamento já está feito, é o parque P0.

      Nuno, estou a par disso, mas o que vejo é desinteresse da parte espanhola. Repara que na linha Madrid-Lisboa não andam com desculpas para não construir a linha até à fronteira, apesar de saberem que não terá continuidade em Portugal. Mesmo na Galiza não tenho duvidas que preferirão não fazer a ligação para proteger os seus portos e aeroportos. E não descuraria a importância da Aveiro-Salamanca para o aeroporto, principalmente se fizerem a ligação a Viseu.

  36. Olá, alguém me sabe dizer como posso contactar os servicos da Ryanair do aeroporto do Porto por telefone?
    Obrigada,
    Te

  37. Então muito bem já que a Metro do Porto está a tomar medidas para melhorar as condições.
    Sobre o metodo de pagamento. Infelizmente os turistas não podem utilizar o MB. E as maquinas nao permitem pagamento por Visa ou Mastercard.
    E agora a concessão voltou à estaca zero com o cancelamento do contrato com os Tranportes Urbanos de Barcelona.

    1. Nunca tinha ouvido que os turistas não podiam usar o MB, ou que Visa e Mastercard não eram aceites nas máquinas do Metro. Até por experiência própria, porque já comprei bilhetes tanto com Visa, como com Mastercard, como com cartão de crédito estrangeiro.

    2. O multibanco é uma marca portuguesa, em termos de cartões de debito ha que passar sempre por uma das empresas transacionais Visa Mastercard etc etc. O metro do porto tem de fazer acordos com estas… Pelo menos o visa electron e o maestro devia aceitar…

    3. Então ainda bem. Havendo mais metodos de pagamento torna as bilheteiras mais praticas de utilzar.
      Por acaso há uns meses tentei carregar o meu andante usando um cartão visa. E ele nao foi aceite. Paguei à dinheiro. Talvez o sistema não funcionava bem.

  38. O metro é muito utilizado pelos turistas (é pratico e económico) e algumas vezes há fila nas bilheteiras automaticas da estação do aeroporto (apesar do grande apoio e grande simpatia dos Securitas ou assistentes da Metro do Porto).
    As frequências dos metros são mais ou menos todos os 30mn. O que pode obrigar à ter de esperar para a proxima composição. Aliás, convém lembrar que os tickets devem ser validados poucos minutos antes de entrar para o metro (porque os minutos começam logo à descontar à seguir à validação.)

    Aqui ficam algumas ideias que podiam facilitar a compra de bilhetes para o metro os bus STCP.

    1 – Prever uma loja Andante no aeroporto (como existem na Trindade ou Campanhã,etc…)
    2 – Devia ser possível para os turistas poder comprar os bilhetes no posto de turismo (não parece, aliás, muito frequentado).
    3 – Poder pagar os bilhetes nas bilheteiras não só em dinheiro e multibanco mas tb por cartão Visa ou Mastercard

    Acho que nunca vi uma composição dupla do metro na linha E.
    Por vezes as composições vão à aborrotar. Alguns tutistas têm de viajar de pé. E poucos passageiros podem entrar nas paragens à seguir.
    Não sei se há algum estudo sobre os periodos de ponta nesta linha. Para tentar reforçar algumas composições.

    1. Com mais máquinas automáticas (quase todas permitem pagar com MB), e a funcionar em condições, acho que ficava resolvido o assunto. Mas já estou a ver que até estar resolvida a história da concessão vai ficar na gaveta.

      Quanto às composições, segundo o que eles disseram agora no verão todos os metros da linha F são duplos durante a semana. E pelos comunicados que vão fazendo, dão a entender que andam a controlar bastante tanto a procura diária da estação do aeroporto como a procura do aeroporto em geral.

    1. O voo de Tel Aviv é organizado por um tour operador. É um voo charter só com uma frequência semanal durante o periodo do verão (como indicado na pagina principal do blogue).

  39. Em conversa com um amigo que veio de França passar férias a Portugal. ele contou-me que quando chegou a estação do metro, a fila de espera para as bilheteiras era tão grande que desistiu e decidiu apanhar um táxi…Disse que deviam de tar mais de 50 pessoas a frente dele.
    Isto é normal acontecer?

    Sei que não faz parte do aeroporto a estação de metro,mas a acessibilidade do mesmo acho que é de grande importância. E acho que é chato para os passageiros

    1. O problema do metro ainda há umas semanas apareceu no JN. Aparentemente, com esta incerteza em relação à concessão, desleixaram-se na manutenção das máquinas de vendas de bilhetes e dos validadores, o que está a causar problemas.

      Ainda há dias na estação do Dragão quis pagar o bilhete com multibanco, e só à 5ª máquina consegui. Nas outras havia sempre alguma coisa que não respondia (ecrã, botões laterais, algum número do PIN). Suponho que na estação do aeroporto, a conjugação destes problemas com o facto dos turistas não conhecerem o sistema cause esses problemas.

  40. Estava a passar os olhos pelo blog do aeroporto de Vigo e deparei-me lá com um texto que era do jornal Faro de Vigo referente ao aumento de passageiros para Madrid do Porto,onde entre outras coisas dizia que as companhias a operar no Porto recebiam apoios do Governo Português para continuarem a operar aqui. Isto é verdade?

    1. Não, não é verdade. Aliás, como a grande maioria das noticias sobre o Porto (não só aeroporto, mas em geral) em jornais galegos não são.

  41. ola ,comprei 6 bilhetes e esta dando erro no chekn,,,moro em hamburgo alemanha
    para onde devo ligar?

  42. Encho uma dúvida
    Tenho voo marcado pa dia 28 deste mês
    Porto-menorca
    Como não encontro o cartão de cidadão se for só com passaporte aceitam na mesma?
    Pf respostas

    1. Sim. O passaporte é sempre aceite como documento de identificação, seja em território nacional ou no estrangeiro. Boa viagem!

  43. Boas pessoal
    tenho uma duvida, já há algum tempo que não marcava um voo na easyjet, desta vez além de me pedirem para criar uma conta, não me pediram o nº do cartão de cidadão em nenhum momento do processo e já tenho o check in feito. É normal ou está-me a faltar algum passo?
    P.s. é um voo Alemanha-Portugal no caso de ser relevante para a resposta
    Cumprimentos e desde já obrigado

    1. Há muitas companhias que não pedem o nº do Cartão de Cidadão para voos comunitários, não é nada de anormal. Se tens o check-in feito e no bilhete a informação impressa está em ordem, podes viajar tranquilo.

  44. Dia de S. João.
    Desejava saber se como já chegou acontecer em anos anteriores, o AFSC brindou os passageiros na zona de recolha de bagahens, ao dia de S . João. Com martelinhos, manjerico… Como já aconteceu há 3 anos atrás?

  45. Visto ontem à tardinha. Embarcava para Paris na porta 34 e havia um vôo da companhia Edelweis (sem dúvida charter) na porta 35. Não conhecia a companhia. Suíça porque tinha a bandeira na fuselagem.
    Qual era o destino?

  46. Boa noite, em Setembro vou fazer uma viagem do Porto para Faro e Faro Porto com um primo de 11anos. Necessito de autorização dos pais sendo que não saímos do país?

  47. Boas…

    Pete,

    Hoje chegou um voo da Denim Air, vindo de Toulose. é voo charter ou e regular? Sabes?

    1. Ricardo, este é o terceiro voo charter este mês desde Toulouse.
      Existe mais três programados para 6 e 20 Setembro e 04 Outubro!
      Douro???!!!

      Outra operação que me deixa curioso é o charter da HOP desde Clermont Ferrand que termina no próximo dia 7 de Junho!

      Assim como a Niki desde a Austria!

      Assim que começa o verão terminam estas operações!

      No entanto como diz o Pete no verão existem mercados mais competitivos!

  48. Muito obrigado Pete351 pelo esclarecimento sobre o novo percurso via a Loja Franca. E concordo isto têm de ser melhorado.
    Fui obrigado à transitar por LIS noutro dia. E não gosto da organização na Portela. Bem sei que aquilo ainda se encontra em alguma remodelação.
    Sobre o directório para depositar fotos. Why not!
    Continuação de bom trabalho com o blogue

  49. Mais um comentário para hoje.
    Bem sei que o aeroporto é tb uma grande área comercial mas não acho tão pratico o acesso a zona das portas de embarque à seguir à zona de controlos de segurança. De momento é obrigatório transitar pela nova área Duty free. Ou então passar junto ao bar em frente à porta 34… De momento acho aquilo um pouco confuso… Ainda por cima a escadaria do lado esquerdo está actualmente em manutenção.
    Se calhar quando aquilo estiver tudo pronto até passarei à achar o percurso pratico.

    Suponho que a troca do lado da loja franca tenha a ver com algumas futuras alterações ao nível das portas de embarque…

    1. Infelizmente é uma tendência que se verifica em quase todos os aeroportos do mundo, e no momento em que se fez em Lisboa era uma questão de tempo até chegar ao Porto. Não é agradável para o passageiro, mas é uma fonte de receita importante para o aeroporto porque é um lugar por onde todos os passageiros tem que passar. Espero é que se mude o layout da loja rapidamente, porque como está não funciona bem.

      A escadaria do lado esquerdo não está em manutenção, está simplesmente vedado o seu acesso aos passageiros. Servem apenas para passagem dos trabalhadores do aeroporto e tripulações.

  50. Olá,

    Aqui tento pôr um link sobre a foto do Antonov que tirei na zona de embarque low cost. Espero que o link funciona.

    Irónico agradeço ao SPAC a greve que permitui-me tirar esta foto naquele dia por ter de apanhar um vôo OPO/LIS para poder depois viajar no vôo da TAP LIS/ORY de serviço minimo garantido que consegui garantir para aquele dia.

    1. Uma bela foto, só faltou mesmo estar com o nariz aberto.

      Aproveito para convidar todos os que queiram partilhar fotos a fazerem-no. E havendo interessados, até se pode abrir um cantinho especializado.

  51. Acho que o aeroporto está equipado com um sistema que permite aos aviões aterrar quando esta nevoeiro (ILS III salvo erro). O que foi um grande progresso para o aeroporto já que limita os vôos deviados ou cancelados por causa de nevoeiro. No passado muita das vezes os voos eram simplesmente des iados para Lisboa.
    Mas Pete351 deverá poder esclarecer este pormenor.
    Enquanto ao Antonov visto no dia 10. Estava naquele domingo de manhã à espera para embarcar no vôo Ryanair para Lisboa e tive oportunidade de tirar uma foto àquela maquina. Simplesmente impressionante aquele pedaço de avião quadrimotor da International Cargo Transporter. Estava estacionado ao lado das portas de embarque das Low Cost (pela porta 18). Deve ser impressionante ver um desses aviões levantar. Infelizmente não consigo juntar esta foto ao blogue.

    1. Se quiseres partilhar fotos, basta fazeres upload da foto para servidor qualquer e escrever o link num comentário. Se não aparecer automaticamente ou ficar retido eu depois resolvo.

    2. Grato Salgueirista!. Eu sei que o AFSC tem ILS, mas eu gostaria de saber, se tem ou nao Radar de Solo, que nada tem a ver com o Instruments Landing System!.

  52. Vi recentemente, na TV, a importancia que o Radar de Solo tem, no sentido de evitar choques entre avioes, carros de pista, comboios de bagagem, sobretudo em situacoes de nevoeiro extremo. Sei que nem todos os aeroportos teem este tipo de equipamento. Alguem sabe dizer-me se o AFSC tem este tipo de radar?.

    1. Os RADARES DE SOLO evitam choques entre os varios avioes e outros veiculos que cruzam as pistas, sobretudo em situacoes de intenso nevoeiro!. Como o nosso AFSC, tem muitas das vezes nevoeiro denso, quer na placa quer nas pistas, gostaria de saber se tem este tipo de radares, de forma a evitarem-se acidentes no solo???.

    2. Carlos, não é preciso voltar a perguntar cada 24h. Eu pelo menos não sei se tem ou não tem, mas há pessoas que participam aqui e que trabalham no aeroporto que se calhar te podem responder… é ter um bocado de paciência.

  53. Alguem podia me ajudar? Preciso saber o numero de telefone da easy jet no aeroporto do porto. Por favor!

    1. A proposito da duvida da Ana, acho que seria muito util neste blog, elaborar um separador, com os numeros de telefone de contacto de todas as Lowcosts que operam no nosso AFSC, pois grande parte das vezes, o mesmo nao aparece nos Sites das companhias onde compramos os bilhetes!. Havera algum dos blogers, que podera partilhar esses contactos das Lowcosts???. OBG.

    2. Isso antes existia, mas entretanto a ANA renovou o site e na parte das companhias aéreas e essa informação apareceu lá toda muito mais visível do que seria possível aqui.

    3. Pete, entrei no site ds ANA/VINCI e nao consegui encontrar os contactos das Lowcosts. Podes dizer-me como encontra-los???. Muito grato.

    4. Obg, uma vez mais, Pete!. Esta informacao podera ser util para muitos viajantes…..

  54. Boas…

    Pete,

    Hoje aterrou um Antonov An-124-100M-150 as 22.30….sabes quando será a sua partida?

    1. Em principio não vai haver tópico dedicado, mas os charters continuam a ser tratados nos tópicos das temporadas.

  55. Fala-se que a groundlink vai entrar no porto para fazer check in Ryanair? Será verdade? há algo fundamento nisto?

  56. Hoje de manhã as,7:15/7:20 vi um avião da Air France(se não me engano) a ir para o aeroporto… O que trouxe esse avião cá?

  57. Faz hoje 1 semana, que viajei pela Rainair, de Madrid para o Porto. Porem, embora o voo fosse com tripulacao da Ryanair, oequipamento nao era um b7378, mas sim um A320 da Smart Linx (YL-LCN). Alguem me sabe explicar se a Ryanair vai comecar a voar com A320’s?.

    1. Não. Mas como andam aflitos com a frota disponível e tem havido um ou outro atraso na entrega dos novos boiengs, são forçados a fretar aviões e sujeitam-se ao que existe disponível.

    2. Isso aconteceu-me uma vez com a Vueling, passado uns dias mandaram-me um email com um voucher de 10€ a pedir desculpa pelo incómodo. Mas não me parece que a Ryanair tenha essa iniciativa…

    3. Eles tem 2 A320 da Smart Lynx em Madrid para o verão, e um deles faz o voo da noite para o Porto. Mas não é segredo nenhum, já que quando se compra o bilhete aparece lá “Operated by Smart Lynx”.

      Eu por acaso voei num desses A320 no Sábado e a única coisa que muda é o interior do avião, que ao ter tons neutros e uns bancos iguais aos que a Jetstar usa nos seus A32S é muito mais agradável e confortável que os 738 da Ryanair.

    4. Tens razao Pete!. Nao me importava nada por trocar os apertados B737 pelos A320 da SmartLynx, sempre que viajasse pela Ryanair!. Muito mais espaco para as pernas, se bem que pelo que vi na Net, os A320 ja tem muitos anos!.

    5. Mais espaço para as pernas em todas as filas não sei se terá, mas os bancos são bem mais confortáveis, tem uma forma que permite encostar a cabeça e encostar para trás. E quanto à idade, por dentro é como outro A320 qualquer (com os interiores antigos obviamente).

  58. Como faço para ver a capacidade do aeroporto em fevereiro ?
    Só consigo ver de janeiro ?

  59. Agora com o jogo de futebol de bayer de Munique
    Alguém me sabe dizer k avioes vem trazer os adeptos e jogadores?
    Avioes e companhias?

  60. Preciso saber quantas malas posso levar, no porão e na mão e pesos de cada, num voo low cost para Pisa.
    E também se tem atendimento pessoal no aeroporto Sá Carneiro.
    Obgada.

    1. ó Fernanda você encontra a resposta a todas essas perguntas no site da companhia, nenhuma outra fonte é mais fiável que o site da companhia, procure a secção de perguntas frequentes (F.A.Q.).

  61. Jorge a Flybe vai deixar de operar no AFSC, pelo menos este Verão, Para o horário de inverno penso que ainda não se sabe se retoma os voos ou não.

  62. Boa noite.

    Alguem sabe se a Flybe vai cancelar o voo de Birmingham para o Porto? Neste momento não é possivel marcar viagens após 28/03.
    Obrigado, Jorge

  63. bom dia
    não estou a conseguir falar com nenhum dos balcões da taag em Portugal .
    pode por favor ajudar-me ?
    tenho voo para dia 9 de janeiro de 2015 e não consigo confirmar o voo .
    Obrigado
    Paulo Bras

    1. Paulo, se já tem o bilhete em principio o voo está confirmado. Se me indicar o nº de voo posso tentar ver se está tudo normal ou não.

    1. Penso que pode receber todos, incluindo o A380, o comprimento da pista é suficiente, no entanto, não creio que haja espaço suficiente para estacionar um “bicho” desses.

    1. Boas…

      Pete…os 9M e mesmo a esticar a corda ao máximo ….os horarios nobres estariam completas sem poder aceitar mais movimentos ……so mesmo esticando esses mesmos pelo dia fora….

    2. Sim, com 9MPA obviamente já teremos bastantes restrições, por isso se diz que é a capacidade máxima. Mas não te preocupes que basta prolongar o taxiway e já aumentamos a capacidade de movimentos em 40% (slots para todos).

      Se fosse a 100%, todos os dias do ano das 6h às 24h, a capacidade seria de 13/14MPA.

    3. Isso de prolongar a Taxiway já ta previsto nas obras do novo plano estratégico do governo ou da ANA para o próximo ano não está?

    4. Sim, já está previsto no plano de investimentos.

      Serv, só uma coisa, se quiseres escolher outro nome para os comentários força (basta que no próximo comentário que faças o escolhas), mas depois tens que o manter, não podes andar sempre a trocar.

    5. Eu ainda não troquei o nome,apareceu ao inicio diferente por causa de outro blog que eu comentei… Sou sempre o Serv,sempre que comento meto serv

  64. Bom dia
    Quando uma empresa quer abrir uma rota como por exemplo do porto para londres,tem de pagar alguma coisa para a abertura da mesma?
    Eu sei que tem de pagar em cada voo as taxas do aeroporto mas e quanto a abertura da rota?Tem de se pagar alguma taxa inicial?

    1. Em teoria, uma low-cost ao ter uma base de custos mais baixa tem custos mais baixos. Mas depende da empresa, da rota e do que eles quiserem/precisarem de fazer numa fase inicial.

  65. Eu sei que isto não tem a ver com o aeroporto mas eu estava a passar pelo blog do aeroporto de Vigo e vi que eles recebem voos da Air France mas são voos de um subsidiaria chamada HOP! Essa subsidiaria é tipo a Portugalia?

    1. É uma espécie de subsidiária low-cost da AF. Salvo erro foi criada para contornar o péssimo acordo que a AF fez aquando da criação da Transavia, acordo esse que impede que a segunda alimente a primeira, ou compita nas mesmas rotas.

    2. É HOP! é como uma Portugalia em esteróides, é uma empresa meia estranha. Fazem um bocado de tudo, desde voos para a AF em Charles de Gaulle a voos “low-cost” à partida de aeroportos regionais.

      João, a HOP! criou-se para juntar numa empresa as várias regionais que a Air France tinha. No fundo foi uma reorganização, não tem a ver com a Transavia não poder entrar em CDG.

  66. A FR tem neste momento 6 baseados, a TAP tem 5,dois deles PGA. Já agora também temos o LH baseado, apesar de não ter base por cá…

  67. Eu vi que temos 2 companhias baseadas aqui no Porto,a ryanair e a tap.Senão me engano a ryanair tem 6 aviões aqui baseados,sabem se a tap tem algo ou quantos tem?

    1. Com a TAP é difícil dizer, mas o normal seriam 9 aviões baseados durante este inverno: 6 dormem no Porto, um em Madrid, outro em Barcelona e outro Paris.

      Depois há um 10º avião, que é um A330, que teoricamente não está baseado mas na prática está porque só faz OPO-EWR/CCS/GRU/GIG todo o ano. Não está baseado porque os senhores do SNPVAC (sim, os da greve…) não permitem que a TAP tenha tripulações de longo curso fora de Lisboa.

    2. Mas esses gajos do sindicato nacional estão aqui para defender os interesses da aviação Portuguesa ou de Lisboa?Noutro pais ainda entendia,mas acho que não quererem tripulações de longo curso no Porto e estupidez

  68. quero fazer uma reserva porto berlim e volta e o site da ryanair pede-me para fazer um seguro. Eu não pretendo esse seguro. Como fazer para prescindir desse seguro já que o sistema não me deixa concluir a reserva sem optar pelo seguro?

    1. Há uma opção lá no meio, algo do tipo “quero correr o risco de não estar segurado”… ou isso era a frase antiga, agora será “não quero seguro”..

  69. Boas
    Eu vi aqui que a TAP e a Ryanair tem base aqui… E que a easyjet tambem vai ter a questão que eu coloco é a seguinte:Em que consiste a base?É um edificio que pertence so a uma companhia?Ou hangar so para as aeronaves dessa empresa?Podem-me explicar um bocadinho o que é ao certo uma base de uma companhia?

  70. Boa tarde,

    Não pude utilizar a minha viagem entre 11 e 15 de Agosto e queria mudar o destino do voo de um dos passageiros. Não consigo contacto telefónico, nem on-line.

    Posso fazer essa alteração como, por favor?
    Obrigada.

    1. Ó Maria você tem que contatar a companhia ou agência de viagens que lhe vendeu o bilhete, não o primeiro blog de aviação que encontra no google, não acha?

  71. Pete, seria interessante um secção de “história” aqui no blog. Rotas antigas que já não existem, companhias que por cá passaram, etc.

    1. Interessante era, e acho que já me propuseram fazer isso. Infelizmente, eu não tenho essa informação completa, e tenho pouco tempo para a procurar como deve ser.

  72. Bom dia. Aterrou há quase uma hora atrás um Antonov AN-124 no Porto. Alguém sabe quando parte, se há alguma escala regular deste avião ou se é ocasional? Desde já agradeço por qualquer informação.

    1. Chegou desde Leipzig com dois Helis e material militar Alemão para o exercício HotBlad que se realiza em Ovar de 16 a 30 julho 2014!

      Amanhã pela mesma hora (11:00) chegará outro Antonov AN-124 (mais certo ser o mesmo) com mais 4 helis! deverá descolar pelas 15:00.

      Os 6 helis devem descolar do Porto em direcção a Ovar na segunda feira.

      O regresso destes helis a Leipzig está marcado para dias 1 e 2 de Agosto em outros dois Antonov AN-124.

      Esta operação já aconteceu o ano passado.
      Todos os helis e aviões de apoio (tipo C130) dos outros países participantes chegam pelos próprios meios a Ovar.

      http://www.emfa.pt/hotblade/

  73. Boas Pessoal,

    Não sei se alguém viu mas hoje estava no Norteshopping e vi um avião, que não consegui identificar, mas era bem grandito e azul com umas palavras na cauda, que penso serem russas, ou dessa zona, “Maiarshka ou Mearshka” não sei. Ma quando cheguei a casa não encontrei nada relativo ao mesmo, mas que se estava a fazer à pista estava. Se algum spotter o viu e sabe alguma coisa agradecia que me esclarecessem.
    Cumps

  74. Boa noite. acabei de fazer o check-in online e reparei que o nome do meu filho em vez e estar como pedro daniel, está como pedro daniela. todos os dados estao correctos, a excepçao desta letra. havera problema no embarque ?

    1. Depende da companhia Daniela.. informe-se no site da companhia se é possível corrigir isso gratuitamente. Em geral não deve haver grande crise, pode sempre pôr corretor no “a”. Mas se for possível corrigir seria o ideal.

    2. a companhia é a ryanair. pelo que vejo no site para mudar o nome teria de pagar 120€ …. mas visto que é apenas uma letra … acho que nao será assim tao grave

    3. Se for uma letra, eles mudam isso gratuitamente. Basta ligar para a Irlanda, para o nº de atendimento deles, ou ir ao balcão da portway no aeroporto.

    4. Há uns anos enganei-me na nacionalidade, o scroll deslizou sem eu dar conta e depois aparecia ROMANIA em grandes letras. Na altura ainda não estavam nesta nova onda de serem simpáticos para os clientes e acho que a solução seria mesmo pagar uma multa pesada. Colei “PORTUGAL” em cima, fotocopiei e não houve problema nenhum. Se calhar fizessem o scanning dos cartões poderia haver problemas, mas nesse tempo em Hahn ainda era tudo muito manual.. simplesmente riscavam o nº do cartão de embarque numa grelha.. lol 😛

      PS: Só estava a partilhar uma estória, não tentem isso em casa.

  75. vai ao consultar reserva, colocas o teu mail, dia do voo, destinos, não aparecendo nada, é sinal q a reserva não foi feita caso contrário irá aparecer a reserva.

  76. Tive 1problema com a minha reserva na ryanair.Ontem a noite tive a fazer a reserva e nao me chegou o mail a confirmar a reserva.Fiquei Sem saber se esta reservado ou se o dinheiro foi descontado da carta e nao tenho a reserva feita.Para onde posso ligar para resolver este problema?

  77. eu conheço no facebook um grupo fechado, “Portugueses em Viagem”, mas parecia-me um bom tópico visto que podiamos trocar experiéncias e informações, caso queiramos viajar para algum destino.

    1. E quem não tem Facebook fica excluído da discução…..se as opiniões forem atendidas…

  78. Pete, porque não criar um tópico relativamente a voos, escalas, destinos, cidades, conselhos de viagens, ou seja sobre viajar, claro que tudo a partir do Sá Carneiro.

    1. Nunca tinha pensado nisso, mas é uma boa ideia. Só não sei como é que podemos organizar isso, porque apenas com comentários não ficava grande coisa… por acaso não conheces nenhuma página com esse tipo de discussão?

    2. Uma página de Facebook do teu blog é que proporcionaria isso tudo. Às vezes é difícil seguir as discussões aqui no blog, ficam muito extensas, a página de Facebook daria azo a mais discussões, mais posts.. o blog é sempre muito direitinho, o que é ótimo, na página publicarias mais facilmente um link ou assim.. fica a ideia 😉

    3. Miguelito, já pensei complementar o blog com uma página no facebook e uma conta no twitter. Se calhar vocês tem razão e estará na altura de dar esse passo.

  79. Na reserva que fiz em nome de dois passageiros – francisco alves e alice vieira, enganei-me no apelido da alice que não é vieira mas silva, o problema é que há fiz o check-in on line, não existe um contacto português para onde eu possa ligar.

  80. Pete, há algum problema para não aparecerem os comentários?? THERE ARE NO PUBLIC COMMENTS AVAILABLE TO DISPLAY.

    1. O WordPress hoje está com problemas, principalmente a nível dos comentários.

      Espero que amanhã já esteja tudo de volta ao normal.

  81. Não sei muito bem onde colocar isto! Até mesmo o seu interesse ou utilidade. Talvez uma nova página?! Serviços?!
    Fica ao teu critério Pete.

    Devido à rápida expansão dos voos low costs no Porto, foram vários os reajustes ás novas necessidades desde os transportes públicos (Metro, AEROBUS, Getbus Braga e Getbus Guimarães), Hotel no Aeroporto (Park Hotel), Bomba combustível (Jumbo), e parques automóvel low cost , entre outros!

    No que diz respeito aos parques automóvel low cost, existe à relativamente pouco tempo mais uma opção,
    Parking4you http://parking4you.pai.pt/
    este também a poucos metros da aerogare com a particularidade de ser coberto.

    Outros parques low cost disponíveis na área do aeroporto:

    Low cost parking – http://www.lowcostparking.pt/site/
    parkevoa – http://www.parkevoa.com/por/donde_estamos.php
    parking ana low cost – http://parking.ana.pt/

    1. Já pensei em ter essa informação toda aqui no blog (transportes, acessibilidades), mas entretanto a ANA renovou o site e considerei que o pouco tempo que tenho para isto é melhor aplicado noutras coisas.

      De qualquer forma, fica aqui a informação no teu comentário para quem precisar.

  82. vuelo en 14_9 por nostrum IB8721 hacia Madrid,solicite en Despegar silla de ruedas,esta registrada?mi mail:gualbertoeva@hotmail.com Gracias

  83. boa noite

    comprei 3 viagens e so optei pela bagagem de mao ,a minha filha tem 3 anos e tem direito a levar a sua bagagem de mao ate 10 kilos .????

  84. Boa Tarde. Aterrou agora no Porto o Antonov AN-124. Alguém poderá tentar saber quando vai descolar?

    1. Imagino que agora seja tarde, mas durante os próximos dias haverão mais voos em OPO operados por Antonov AN-124.

      O OPOcatering provavelmente consegue-te arranjar os horários previstos.

    2. Sim Pete!

      O que está cá, sai amanhã pelas 10:00 e regressa ao Porto ás 18:40!
      Segunda volta a sair ás 10:00 e volta a regressar ás 18:40!
      Terça sai ás 10:00 e não regressa mais!
      Os horários podem sofrer alterações e está previsto ser sempre o mesmo avião, UR-82073 e o motivo de sua visita tem a ver com os Helis e outros equipamentos (Alemanha) que participaram no HotBlade 2013! O destino e origem será sempre Leipzig.

  85. bom dia gostaria de saber se vao necessitar de colaboradores

    para o porto [ aeroporto ] trabalho na portway, placa.

  86. Alguém me sabe informar como posso obter informação antecipada das passagens em cruzeiro dos 747 e A380 sobre o Porto? O objetivo é fotografá-los.

  87. Dende España… ¿cales son a millores webs o axencias on-line para ver as frecuencias e destinos de oporto? Teño a sensación de que cando busco un vó non aparecen todas as alternativas en datas e compañias.
    Saudos e grazas

    1. Hola carlitos! Podes dar uma olhada no mapa de destinos daqui do blog, que apesar de ainda não estar completo pode informação sobre alguma das rotas que procuras. De resto podes usar o Skyscanner, que normalmente tem a informação que precisas.

      Un saludo!

  88. boa tarde, como posso enviar o meu cv?trabalho na dhl em cargas e descarga a fazer logistica para a edp.

Os comentários estão fechados.