Verão IATA 2023 (S23)

DestinoAeroportoOperadorS22S23S23/S22%
MuniqueMUCLufthansa135150+15+10%
OsloOSLFlyr1525+10+65%
RigaRIXairBaltic15+15
RomaROMTodos3580+45>100%
CIARyanair35TBC
FCORyanair
FCOWizzair45+45
Total:
(S23-S22)
+85

_________________________________________________________________

Dados 28 Setembro 2022                     Comparação relativamente a S22

A tabela apenas reflete as alterações às operações das companhias. Mudanças de capacidade com pouca expressão podem não ser consideradas.

Os valores referem-se ao nº de lugares disponibilizados (x1.000), arredondados a múltiplos de 5.000. As percentagens são arredondadas a múltiplos de 5%, excepto para o total do aeroporto.

27 opiniões sobre “Verão IATA 2023 (S23)”

    1. Espero que tenha sucesso, a minha aposta de ontem sempre se verificou ainda que tenha ficado apreensivo depois da mencao do Pedro a gestao financeira nao tao conseguida…

    2. Bem apanhado Fbesada e Fernad. Não sei se me está a escapar alguma coisa, mas realmente não tenho muita confiança neles.

    3. Belo palpite, Fernad. Nunca me passaria pela cabeça. Mas é uma excelente notícia.

  1. Easyjet verão23, se mantiverem os horários hoje colocadas, há cortes de frequências em várias rotas, como Berlin, Palma, Ibiza, e uma redução acentuada em Maio/Junho em muitas mais. Praga não está disponivel para o Verão. Mas suponho que isto será só um primeiro esboço e até lá aja ajustes a fazer.

    1. Sim, isto é sempre uma programação inicial. No ano passado, por exemplo, o reforço de Berlim e os voos para Palma só apareceram em Novembro e as novas rotas só no 1ºTrim de 2022. Em Lisboa as novas rotas também não foram carregadas para S23. É normal.

      Dito isto, ainda não consegui ver todas as rotas, mas da mesma forma que há menos voos para Berlim ou Palma, também há mais voos para Bordéus, Lyon, Milão, Londres Gatwick e Luton. Não vejo motivo para preocupação.

    1. Segundo o João Ferreira em Verão IATA 2022 (S22)

      …”João Ferreira
      12 Novembro 2021 às 22:19
      Saiu a primeira lista de slots…”

      Diria ser mais ou menos por essa data este ano!

    2. Nunca antes de dia 1 de novembro. Entretanto saiu a lista da capacidade disponível para S23 e continuamos limitados a 24 movimentos por hora.

    1. Na semana passada fui a Vilnius. A Baltic faz um serviço razoável Riga não sera a mais interessante das cidades, mas Vilnius e Talin são giras..

  2. Boas noticias: a airBaltic anuncia uma nova rota para Riga a partir de 1º de maio com 2 frequências semanais.

    1. Bem apanhado Fbesada, não estava à espera dessa, até porque só tem 2 semanais em Lisboa, apesar de uns resultados interessantes. Imagino que esta avalanche de novos destinos terá a ver com a capacidade libertada pelos voos para a Rússia e Ucrânia que eles tinham. Este ano solucionaram a fazer voos para o Grupo LH mas para o próximo ano já fizeram um planeamento diferente.

      Curiosamente é o destino no banner da página de novos destinos deles, bom sinal!
      https://www.airbaltic.com/en-LV/campaign/new-destinations-2023

    2. Porque tem uma empresa local que é eficiente, e graças a isso tem conseguido desenvolver muito o mercado. No fundo faz o que a TAP devia fazer.

  3. Flyr colocou hoje os voos á venda na rota Oslo»Porto vv para S23 com os mesmos 2 voos semanais mas com inicio previsto para mais cedo, 27 Março 2023.

    Aegean também colocou esta semana os voos á venda de/para ATH entre 04jun23 a 27set23. Haver aumento só se for na capacidade de aeronave.

    Eurowings também já carregou algumas semanas atrás os voos para o Porto, STR 4xw; HAM 3xw e DUS 3xw.
    De salientar (no caso de STR e HAM) o início de operações logo em Março.
    Fica na dúvida o aumento de STR para 5xw no pico de verão.

    Finnair já teve os voos á venda no entanto retirou, devido á restruturação interna temo não voltarem em S23!

    Blue Air também duvido que volte, mesmo que sobreviva.

    1. Excelente noticia da Flyr, ainda não saíram os números deles, mas é um bom sinal programarem já desde Março. Era uma rota que precisávamos que funcionasse bem.

      A Aegean está na mesma sim, mas eles ajustam mais à frente.

      No caso da Eurowings, realmente tem mais voos programados para STR e HAM (+20-25%), mas como está tudo com A319, a nível de lugares fica sensivelmente igual.

      Finnair também não me parece que volte em S23, o modelo de negócio está de pernas para o ar com a guerra e dificilmente é altura para apostar numa rota longa e por consolidar como o Porto. A Blue Air também dúvido, há sempre a hipótese da Wizz pegar em Bucareste, mas acho difícil.

    2. O regresso da El Al, ainda que necessário, parece-me também prematuro. Paralelamente à situação da Air Canada, um reforço transatlântico para a América do Norte poderia desbloquear alguns players tal como no sul. A nível europeu, a TK viveu este ano o melhor dos anos no Porto pelo que o bi-diário pode assentar.
      A EW em Colónia também seria uma boa aposta a par com a Vueling em Valência.

  4. Boa tarde, alguem sabe quando Ryanair carrega slots para S23? Estou particularmente interessado em saber se vai carregar OPO-CAG.

    Obrigado

  5. Por estes dias, à custa da fuga de informação da TAP, vejo muitos artigos sobre que dados de famosos estão lá expostos. Pessoalmente acho que seria mais interessante deixar as pessoas terem privacidade e fazer um trabalho mais de fundo sobre o porquê da empresa perder dinheiro cronicamente. Seguramente há lá umas pistas, mas provavelmente as conclusões não interessam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.