Voos para Bucareste regressam em Outubro com a Wizzair

A Wizzair anunciou esta semana o lançamento de voos diretos entre o Porto e o aeroporto Henri Coandă, em Bucareste. A operação começa a 28 de Outubro com três frequências semanais (3ªf, 5ªf e Sábados) em aviões Airbus A321 de 230 lugares. Será o 3º destino direto da Wizzair no Porto, juntando-se a Roma e Varsóvia.

Bucareste não é uma rota inédita no Francisco Sá Carneiro. Entre Abril e Setembro de 2022 a romena Blue Air disponibilizou voos diretos entre as duas cidades, até à falência da companhia nesse mês. Cerca de 10.000 passageiros utilizaram estes voos, que registaram uma ocupação média de 80%. Estes valores não foram suficientemente atractivos para que nenhuma das concorrentes se interessasse a continuar a operação na altura, tendo ficado a rota sem serviço directo desde então.

Comparativamente à Blue Air, a Wizzair vai disponibilizar aviões maiores e também maior frequência. Tem também a vantagem de ter uma das bases de custos mais baixas da Europa e de ser o maior operador em Bucareste. Em contrapartida, o historial de novos destinos da companhia no Porto não tem sido o mais estável: 8 dos 10 destinos lançados desde 2016 foram cancelados entretanto, mantendo-se apenas a rota mais antiga (Varsóvia, iniciada em 2016) e a mais recente (Roma, iniciada em 2022). Em nº lugares disponibilizados a situação é diferente, com crescimentos anuais médios de 20% desde 2016 e de 9% desde o final da pandemia, graças à utilização de aviões maiores, prolongamento de operações e de maior frequência média.

Porto – Bucareste
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
28 Out– 2 – 4 – 6 –19:1001:20 (+1)W4 3290Airbus A321
Bucareste – Porto
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
28 Out– 2 – 4 – 6 –16:1518:35W4 3289Airbus A321

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7-Domingo

 

As horas são locais

+1: Dia Seguinte

5 opiniões sobre “Voos para Bucareste regressam em Outubro com a Wizzair”

    1. Para além de Varsóvia e Roma, que continuam, tiveram Budapeste, Dortmund, Luton, Milão, Katowice, Viena e Wrocalw. Também chegaram a anunciar Kiev, mas nunca chegou a operar por causa da guerra.

    2. Pedro, muito obrigado.
      – Budapeste seria, de facto, uma boa adição.
      – A base em Dortmund foi apenas um interlúdio muito curto para poder utilizar avioes a curto prazo durante o Corona. É por isso que não voltará de certeza.
      – Luton tambem nao vejo a voltar no futuro.
      – Viena e Milao seriam frequencias adicionais “nice to have”.
      – Entretanto, a Ryanair já lançou várias rotas para a Polónia. A Wizz Air para Wroclaw poderia, por conseguinte, ser uma sobrecapacidade. Katowice está muito próxima de Cracóvia (Ryanair), mas poderia funcionar em paralelo. Gdansk também seria uma boa opção.

    3. Realmente, para além de Budapeste, não vejo grande valor em outras recuperações, eventualmente Kiev quando houver alguma normalidade. Fora disso tem muita dificuldade em competir.

      Gdansk já fizeram desde Lisboa, mas parece que também não funcionou. Talvez a Ryanair queira tentar a certa altura.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.