Verão IATA 2020 (S20)

491 opiniões sobre “Verão IATA 2020 (S20)”

  1. Actualizado com os números finais da temporada, que como esperado estão muito no vermelho. Quando tiver os resultados de Outubro espero conseguir fazer um balanço com os números de passageiros também.
    Estes dias foi ainda anunciado o PNI2030, que finalmente contempla a ligação da linha de Leixões ao AFSC. São cerca de 2.5km de via nova, o que deve ser de execução relativamente fácil, mas permite que o aeroporto seja o termino de serviços urbanos vindos de Sul e principalmente de Alfas e IC.

    1. Excelentes notícias para o AFSC, referente ao PNI de 2030 !.
      Parece-me é pouco, o comprimento de via nova – de apenas 2,5 kms até Leixões …..
      Só se fôr para se ligar à linha já existente, S.Mamede – Leixões.

    2. Sim, são 2.5km para ligar à linha de Leixões, não a Leixões diretamente. Se vires no Google Maps a linha passa muito perto do aeroporto.

    3. Não vai seguir para norte pelo AFSC? Isso sim revolucionária as ligações ao aeroporto ao ficar a 1h de Vigo.

    4. A ligação é feita mais concretamente na curva de Gatões, logo a seguir ao parque da Metro do Porto. Daí vai em paralelo com a VRI até à estação final.

    5. A revolução na verdade seria poder chegar de forma rápida não só a Vigo, mas principalmente à Corunha, a Santiago e a Ourense. Vigo é o maior mercado obviamente, mas esses passageiros já usam o aeroporto de forma massiva, o comboio pouca margem de estimulo terá. Já nas outras cidades a margem é muito grande, principalmente na Corunha.

      Efeito parecido é possível com a ligação da linha de Leixões e a nova linha Porto – Lisboa. Estando o troço Porto – Coimbra feito, estaríamos a falar de ter cidades como Aveiro e Coimbra a menos de 45min do AFSC de forma directa.

    6. Não faria mais sentido se Braga/Guimarães também estivessem conectadas com o AFSC? É de lembrar que são as cidades da sua dimensão que mais desenvolvimento tem apresentado nos últimos anos. Braga então nem se fala. A população do concelho e zonas próximas deverá exceder os 210 mil habitantes nos próximos censos. Mais 20 mil que em 2011. Isto sem falar da indústria em crescendo naquela região.

    7. A ligação do aeroporto a norte foi pensada como Braga-AFSC, não sei se permitiria comboios directos de Guimarães ou de Viana ou só de Braga. Mas lá está, ligar a linha de Leixões ao aeroporto são 2.5km de linha e permite logo ter comboios directos para sul, do AFSC para norte até à linha do Minho seriam 30 – 40km dependendo do traçado escolhido, o que exige um investimento muito superior.

    8. Boas meus caros, estas discussões apesar de poderem não ter efeito prático são aquelas que maior relevo podem ter.

      A mobilidade em todo o Porto é o que se discute, mais do que uma pontualidade de ligações.
      Sem dúvida que Campanhã representa o coração de todas estas ligações com ferrovia (urbano e longo curso) + metro + bus (longo curso e urbano no terminal intermodal de campanhã) + táxis + ligação rodoviária aos principais eixos de ligação do Porto. Por si só isto é um ganho de competitividade enorme para a cidade e para região, assim como o é para o AFSC.

      Mas será que chega? A resposta é claramente não! A lógica direcional do serviço está muito mais focado para ligações a sul do que para ligações a norte e isto para o aeroporto não é de todo o mais importante. Naturalmente o que necessitaríamos a nível de ferrovia é uma ligação a norte que tenha o AFSC não como um ramal terminal, mas sim encaixado no corredor Campanhã – AFSC – Galiza (Corunha) num linha férrea de alta performance. Desta forma o meio rodoviário deixa de ser a opção principal de ligação o que lhe confere um grau de qualidade e prestação de serviço acima da média.

      Acredito que só desta forma é que é realmente o AFSC consegue ser o grande aeroporto de referência para o noroeste peninsular. As ligações a sul, nomeadamente até Coimbra são igualmente importantes, mas com uma dificuldade acrescida a “concorrência” do aeroporto de Lisboa, num interland que pode ser melhor potenciado e acrescido de valor.

      Estarei a sonhar muito? Talvez… Mas se quisermos sonhar mesmo muito, ainda falta pensar na ligação entre o terminal de cruzeiros e o AFSC através da linha de leixões, o que poderia garantir uma melhoria de potencial para os dois serviços (isto já é quase delirar, mas é sempre possível mais)

      Quando se investe que as coisas sejam feitas como deve ser e como merecemos, pois assim é que os investimentos valem a pena e não se gasta dinheiro duas vezes! É apenas uma opinião

    9. Se a ligação for apenas a Linha de Leixões seria possível servir Braga, Guimarães, Vigo e Corunha.
      Mas seria bem mais lento do que se a linha seguisse para norte desde o aeroporto…

    10. CVP, repara que o AFSC tem cerca de 45% do mercado de passageiros internacionais da Galiza. Santiago e Madrid, que seriam os seguintes, já só tem metade cada um. Em números totais, o Porto tem quase 90% dos passageiros internacionais do noroeste. A questão já não é precisar de ligação ferroviária para ser o aeroporto de referência, precisa dela por já o ser.

      Sobre o potencial a sul, efectivamente tens Lisboa, mas o que separa nesta altura o AFSC da Portela é mesmo o hub, em ponto a ponto o AFSC já é muito competitivo. Com a separação Portela / Montijo e com acesso ferroviário directo ao AFSC, mais será. E até mais importante que isso, é a melhoria de competitividade que isso pode trazer para uma boa parte do país. Coimbra, por exemplo, estando a 45min do AFSC, pode perfeitamente vender-se como cidade com aeroporto, e isso é importante para atracão de empresas, de talento e de turismo. Não esqueçamos o efeito positivo que o aeroporto teve no Porto nas últimas décadas, mas que não chegou à maior parta das outras cidades da região. Mais à frente, com a nova ligação Porto-Lisboa, teres Lisboa a 90min e o Algarve a 3h do aeroporto em ligação directa vai ser uma vantagem competitiva muito importante (mais se supusermos o impacto previsível nos voos Porto-Lisboa).

      João, havendo inversão de marcha em Campanhã imagino? Bem, seria melhor que nada.

    11. A linha de Leixões tem acesso direto a linha do Douro e Minho sem
      necessidade de inversão de marcha em campanha através da concordância de São Gemil. Ou seja composições vindas da linha do Minho ou Douro podem ir diretamente para AFSC logo a seguir a estação de Ermesinde.

    12. Bem visto, nesse caso até poderia haver um shuttle Ermesinde – Aeroporto para fazer ligação a esses comboios vindos da Galiza + urbanos de Braga / Guimarães / Penafiel + regionais de Viana. Não acredito que façam só Aeroporto – Vigo.

    13. A vantagem de seguir do AFSC para Norte era teres comboios que não voltavam para trás, comboios de Longo Curso por exemplo.

      Agora esse shuttle seria igualmente útil claro, permitindo Campanha-AFSC em bem menos tempo do que Trindade – AFSC de metro.

    14. Uma composição vinda de Vigo – Tui para Leixões neste caso mercadorias. O mesmo poderia acontecer com passageiros e uma estação no AFSC. Ideal seria Alfa pendular Vigo – AFSC -Campanha – Lisboa e sentido inverso.

    15. Já está “assegurada” a ligação ao AFSC até 2023.

      Ligar a Vigo poderá fazer sentido mas fará mais ainda uma ligação para Sul pois não obrigará a um “retrocesso”. E é mesmo essa a ideia da IP e da CP. Mas depois da linha ser feita a possibilidade irá sempre existir.

  2. EK vai cancelar definitivamente rota do Porto assim como segundo voo para Lisboa. Reestruturação interna da operação portuguesa em curso a anunciar nos próximos dias.

    1. Qual a fonte da noticia….

      As reservas continuam abertas com voos directos

    2. Não ficaria surpreendido se não voltasse em Setembro, embora definitivo me pareça um adjectivo algo arriscado nesta altura. A nível de passageiros a procura está obviamente muito deprimida no segmento deles, mas a carga continua relativamente bem, não por acaso a Turkish tem reforçado constantemente a operação de carga nestes meses.

    3. Até porque tinha saído um Press Release da Emirates, a anunciar a retoma dos voos para vários locais do mundo, indicando inclusive o tipo de equipamento (no Porto iria manter-se o B777-200 ER).
      O Porto iria retomar a 1 de Setembro e com as mesmas frequências semanais.

    1. Uma reformulação dessas seria de senso comum, chegamos a falar disso há uns meses. A TAP, no entanto, parece que existe numa realidade paralela, e mesmo o ministro fala muito mas resultados estão por ver (onde é que está o plano de voos prometido para o Porto?).

      Haveriam imensas possibilidades, o custo de oportunidade é ter os aviões parados e o Estado estar a pagar salários para nada. A LOT fez uma coisa parecida, mas em sentido inverso.

    2. Notoriamente isto nem “para inglês ver”!!!

      Chama-se a isto empurrar com a barriga para frente e dar uma resposta que não tem o mínimo de conteúdo ou algo palpável!
      Depois volta tudo ao mesmo e está muito bom! Enfim…

  3. Atualização 06/07/2020

    TAP

    AMS: 4xw a partir de agosto
    ZRH: 4xw a partir de agosto
    LHR: 7xw a partir de agosto
    LUX: 3xw em operação (2xw em julho)
    MXP: 3xw a partir de agosto
    ORY: 7xw em operação – 14xw a partir de setembro (3xw em julho)
    PDL: 7xw a partir de agosto
    FNC: 7xw a partir de agosto
    EWR: 1xw a partir de agosto – 2xw a partir de setembro
    GIG: 1xw a partir de agosto
    LIS: 35xw em agosto – 42xw em setembro – 44xw em outubro (21xw em julho)

    1. Não se percebe os motivos que levam a TAP a carregar mais um voo diário a partir de Lisboa para Genebra ondem as ocupações continuam bastante baixas a partir de setembro e 0 a partir do Porto onde a Swiss e a EasyJet reforçaram nas últimas semanas as ligações à Suiça …

    2. AMS Só encontro a partir de Setembro no sistema. Mais concretamente a partir de 3 de Setembro!
      Madrid? Nenhuma novidade sobre esse escândalo? Poderiam colocar para permitir escala para GIG, EWR, PDL FNC. E acrescentar S. Paulo e escalar também. Até porque a Iberia e a Air Europa ainda tem poucas frequências e a procura no ponto a ponto é grande. Mesmo a Ryanair tem menos frequências para já.
      Genebra, nem vale a pena comentar… Estamos habituados.

    3. Diogo, tens toda a razão!
      Segui a linha dos outros e esqueci-me de corrigir!
      Obrigada pela correção!

    4. Na verdade pouco se percebe da politica de rotas da TAP, e o único padrão que se vai vendo é ser contra a corrente. Quando companhias como a Swiss ou a easyJet apostam nos Genebra-Porto, a TAP abandona e aposta no Genebra-Lisboa, quando a Iberia aposta num longo curso mínimo a TAP aposta em voos de longo curso diários, quando companhias como a KLM apostam no ponto-a-ponto a TAP aposta nas ligações, e por aí fora.

      Diogo, a Iberia, a Air Europa, entre outras, tem poucas frequências no longo curso porque o mercado está em mínimos. Pessoalmente não vejo grande prioridade em recuperar já os voos para o Brasil, e a haver, seria sempre preferível usar um A321LR com 1 escala técnica que um A339. Pelo menos o voo chega às 5h30 e apanha as saídas todas.

    5. Pedro, prevês que em W20 a Swiss e a Luxair voltem a reforçar ligações caso se confirme o cenário atual de 0xw para GVA, 0xw para ZRH e 0xw para LUX ?

    6. Cada vez menos se entende o propósito, e o lucro que representa, 3 voos diários a partir de Lisboa para Genebra com semanas consecutivas a 30€/ida quando nas mesmas semanas a partir do Porto, a média de preços entre a LX e a EC, rondam os 250€/ida …

    7. SID, se isso acontecer sem dúvida, e mesmo que haja algum voo TAP já se percebeu que não vai ter a escala que tinha antes, abrindo espaço para a concorrência.

      GOC, já se percebeu que a TAP de lucro percebe pouco, mas com o contribuinte a subsidiar lay-offs sem fim à vista e a injectar quantidades brutais de capital parece que não precisam.

    8. Aparecem com A339 porque a rotações deixam de ter como base o Porto, e passam a ser em W aproveitando os voos que saem de Lisboa. Para EWR recuperam os A321LR a partir de Setembro, quando sobe a 2xw. Pessoalmente continuo a ter muitas dúvidas sobre a necessidade de se usarem A339s em vez de A321LRs, ainda que com escala técnica para GIG.

      O reforço de Funchal é uma boa noticia, esperemos que possa recuperar os 2 diários o mais rápido possível.

    9. A TAL vai meter um A330 neo a ir ao apeadeiro?? Deve estar para cair um santo!!

  4. Vueling:

    BCN 7xw julho e agosto | 14xw em setembro
    ORY 2xw julho | 5xw em agosto e setembro
    TFN 1xw a partir de agosto
    BIO e CDG 0xw

    1. Qual a fonte?
      Ainda agora pesquisei porto-bilbao 2 a 5 de Outubro, por exemplo, e está direto e disponível no site da Vueling… Idem para Charles de Gaulle

  5. Atualização Lufthansa Group:

    Reforço das operações, previamente anunciadas, para os meses de julho e agosto:

    Lufthansa
    FRA 14xw
    MUC 5xw

    Swiss
    ZRH 14xw [16xw em agosto]
    GVA 6xw [7xw em agosto]

    Brussels
    BRU 8xw

    1. No caso da Swiss a partir de Julho já fica com uma programação equivalente à que teria normalmente, e não ficaria surpreendido se acabassem por ter mais voos ainda, à semelhança do que já acontece com a Luxair.

      Boa surpresa o reforço já para 8xw da Brussels, quando ainda há pouco tinham planeado só 4xw.

    2. Fazendo um review anual, já não me lembro de ver a Swiss com 16xw e a Luxair com 14xw (existem alguns dias com 3 diários e outros com apenas 1, principalmente nos dias em que a TAP voa).
      Lyon-Porto já absolutamente incomportável
      GVA-Porto levou um reforço pela easyjet (em agosto só falta avançar com o 5º diário) tamanha é a procura
      A Air Transat só tem disponibilidade para fins de agosto no sentido canadá-porto
      Basel também já tem bastantes voos cheios!

      caminhamos a passos largos para um recomeço mais risonho, mas já temos procura a mais para a oferta disponível…

    3. Sim, tudo o que é VFR está a sair-se muito bem porque essas pessoas querem continuar a viajar. Imagino que o turismo, a reboque dessa oferta de voos interessante para alguns destinos possa sair-se melhor do que seria normal, o que seria importante para a região.

      Depois há a questão de custos de oportunidade, que será importante para o Inverno e à medida que as companhias se habituam ao “novo normal”. Normalmente os voos teriam que ter uma rentabilidade acima das restantes para justificar a alocação de aviões / slots / etc, agora só precisam de não perder tanto dinheiro como ter os aviões no chão.

    4. Previsível, e não ficaria surpreendido se houvessem mais voos ainda em Agosto. Já este mês o Porto passa a ser o principal destino da Swiss na Península Ibérica (tradicionalmente era o 4º ou 5º).

    5. Agora em Julho também será LHR, mas 2xw. Os horários são os mesmos de quando operavam Heathrow há uns anos curiosamente.

  6. Estreia da Easyjet na rota de Berlim a acontecer no dia 5 de Julho. O voo inaugural virá a 100% ou a perto disso. As vendas correm bem.

    1. Boas noticias ….. O de 5 julho neste momento só em 6 lugares disponiveis e do dio 20 já se encontra esgotado…… começa bem…..

    2. Era suposto ser no dia 3, ao atrasar para dia 5 juntaram os 2 voos e os preços dispararam. O uso de A319s e a Ryanair reduzir para 2xw também ajuda, esperemos que corra bem.

  7. Se antes já dizia pouco, agora não diz nada, mas já saiu a 1ª lista de slots para o W20.

    Novas companhias a pedir slots (em relação a W19): Aegean, Air Corsica e TACV.

    Aumentos significativos de slots pedidos: Air France, KLM e Wizz Air

    Companhias que desaparecem: nenhuma

    1. A TAP pediu slots? 😀 Ahahahaahha

      A situação deve estar grave demais. As companhias aéreas estão todas, aos poucos, a regressar aos aeroportos portugueses, com grande boom agora a partir de 1 de Julho, e a TAP nada. Mesmo de Lisboa não se vê vontade. Do Porto pior ainda. Não devem ter dinheiro nem para mandar voar um pássaro…. Uma crise em cima de uma empresa que estava em falência…
      Espero que se safe.

    2. Essencialmente pediram os slots normais, não me surpreende, porque este ano mesmo que não os usem não os perdem.

    1. Anunciaram na 6ªf, quando renovaram a programação. Atrasam o regresso de FNC, mas as rotas francesas saem muito reforçadas. Lyon e Nantes praticamente iguais ao que estariam normalmente, e Orly com uma programação com até 4 voos por dia.

  8. Uma luz ao fundo do tunel…. United actualizou a sua programação de voos, indicando que vai retomar várias ligações, incluindo os voos de Newark para o Porto. A transportadora prevê retomar os voos no dia 2 de Julho, com um voo diário em avião B757-200.

    1. Alguém está em condições de informar, se as obras no Taxiway do AFSC, pararam ou se continuam ?. Obrigado.

  9. Este ano de 2020 será o inicio de uma nova era… no fim desta guerra que nós todos enfrentamos nada será igual…. a globalização em que vivíamos vai ser repensada. Este ano o aeroportos mundiais vão quase todos a 0 devido a este flagelo. Infelizmente com muitas perdas a nível de vidas, economia, lazer….

  10. Atualização COVID-19:

    TAP – Service Cancelled:

    Porto – Funchal 20 Mar – 30 Apr
    Porto-New York (Newark) 18 Mar – 30 Apr
    Porto – Madrid 20 Mar – 30 Apr
    Porto – Amsterdam 20 Mar – 30 Apr
    Porto – Brussels 20 Mar – 30 Apr
    Porto – Munich 20 Mar – 30 Apr

    1. Não está fácil acompanhar, quase todos os dias são cancelados voos. Na TAP, São Paulo também fica suspensa até Junho e Rio de Janeiro fica em praticamente nada até lá (apenas 1 semanal em Maio).

      Suspensos também os voos para a Polónia da Ryanair e da Wizz, algumas frequências da Air Europa e da Air France e imagino que Copenhaga também terá voos cancelados até meados de Abril pelo menos.

    2. E com o primeiro caso num trabalhador do aeroporto não tarda ainda irá restringir-se aos serviços mínimos de voos de carga e de repatriação.

    3. As próprias companhias já estão a reduzir muito a operação, ainda hoje o grupo IAG anunciou que vai cortar 75% dos voos em Abril e Maio.

  11. Atualização COVID-19

    United:
    Newark – Porto 28MAR20 – 30APR20 1 daily 757-200 cancelled

    Royal Air Maroc:
    Casablanca – Porto service suspended

    Azul:
    Viracopos – Porto: service suspended

  12. Pelo menos uma boa noticia…… O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, norte de Portugal, foi distinguido pela décima terceira vez no ranking ASQ de 2019 divulgado nesta segunda-feira, dia 9 de março, pela ACI (‘Airport Council International’), pelos seus elevados padrões de qualidade de serviço, anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal, entidade gestora dos principais aeroportos portugueses.

    1. Nada que espante pese referirem 5 voos semana. Penso que eram três.
      Os próximos tempos vão ser complicados pese como sempre o brasileiro defender Lx.
      Vamos ver quantos voos vai a Tal cancelar.
      800 ou 900 do Porto e 100 ou 200 Lx. É a minha previsão.
      É um facto que até ao momento o Porto (norte) estar mais afetado pelo vírus. É, somos uma zona de trabalho

    2. O artigo não parece ser muito certo, esperemos que seja só um rumor. Para Lisboa vejo que realmente tiram 1 dos voos diários durante toda a temporada, mas dizer que por causa do coronavirus se vão cancelar voos a partir de Setembro parece-me qualquer coisa. Para referência, em 2019 os Azul no Porto tiveram 90% de ocupação.

      Luis, sinto desiludir-te mas ainda não é desta que vais ver a TAP cancelar 800 ou 900 voos no Porto, nem sequer 1/3 disso.

    1. E alguém sabe, a que dias serão as partidas, quer para Palma, quer para Ibiza ?. Muito Obrigada.

    1. Confesso que estou incrédulo 😀 ahahah! A TAP ainda nos vai surpreendendo pela positiva! Raramente mas vai!! Boa sorte na rota, já está à venda!

    2. Um anúncio que não deixa de ser um sinal da urgência necessária desta abertura!
      Agora 1xw?
      Talvez pudessem ser um pouco mais ambiciosos, sem entrar em exageros desnecessários!
      Esperamos o que a TAVC possa ainda trazer, ou não, este ano para esta ligação!

    3. É rota anual, 1xw em S20 e 2xw a partir de W20, já com horários optimizados graças a maior disponibilidade de slots. Tem tudo para ser um sucesso.

      Parece-me é que se trata de um caso de transferência / complementariedade de frequências entre Lisboa para o Porto, como tinha dito há uns dias. No Inverno a TAP tinha aos Sábados 2 voos de Lisboa em W19, passa a ter 1 em Lisboa +1 no Porto em W20. Mais logo já publico artigo.

      Sobre a CV Airlines, não acredito que seja por estar ou não a TAP que o caso deixa de fazer sentido. O objectivo deles é ligações no Sal, e isso a TAP não vai oferecer. O volume potencial dessas ligações, só para os destinos internacionais da CV, é de uns 300 passageiros por dia, muito significativo. Por outro lado a TAP vai oferecer ligações no Porto que a CV não consegue oferecer.

    4. Caro Diogo, não precisas de ficar incrédulo. A TAP apenas se antecipa à TACV, bloqueando a entrada desta na rota, previsivelmente com mais lugares disponíveis, porque não há espaço para concorrência nesta rota. No fundo, o que fizeram durante anos e anos com São Paulo e NY. Assim continuam a desviar uns passageiros por Lisboa.

    5. Potencial enorme de ligações nas partidas do Sal à noite via Porto como também no sentido inverso Europa-Sal via Porto embora esta última com menos possibilidades!
      Admito que a presença de dois operadores nesta ligação seria extremamente positiva uma vez que, para além do ponto-a-ponto, a TAP é muito importante nas ligações de/para a Europa via Porto como a CV faz esse trabalho mais direcionado para os continentes Americano e Africano.

    6. João, para bloquear esta precisava bem mais que 1 ou 2 semanais.

      MSA, exatamente, no horário de Inverno principalmente com o voo a chegar às 5h da manhã apanha todas as saídas à primeira hora, voos que ainda por cima não tem outro feed qualquer. A partir do momento que exista maior disponibilidade de slots, qualquer novo avião baseado da TAP vai fazer ligação a este, e mesmo novos NST de companhias parceiras (Swiss, Lufthansa, Brussels, etc) será a mesma coisa.

  13. Alterações na Azores Airlines

    – 1 voo semanal para Ponta Delgada
    + 1 voo para a Terceira

    O segundo voo diário de Ponta Delgada vai passar a chegar às 18h20 ao invés das 21h10 como anteriormente.

    1. A alteração no horário do 2° diário já está confirmada? A partir de que data? Em Abril continua a chegar às 21:10…

    2. A partir de 1 de junho:

      Ponta Delgada
      S4172 PDL 08h45 – 12h00 OPO 12_4567
      S4173 PDL 12h55 – 14h20 OPO 12_4567

      S4174 PDL 15h15 – 18h20 OPO ____5__
      S4175 OPO 19h20 – 20h45 PDL ____5__

      S4174 PDL 18h00 – 21h10 OPO ______7
      S4175 OPO 22h05 – 23h30 PDL ______7

      Terceira
      S4184 TER 08h05 – 11h30 OPO __3_5__
      S4185 OPO 13h10 – 14h50 TER __3_5__

      Ligações em TER:
      OPO-TER-BOS __3____
      BOS-TER-OPO(+1) _2_____

      OPO-TER-YYZ __3_5__
      YYZ-TER-OPO(+1) _2_4___

      A partir de 1 de julho:

      Ponta Delgada
      S4172 PDL 08h45 – 12h00 OPO 12_4567
      S4173 PDL 12h55 – 14h20 OPO 12_4567

      S4174 PDL 15h15 – 18h20 OPO ____5_7
      S4175 OPO 19h20 – 20h45 PDL ____5_7

      Operação S20 do Grupo SATA: https://www.sata.pt/pt-pt/press-releases/opera%C3%A7%C3%A3o-de-ver%C3%A3o-2020-nas-companhias-a%C3%A9reas-do-grupo-sata-0

    3. Não consigo encontrar os novos horários carregados, mas imagino que a conectividade às restantes ilhas estará assegurada também pela Terceira. A internacional parece ser a mesma, com o adicional dos voos da Terceira terem uma conectividade mais completa no Porto que os de Ponta Delgada graças ao acordo com a TAP.

      Pena foi não terem passado o voo de Sábado para Domingo para não se sobrepor ao da Ryanair.

  14. Noticias deste estilo com números anedóticos e não da operação completa valem o que valem. Se a CV Airlines estivesse com esses números constantemente não havia capital ou investidor que resistissem.

    De resto é como o João diz, se tem rotas que não apresentam resultados o normal era substitui-las por outras.

  15. Pedro, o que esperas a nível de novas rotas e companhias tendo em conta as principais necessidades depois do aumento do taxiway que permitirá ter 32movimentos/hora ?

    1. Não arrisco a dar uma lista de novas rotas ou companhias, há os suspeitos do costume mas haverá que avaliar mais para a frente o estado do mercado. O importante é haver capacidade para não se perderem oportunidades.

  16. Pedro, apresentadas as novidades da EasyJet em cima do joelho e atendendo as notícias dadas pelo GolfLima ainda esperas que LPA avance, uma vez que (para já) nenhuma agência esteja a vender voos com a Vueling como também SID com a TACV?
    E em suma, perspetivas mais alguma alteração à programação final desta temporada tendo presente aqueles pedidos de slots mais avultados?

    1. Veremos, imagino que a avançar lá para Julho ainda haveria tempo para começarem a ser comercializadas.

      De resto, considerando a última lista de slots publicada e comparando com a programação de voos regulares, mais de 95% já está à venda.

    2. Por acaso acho que essa notícia só fortalece a opção Porto.
      Tendo tantas rotas internacionais tão más é normal que tentem encontrar soluções para as mesmas, substituindo-as por umas com mais potencial. como o Porto.

    1. Pela programação atual a TAP tem programados -6 voos comparativamente a S19, portanto não há retirada nenhuma do Porto e muito menos slots desocupados para permitir novas operações.

    1. Pedro, já fizeste o cálculo final ?
      Pergunto isto porque vejo que no separador EasyJet apenas se totalizam +14xw e, com este acrescento, creio serem +18xw

    2. Finalmente!!!!
      A rota continua com dias sem ligação directa.
      Acredito que há potencial para mais voos para Berlim no futuro próximo.

    3. SID, está o calculo final feito sim. No caso da easyJet, como tem muitas variações ao longo da temporada dentro das mesmas rotas, uso a média de S20 – média de S19.

      João, acredito que sim, eventualmente poderíamos ter tanto a easy como a Ryanair a ter voo diário para Berlim.

    1. Skiespassion, no site de reservas da Eurowings o início do 3º semanal inicia a 26 de maio
      Não deixa de ser uma boa notícia 😀

    2. Também muda o horário, da tarde para a manhã, e de equipamento, de A319 para A320. Assim já fica um aumento que se veja, embora exista margem para mais. Agora com a Air Berlin completamente absorvida, esperemos que consigam chegar lá.

    1. Parece que ainda não é desta, pena, não é que seja muito significativo em números reais mas é uma operação que era importante que crescesse.

  17. Pedro, algumas questões:
    1. Ainda contas que GRU avance para os 4xw ?
    2. O que esperas da operação da Vueling, pelo menos para Tenerife Norte, tendo em conta que as agências têm à venda ligação direta, será só charter ?
    3. O que pensas sobre o regresso da Aer Lingus, mesmo depois do grande reforço de DUB para diário por parte da Ryanair ?
    4. O que permitiria uma ligação direta com Sal ? Essencialmente ligações com o Brasil e a América do Norte ?

    1. GOC:
      1. Espero que sim, tal como o diário adicional para Lisboa que foi anunciado;
      2. Não é muito comum ver a Vueling fazer charters puros, mas o certo é que as agências tem esses voos à venda e a Vueling não os tem. Também pode ser uma questão de slots, como vês mesmo companhias como a easyJet que costumam ter planeamento antecipado estão a anunciar coisas com pouca antecedência por causa disso mesmo.
      3. Acho que o espaço continua lá nos moldes em que eles queriam iniciar, e até seria um bom momento porque a Ryanair está de mãos atadas com a questão dos MAX.
      4. Sal é uma rota bastante óbvia, há um volume de passageiros indiretos muito considerável para Cabo Verde que permite manter a rota mesmo que exclusiva a ponto-a-ponto. As agências de viagem sozinhas conseguem manter pelo menos 1 a 2 voos por semana. Se for a Cabo Verde Airlines a explorar, há um potencial para destinos em ligação de cerca de 100.000 passageiros por ano adicionais, que permite pensar uma operação mais interessante ainda.

    1. Muito bom, embora o que Dusseldorf precisava mesmo era de mais frequências, as 2/3 que existem atualmente são claramente insuficientes.

  18. Atualização 17 Fevereiro 2020

    easyJet

    Basileia – 2 voos diários (14 semanais) em algumas semanas.

    Funchal – desde 9 Maio 5 voos semanais, desde 27 Maio 6 voos semanais.

    Ibiza – antecipa início de operações para 27 Abril e mantém dois voos semanais.

    Genebra – varia entre os 29 e 31 voos semanais.

    Luxemburgo – desde 15 Maio 5 voos semanais, desde 27 Maio 6 voos semanais.

    Toulouse – diário toda a temporada

    Zurique – de 10 Maio a 28 Agosto 6 semanais (5 algumas semanas), desde 1 de Setembro diário.

    Grande aumento em Zurique que passa haver voo em toda a temporada!

    1. Parece-me que ainda estão a carregar, Ibiza por exemplo aparece com 3 voos semanais pre-carregados mas só 2 à venda. Tenho que ver os horários com mais detalhe, mas diria que será o tal avião adicional que tínhamos falado há uns meses.

    2. Ibiza tem os 3 semanais à venda durante todo o Verão! Grande aumento.
      Zurique aumenta uma loucura.
      Bons aumentos gerais!
      Maravilha Easyjet!

    3. Confirma-se que é o novo avião, possibilitado por um aumento excepcional no nº de slots disponíveis à primeira hora de 20 para 21. São mais 130.000 lugares ao longo da temporada, comparativamente ao que estava programado até agora.

      Sem ser nada revolucionário, cobre bem as brechas que haviam na operação. Basileia passa finalmente a 2 diários, Funchal ainda não chega a diário mas fica perto, Luxemburgo fica finalmente com uma operação maior no Verão que no Inverno, Toulouse consolida o diário a toda a temporada e Zurique finalmente com uma operação digna e sem a suspensão absurda nos meses centrais. Bom também o aumento de Ibiza, embora eu ache que o que lhe faltava mesmo era um operador que trabalhasse também as agências.

      Impressionante também o 5º diário para Genebra, sinceramente pensei que a rota já estava com pouca margem de progressão, mas fico satisfeito por ver que aparentemente ainda há margem.

    4. O operador ideal para Ibiza seria a por exemplo a Vueling
      Vueling que faz esse tipo de ligação por Lisboa

    5. Sem dúvida, esperemos que correndo bem Tenerife fiquem motivados para entrar mais no mercado Porto-Canárias/Baleares. Em Lisboa funciona muito bem.

    1. Bordéus deve estar a correr muito bem, acho que nenhuma das rotas francesas teve um salto tão grande em tão pouco tempo! E pensar que até à pouco a rota apenas tinha 3 semanais da Ryanair, fortemente underserved, um bom exemplo para o que podia acontecer em rotas como Valência, Roma, Marselha, Berlim, etc.

    1. Excelente noticia! Uns pequenos ajustes nos horários, mas lá conseguiram os slots. A ver se os 14 chegam em breve.

      Luis, realmente melhor que ter quase 3 voos por dia e ter dois operadores em concorrência, ambos melhorando a conectividade no hub, era ter 2 voos por dia e não haver concorrência.

    2. Caro Luis, circula por aí uma informação que te vai agradar. Aparentemente, vais ter sorte.

    3. Deve ser conversa de blog… Assim espero…. contudo, vindo da TAP, tudo é possível, incluindo o Porto levar porrada.. Mas serão rotas prontamente assumidas pela concorrência e fáceis de colmatar…
      E no final a TAP é que perde… bem como o bolso do contribuinte…

    4. Com a Lufthansa a passar para 10xw e com a TAP a precisar de cortar em alguma coisa normal que a escolha seja MUC.

      Falta saber é o porquê.

    5. Vamos ver, realmente são as únicas rotas deles a partir do Porto que não tem inventário promocional carregado. Não tenho dados separados por companhias, mas por exemplo olhando para os dados do Verão, dificilmente a TAP não está a ter bons resultados nessas rotas. No Inverno tenho os de Bruxelas, que obviamente não sendo tão bons dá para ver que estão em linha com a média.

      Outra coisa é que boa parte desses resultados sejam com conexões para companhias concorrentes, nomeadamente para destinos onde a TAP voa. Recordem-se que objectivo dos voos era servirem para ligações no Porto, papel que curiosamente tem sido desempenhado pelos voos da Brussels e da Lufthansa. Aí podia-se colocar também a questão do que vai acontecer com Zurique, embora ZRH seja uma rota bem mais forte e onde a parceira é mais fraca.

  19. Boas,

    Segundo sei, estão aprovados os seguintes slots:

    TACV 3xw para SID às segundas, quartas e domingos
    VLG 2xw para TFN ás terças e e sábados
    VLG 2xw para LPA às quintas e domingos

    1. A verificar-se não deixa de ser um aspeto extremamente positivo para serviços regulares, ainda que sejam apenas sazonais …
      Permita-me questionar-lhe sobre qual a fonte da informação

    2. Poitier será, mais uma vez, uma alternativa temporária tendo em conta que o Aeroporto de Val de Loire estará encerrado de 22/set a 2/Out

    3. Tenerife Norte já está à venda… Falta Gran Canária com a Vueling e Sal com a TACV!
      Seria uma maravilha 🙂

    4. Anseava mais por Tel Aviv do que prorpiamente por Sal, contudo creio que quer a entrada da El AL quer a entrada da Norwegian ficarão para S21 tendo sempre muito presente a questão, cada vez mais “complexa”, do taxiway.
      Tenho ainda a expectativa de surgirem novas companhias a partir desse momento em que a capacidade melhora um pouco

    5. SID,

      A El AL tinha pedido slots para o S20 mas entretanto cancelou… Há slots confirmados da NEOS para TLV mas são chartes penso eu.

    6. A Neos é repetente, também o Ano Passado os fez unicamente como charter.

      Las Palmas e Sal continuam ativos ?

    7. Golf Lima, aproveitando os seus conhecimentos, sobre a KL que pediu demasiados slots, tem alguma informação sobre isso ?
      Ainda sobre a Norwegian referenciada pelo SID, também cancelaram os slots ?

      De forma geral, mais alguma novidade que não tenha sido noticiada ?

    8. SID, afirmativo, continua de pé SID e LPA.

      PMF, relativamente à Norwegian, não tenho conhecimento de haverem slots confirmados. A KLM não faço ideia.

      Ainda sobre TLV, a Israir teve slot aprovado de Maio a Outubro quarta mas cancelaram.

  20. Atualização 04FEB20

    Luxair

    Carregado e à venda 7º voo semanal (sábados).

    LG3799 B73H LUX 11:35 13:10 OPO _____6_ 04APR20/24OCT20
    LG3800 B73H OPO 13:55 17:15 LUX _____6_ 04APR20/24OCT20

    1. Excelente, finalmente voo diário da Luxair. Pena o voo não chegar um bocadinho antes ao Porto, assim ainda dava para aproveitar ligações ao longo curso.

    2. Sim GOC, só não mencionei porque todos os anos a Luxair faz estes extras durante o mês de Agosto.
      Creio até fazer mais, mas com o 7º carregado toda a época pode não ser necessário mais extras.

  21. Emirates
    voo do passado sábado cancelado
    operou o voo de domingo
    voo de hoje 3ª feira cancelado também
    fala-se que passageiros estão a ser desviados para voos em Lisboa
    ninguém reclama !!! bom povo este que temos no norte

    1. Nem percebo bem se o problema é os voos terem sido cancelados, se é os passageiros terem sido reencaminhados para Lisboa. Se calhar era melhor fazer como outras companhias e só oferecer alternativa no próximo dia em que houver voo direto com lugares livres.

      Obviamente não é uma boa noticia, mas imagino que esteja relacionado com os problemas que temos visto na China, principalmente nesta altura que é época mais baixa do ano. Xangai e Hong Kong são os principais destinos em conexão do Porto para a Ásia.

    2. Praticamente todas as companhias cancelam voos no Inverno, no longo curso não é muito habitual realmente mas aqui há circunstâncias extraordinárias em jogo. Não é motivo para alarme.

      Falando da Emirates, saíram esta semana os dados de carga do Q3 2019, e os EAU entram logo como 4º principal destino de carga no Porto. Cheio à exportação, um bocadinho abaixo na importação mas também muito bem preenchido. O split ficou em 56% exportação – 44% importação.

      O novo serviço de carga da Turkish também está com números excelentes, não é por acaso que alguns voos já tem operado com B77F. Olhando para os resultados nacionais, diria até que estamos a ver um raro movimento de concentração do transporte de carga da Turkish de/para Portugal via Porto, quando tradicionalmente era Lisboa a desempenhar essa função.

  22. Atualização 31JAN20

    Vueling entra no mercado das Canárias desde o Porto!

    Pré carregado no Amadeus 2 voos semanais entre Tenerife Norte e o Porto desde 02 de Junho.

    VY3226 A320 TFN 15:45 18:30 OPO _2___6_ 02JUN20/24OCT20
    VY3227 A320 OPO 19:15 22:00 TFN _2___6_ 02JUN20/24OCT20

    1. Boa.
      O mercado existe.
      O AFSC só ganha em cativar empresas com visão global e não das que olham para outros interesses.

    2. Excelente noticia! Os voos não estão abertos para venda neste momento, mas espero que sejam regulares. A ser será uma excelente noticia!

      Quero ver se estes dias consigo publicar a segunda parte da análise ao mercado espanhol, em que precisamente aparecem este tipo de operações como o futuro dos voos para as ilhas espanholas.

    3. GOC, avaliar como terminaram BRU, AMS e ZRH, duvido que tentem Roma!

      Valência talvez, mas para 2021.

      Continuo acreditar em mais frequências para Barcelona no pico do verão.

    4. Estranho terem desaparecido, mas pode ser que sejam só charters, e portanto não apareçam nos horários (tipo os charters operados pela TAP ou pela Air Nostrum). A Soltour está a vender pacotes com voos Vueling entre o Porto e Tenerife Norte, dias de operação iguais mas com horários e nº de voo diferentes, portanto tem pinta de ser para avançar.

      GOC, eles tem estado a cortar imenso em Roma, dificilmente se vão meter nisso. Valência, ou algum outro destino espanhol é mais provável. Barcelona, com 4º diário teria que ser night-stop quase inevitavelmente.

  23. Atualização 25/01/2020

    AF: CDG

    Carregados 11xw durante toda a temporada (exceto julho e agosto que já estavam com 14xw)

    Acresce o facto de estas novas 4 frequências também estão carregadas com A321

    1. Excelente noticia! É o tal voo que sai de manhã de CDG e apanha as ligações de longo curso de África/Ásia/Américas que chegam à primeira hora. Ao sair do Porto durante a manhã, apanha as ligações intercontinentais a África/Ásia/América Norte que saem durante a tarde e a maioria das ligações europeias. Correndo bem, e com maior disponibilidade de slots no AFSC, acredito que no próximo ano enviem menos A321s e vejamos mais frequências.

      Com isto, juntamente com os reforços anunciados antes pela easyJet, Vueling e pela própria AF o espaço deixado pela Aigle Azur já fica totalmente coberto.

    1. Não creio que SXB seja assim muito grave…
      Baden-Baden está a 45min de carro e um pouco mais longe a nova aposta da Lauda: Stuttgart

      Ainda assim é mais uma ligação direta que se perde …

    2. Basicamente passam os voos para Estugarda, onde eles fazem mais falta e onde podem crescer. Perde-se um destino mas a situação final é melhor.

      Semelhante a quando a Ryanair abandonou Girona para concentrar em Barcelona, e não vejo ninguém preocupado que não existam voos para Girona.

      Luis, o mercado francês vai continuar a crescer, inclusivamente espero que possa já ficar praticamente em cima dos 3 milhões de passageiros em 2020 apesar do impacto da Aigle Azur. Mas as novidades são que estão aí na tabela, não espero muito mais novidades.

  24. Quais são as perspectivas para o mercado francês em 2020? novas rotas? há concorrência à vista para a Ryanair em Marselha? Volotea? Easyjet? TAP?

  25. Atualização 17JAN20

    Vueling

    Pré carregado no Amadeus mais uma frequência semanal (voo da noite aos sábados) para Barcelona para um total de 3 voos diários (21 semanais).

    1. Embora eu não seja grande adepto de dividir rotas tão pequenas, a verdade é que entre a operação da Level no ano passado e a da Wizz + Lauda este ano, a situação agora está muito mais adequada à procura da rota.

  26. Atualização
    16/01/2020

    TAP – Luxemburgo

    Maio e Junho: 6xw – não há voo às terças
    Outubro: 5xw – não há voo às terças e quintas

    1. Sim, segue a linha do ajuste feito para Genebra.

      GOC, esperemos que ainda apareça, eles estão muito lentos a mexer na programação.

  27. Pedro, vi que andaste a mexer na tabela
    – Sobre a Ttansavia, não encontraste redução?
    – Como se justifica o aumento para YUL?
    – Mesmo com tanta redução ainda conseguimos atingir os 4% de crescimento?

    Penso que te faltou os 42xw de novo para MAD pela TAP !

    Bom trabalho!

    1. Obrigado GOC, tinha atualizado o aumento de capacidade para MAD mas realmente tinha-me esquecido das frequências, obrigado! De resto:
      – Da Transavia vejo tudo praticamente na mesma, mais voo menos voo. Onde é que viste a redução?
      – O aumento para YUL vem por um ligeiro aumento no nº de voos e pela passagem do 3º semanal de A321 para A332;
      – Há muita redução mas também há muito crescimento, o saldo dá 4% nesta altura. Espero que com o que falta da TAP e alguma outra coisa que possa cair à medida que a coordenação confirma slots se consiga chegar pelo menos a 5%.

    2. Sobre a transavia também vejo tudo +/- na mesma
      Existe realmente umas semanas com menos voos mas parece-me ser uma redução residual

  28. A United anunciou hoje que deixa de oferecer acesso a lounges que não façam parte da rede Star Alliance a passageiros com status Star Alliance Gold. No Porto, como o lounge é operado pela ANA, só passageiros a viajar em executiva terão acesso. Em em Newark continua a ser possível aceder aos United Club com cartão, embora o acesso ao Polaris lounge se mantenha apenas para passageiros em executiva:
    https://www.united.com/en/us/fly/travel/airport/united-club-and-lounges/locations.html

    Por outro lado a RAM confirmou que a partir de 1 de Abril ficará completo o processo de integração na oneworld, uma boa noticia quem viaja frequentemente com companhias da oneworld.

  29. Atualização 14 Janeiro 2020

    TAP

    Carregado uma vez mais 6 voos diários para Madrid a partir de 01 de Julho em ATR.

    Voo para Munique passa para um horário mais tardio, 18h30.

    1. A ver se é desta que a coisa avança. Curioso que agora tem 1 ATR a fazer 4 saltos a Madrid, e tem um 2º ATR a fazer apenas 2, um pela manhã outro pela tarde. Imagino que ficará de reserva durante o resto do dia em caso de atrasos, e/ou eventualmente para fazer o novo diário para Lisboa.

      Hoje estiveram a mexer em Genebra e em Zurique. Em ambas há um corte nas frequências durante alguns períodos da temporada, embora nada de muito grave. No caso de Genebra há uma ligeira redução de capacidade, mas para Zurique há aumento por substituição dos Embraer por A319s. Também há pequenas alterações de horários, que no caso de Zurique permitem agora que o 1º diário conecte com os voos para o Brasil.

      Neste momento, excluindo Lisboa, apenas o 2º diário para Gatwick e Amesterdão estão programados com Embraer. Imagino que ou veremos outras rotas passar de Airbus a Embraer, ou veremos os Embraer substituídos também para LGW e AMS.

    2. Esse segundo ATR não poderá ser utilizado para outro saltinho em Espanha que não Madrid?

    3. João, poder podem, mas não os imagino a avançar com uma coisa dessas nesta altura. Se mexer realmente só vejo para Lisboa.

      MSA, bem apanhado! Amesterdão deve ser questão de tempo até passar a A319 também. A partir daí só ficaria a faltar o novo diário para Lisboa e o 4º semanal para São Paulo.

    4. MSA, Amsterdão também já está em A319 com novos horários:

      TP678 A319 OPO 12:55 16:35 AMS 1234567
      TP679 A319 AMS 17:20 19:05 OPO 1234567

      Entretanto

      TAP – Ponta Delgada

      Maio: 6xw – não há voo às terças
      Outubro: 5xw – não há voo às terças e quintas

    5. Já na tabela! Da rede europeia era o que estava a faltar, nota-se que finalmente há um banco de ligação claro de longo curso de chegadas e dois momentos para partidas. Fazendo algumas simulações, considerando tempos de ligação razoáveis e ignorando destinos repetidos:
      – Rio de Janeiro: sobe de 25 a 55 ligações possíveis por semana;
      – São Paulo Guarulhos: sobe de 44 a 50 ligações possíveis por semana;
      – Nova Iorque: sobe de 90 a 101 ligações possíveis por semana.

      Não é espectacular, mas vai ser uma melhoria importante, porque os recursos são praticamente os mesmos.

      Entretanto finalmente clarificaram que a “Ponte Aérea” para Madrid vai ter o mesmo regime de flexibilidade que existe para Lisboa. Ou seja, chegando mais cedo e havendo lugar disponível, o passageiro pode antecipar o voo. Com as frequências adicionais, fica um produto bastante sólido.

    6. Atualização 20/02/2020

      TAP – MAD

      Voltam os 28xw durante toda a temporada operados por ATR’S

    7. Tiram os voos com o 2º ATR, que chegavam às 09:50 e às 23h30. O da noite era interessante porque era um horário que não está coberto, o da manhã melhorava um bocado algumas ligações mas o core está coberto com os 4 que estão à venda.

    1. É o que está carregado sim, mas pelo que anunciaram deveria haver um voo diário adicional até chegar a 100xw. Vamos ver.

  30. Atualização 13 Janeiro 2020

    easyjet

    Parece que carregaram frequências adicionais para Lyon.

    11 frequências semanais 30março/27abril
    13 frequências semanais 28abril/24outubro

    1. Carregaram sim, inclusivamente haviam alguns dias no inicio da temporada sem voo e que agora já tem. Seria muito bom se conseguissem chegar aos 14 semanais brevemente.

    2. E assim fica Lyon bem melhor servida! 🙂 Excelentes notícias!! Depois da nossa querida companhia aérea, pública e de bandeira, ter feito a asneira que fez com Lyon….
      Obrigado Easyjet!

    3. Para lá do amadorismo que foi Lyon com a TAP, sejamos honestos, este aumento sendo bom, é muito pequeno e pouco modifica a capacidade da rota (uns 5% de aumento global em S20…).

      Aumento forte estão a ter agora no Inverno, curiosamente anunciado depois de saberem que a TAP ia “entrar” na rota. Puxando o filme mais atrás, lembrar que até a Transavia entrar também, a easyJet não tinha sequer voo diário.

    1. Bom dia. Não creio serem 4 semanais no Verão. Há semanas no Inverno que terá, mas a partir de 30 de Março até Outubro apenas há 3 semanais, Segundas, Sextas e Domingos!

    2. Aparece à venda na app, mas no site ainda aparece como bloqueado. Uma excelente noticia, mais uma prova da necessidade que era (e é) densificar a rede para Espanha.

    1. Praga foi cancelada por causa da questão dos MAX, que continua sem resolução à vista, portanto este ano ainda não deve regressar.

  31. Vejo muitos comentários destes dias, espero conseguir responder à maioria durante estes dias. Entretanto comecei a fazer uma revisão mais completa da tabela, incluindo alguns ajustes mais pequenos que foram passando despercebidos. Desta vez foram revistos:
    – Air Canada: Maior período de tempo com 4 semanais;
    – Air France: Com o carregamento dos reforços de Verão, já foi possível calcular o impacto da introdução dos A321 durante toda a temporada;
    – Azul: Ligeiro aumento por força da introdução dos A339 na frequência de 3ªf;
    – BA: Ajustado com 8 semanais durante Julho/Agosto;
    – Czech Airlines: Subtraem-se os poucos voos que ainda operaram no ano passado;
    – Level: Não deve regressar;
    – Lufthansa: Aumento para 11 semanais pelo menos até Maio;
    – RAM: Aumento por subida da frequência mínima para 6 semanais;
    – Ryanair: Ajustada a operação de Bruxelas com -2 frequências semanais.

    Falta actualizar Swiss, Transavia, Vueling, Wizz, finalizar as alterações na TAP neste momento e actualizar o total da temporada.

    1. Certo, por acaso no calculo de lugares tinha as 5, depois deixei foi 6 nas frequências, mas já está corrigido.

  32. A AF começou hoje a mexer na programação, mas para já apenas carregou o bi-diário nos meses de julho e agosto (tal como no ano passado).
    Aguardemos pelos próximos episódios…

    1. Também a LH para MUC, aparentemente serão 10xw (bi-diário às segundas, quartas e sextas)
      Para já só carregaram desde o início da temporada até 25 de maio

    2. Boa noticia, parece que lá conseguiram ter o 8º semanal a temporada inteira. Esperemos que consigam os slots para o 9º e 10º também, mas este ano está apertado.

  33. Atualização 08JAN20

    Swiss

    Carregada uma 13ª frequência para Zurique entre 01JUL20 e 23AGO20.

    Pedro, Genevra variou entre 6 e 8 frequências semanais em S2019, não recordo se em Setembro passou para as 6 novamente.É que a partir de Setembro 2020 estão carregadas 7 frequências semanais.

  34. Atualização 07/01/2020

    TAP – Madrid

    Durante o dia de hoje andaram a mexer (muito) na programação…

    Assim, no final do dia temos: 28xw | 4xd

    TP1001 MAD 06h05-06h45 OPO
    TP1008 OPO 07h30-10h00 MAD

    TP1005 MAD 10h40-11h20 OPO
    TP1004 OPO 12h05-14h35 MAD

    TP1007 MAD 15h15-15h55 OPO
    TP1010 OPO 16h45-19h15 MAD

    TP1011 MAD 19h55-20h35 OPO
    TP1006 OPO 21h15-23h45 MAD

    Durante toda a temporada

    1. Caríssimos, eu não estou assim tão preocupada e explico porquê:
      Procura existe sempre, e cada vez mais vemos isso na oferta das ditas “companhias tradicionais” ou “companhias de bandeira” que, de acordo com os gráficos do Pedro para W19 têm empurrado as LCC para baixo ano após ano. Na minha prespetiva, S18 e S19 foram anos excelentes. Em apenas dois anos chegaram companhias mais sonantes como a Air Canada, a United, a Azul e a Emirates. Se quiserem, menos sonantes, a Aegean, a Finnair e a Volotea.
      Como é evidente existiram perdas, como a de Tel Aviv (embora tenham continuado os voos fretados) e Praga.
      Mas nunca tivemos um período tão significativo…
      O problema este ano, na minha opinião, são fatores externos que não permitem um crescimento maior, ou se quisermos, um crescimento em linha com S18 e S19 (as obras no taxiway).
      Tudo isto para dizer que não vejo neste ano um tempestade anunciada… E mesmo que seja, como o povo diz, depois da tempestade vem a bonança (e em S21 veremos certamente essa bonança). 🙂

    1. Não encontro razão para tal decisão!
      Viajei regularmente o ano passado no voo da tarde e as ocupações sempre foram extremamente positivas na ida e principalmente na volta.
      Com todas estas mexidas penso existir aparelhos disponíveis para outras rotações…
      Novas ligações seria positivo, mas sem tirar estas que são também elas fundamentais na operação do Porto.
      Voltamos, portanto, a ficar sem voo noturno BRU-OPO (sem ser pela Ryanair) bem como MXP-OPO…
      Cheira-me que Rui Moreira não irá gostar muito… Como também vários dos fornecedores do norte do país no que toca à impossibilidade de voar a partir do norte de Itália, principal local de exportação, à noite….

    2. Com estes cortes há blocos horários disponíveis ou está tudo organizado e não existe espaço entre rotações !?

    1. A não ser que seja para ligação ao continente americano não vejo qualquer fundamento sólido nesta decisão que considero de trágica!

    2. Querida TAP – Take Another Plane or flight from/throught Lisbon, the only place we care in this centralist country!

  35. Mais um acerto, desta vez pela Brithis Airways …
    Cada vez mais receio que o bi-diário da AF (para CDG) e da LH (para MUC) não se concretizem…
    Já para não falar das entradas da El AL, da Norwegian e da TACV :/

    1. Slots, slots e mais slots…
      Está mesmo tudo cheio!
      Também a Azores Airlines mexeu na programação para a Terceira. Em S20 o único voo semanal passa a ser operado às sextas-feiras.
      Penso que também existe uma redução na operação da Transavia para ORY, tendo em conta os dados da tabela em S19.
      Pedro, acho que já podemos contar com as saídas da LEVEL para VIE e da Wizz para KTW e WRO

    2. Francisco, primeiro passaram de 6 voos por semana que vinham do ano passado para 10 voos (vamos ter três dias com 2 voos/dia)
      Mais recentemente atualizaram a programação e reduziram para 9 voos por semana apenas nos meses de julho e agosto

    3. Obrigado pela resposta. Sim, mas isso so representam 16 a 18 voos a menos no total do verao. Nao e muito significativo. Claro que aquele voo extra a sexta dava jeito.

    1. A Ryanair ainda não tem voos carregados para Tenerife Sul e Gran Canaria. Nos outros anos começavam normalmente antes da Páscoa. Ainda poderão vir a ser disponibilizados?

    2. MM, a Ryanair tem carregado Tenerife, a partir de 29 de Março, voo aos Domingos. Gran canária, deve cair, como Lisboa, Nápoles, etc etc

    1. Luís, ou muito me engano ou a AF terá bi-diário ao longo de toda a temporada.

      Num perfil completamente oposto, receio, porém, que nem Katowice e Wroclaw regressem pela Wizz…

    2. Sim MSA, eu e o Pedro também já conversarmos acerca da possível queda de KTW e WRO.

      Pelo que parece também a Azul já não vai aumentar os voos. Digo isto pois esta semana mexeu nos horários e passou o voo de sábados para domingos a partir de 7 de Junho.
      O motivo creio ser o atraso das obras, logo falta de slots!
      Até pode ser que venham a conseguir slots!

      Em relação ao bi-diário da Air France também concordo, só espero que seja nightstop no Porto.

    3. Já vi a comentarem em Fóruns de aviação que a TAP vai abri a rota Porto-Luanda, será verdade?

    4. O que poderá estar a condicionar esse carregamento da AF, a par com o bi-diário para MUC pela LH são mesmos os slots diponíveis. Esta questão das obras está a começar a formar uma “bola de neve” que poderá vir a condicionar o crescimento real do aeroporto..

      Sobre ou assunto, tal como já foi aqui falado, também VIE deve cair com a LEVEL.

      A Wizz carregou 2 frequências extra no mês de junho para BUD. Esperar para ver se, com a entrada da Ryanair, reforçam a rota.

    5. O skiespassion a trazer mais uma novidade no sapatinho. Bom sinal que estejam já a aumentar, a easyJet também já tem previsto aumento para CDG portanto só está a faltar a AF.

      MSA, em principio nem KTW nem WRO regressam, nem VIE da Level. Seria bom que reforçassem WAW, mas sabemos que gostam de manter as frequências no mínimo. Vamos ver como reagem agora à entrada da Ryanair para Budapeste e se lhes dá um empurrão para um 3º semanal.

      Filipe, Luanda com A321LR seria uma rota relativamente óbvia para a TAP, mas o que é óbvio muitas vezes passa-lhes ao lado.

    1. A frequência semanal para Bordéus das segundas feiras durante o inverno 19/20 está pré carregada também para S20 na aplicação da easyjet.

    1. Maravilha. Mais um destino direto do Porto.
      Já temos 100?
      Obrigado FR. Vês no Porto o que outros não vêem….

    2. Tem ar de ser uma rota sazonal… nem sabia que Grenoble tinha aeroporto! Visto a sua localização e as rotas propostas, deve ser uma destinação de esqui

    3. Por ser um destino de ski é que se calhar se aguentaria todo o ano e não só no Verão como agora foi anunciado…
      Mas com 2/semana será sobretudo para emigrantes não?

    4. Não me parece que haja emigração que justifique nessa região, além de que Grenoble fica a 1h do aeroporto de Lyon e Lyon está bem mais servido em ligações ao Porto!

    5. Mais uma rota regional francesa, saem umas entram outras, mais ou menos tudo na mesma. Esperemos que seja das que vingue.

    1. Nada que não se soubesse, antes voavam para Vigo e para a Corunha, agora vão voar só para Santiago. Esperemos que funcione melhor desta vez.

      Mais relevante que isso, já começaram a mexer na programação a partir do Porto também. A partir de meados de Junho já está disponível o anunciado diário para Newark, mas também um não anunciado 3º semanal para o Rio de Janeiro. Carregando o 4º semanal para São Paulo, teremos finalmente a TAP a voar diariamente do Porto para os EUA e para o Brasil.

    2. Vamos lá ver o que vão mexer no Porto então, finalmente metem à venda diário NYC, o 4º semanal para S. Paulo e mais um por semana para o Rio (deve estar para cair algum Santo….).
      Mas esperar para ver, para Lyon as vendas também já iam avançadas … ahahh
      E o que se espera da rota europeia? Ponte aérea para Madrid? Avança? Não? Abrir rotas como Faro, Roma ou Barcelona, para ponto a ponto e alimentar os Internacionais do Porto? Não?

      Quanto à rota de Santiago de Compostela, realmente não aquece nem arrefece muito, será feita em ATR também….. devia ser o avião que ia fazer Porto-Madrid 6 x por dia…

    3. Diogo, o 4º semanal para São Paulo ainda não está à venda, só foi anunciado há uns meses tal como o 3º diário para o Funchal e o reforço de Madrid. De resto veremos, o 3º semanal para o Rio não estava anunciado, portanto podem haver mais surpresas, embora me pareça que a Barcelona não voltarão tão cedo.

      Sobre alimentar o longo curso, com a procura que se tem visto nos voos para Newark, São Paulo (GRU e VCP) e Rio não há necessidade de aumentar o feed significativamente, e mesmo que fosse, a prioridade deveria ser reforçar os destinos existentes. Acho que a estratégia vai por aí. Funchal e Madrid são destinos que com os reforços anunciados, não só passam a permitir ligações excelentes ao longo curso e entre si, como permitem pensar em novos fluxos para a Europa, onde também há muito por fazer só em novas frequências.

    4. Como bem refere, aliás habitual no Pedro, os voos para Nova york e para o Brasil não necessitam de feed pois são mantidos a nível mínimo apenas para não perderem ainda mais clientes que se estivessem atentos teriam:
      Mais qualidade
      Melhor preço
      Mais pontualidade
      Se a sua opção fosse vis Hubs que temos disponíveis
      E não via como pretendem via Lx.
      Tudo serve para alimentar Lx
      Apenas como ex, sendo certo que uma andorinha não faz a primavera, uns clientes da empresa aonde colaboro, tinham voo de Lyon para o Porto.
      Os inteligentes da TAL deram o golpe.
      O serviço foi execrável pelo aprenderam a utilizar as low cost
      Ainda bem

    5. Em justiça estamos longe dos tempos do serviço mínimo. Nova Iorque com dois voos diários (1 TAP e 1 United) em temporada alta já fica bem servida nesta altura, e o Brasil, assim a Azul consiga escalar VCP a diário, também ficará com uma operação sólida (1 diário TAP e 1 diário Azul). Para crescer mais do que isso, aí sim, fará falta uma operação de feed mais musculada e principalmente acordos de JV para o Atlântico Norte e Atlântico Sul.

      De resto, como vou dizendo sempre, Lisboa é uma opção mais para ligações, mas não é nem de longe uma opção maioritária. Esses tempos já passaram há muito. E embora o serviço da TAP seja muitas vezes questionável, a verdade é que o produto voo direto continua a conseguir exercer preços superiores às opções em ligação, por algo será.

    6. Como sempre excelente esclarecimento Pedro.
      Como bem se recordará, há bem pouco tempo referiu que antes de reforçar Rio de Janeiro existiriam outros destinos no Brasil a implementar.
      Ou seja, na minha modesta opinião, é apenas uma tentativa para que outras companhias não entrem na rota. Por ex a LATAM.
      Registei com muito agrado que acredita que a Azul passe a diário para S. Paulo. Sim seria excelente pese o acordo com a TAL.

    7. Admito que fiquei surpreendido por ver um reforço do Rio, precisamente porque é o espaço no Brasil onde eles podem estar mais descansados. Se eles não voarem a rota, nenhuma companhia brasileira vai ocupar o espaço: a a LATAM abandonou o longo curso a partir do Rio, a Azul não faz longo curso a partir do Rio e a Gol não tem aviões capazes. Mas fico satisfeito por estar enganado neste caso.

      O acordo da Azul com a TAP é uma das bases para a Azul ter escolhido o Porto como seu 2º destino europeu. Sem isso provavelmente esses voos estariam em Londres ou Paris. E espero que assim a parceria esteja concretizada possamos ver Recife também com equipamento narrowbody.

  36. a Easyjet apresentou ontem 25 novas rotas, mas Portugal não foi contemplado, pelo menos por agora.
    Sem as obras do taxiway prontas, o crescimento de 2020, vai ser residual.
    As grandes cadeias de hoteis, que continuam a investir no Porto e Norte de Portugal, não o fazem sem terem a certeza que o turismo vai aumentar, com o consequente aumento do Sá Carneiro.
    Estamos, mal(bem) habituados, mas sem drama, de certeza que ainda vamos ter algumas boas novidades, e de certeza que 2021, vai ser muito bom!

    1. É a tal coisa, não podemos comparar crescimentos de dois dígitos quando o aeroporto tinha metade do tráfego com crescimentos de um digito nesta altura. O crescimento que se apresenta para 2020, em valor absoluto, está em linha com o que noutros anos classificaríamos como excelente. Não consigo entender o pessimismo.

    2. Creio estar previsto mais um anúncio de rotas da easyjet no início do próximo ano.

  37. Nesta altura do campeonato, não deveríamos ter um aumento de capacidade de 400.000 pelo menos?

    Nos outros anos sempre foi assim…

    1. Claro… Pode haver uma ou outra surpresa de última hora, mas 2020 vai ser mau….
      Não sei se crescemos 5%, vai ser um ano de consolidação e pouco crescimento 😦

    2. Não estamos assim tão longe disso. Na minha projecção, com alguns ajustes que não estão na tabela mais a programação que a TAP anunciou mas ainda não carregou, tenho um valor próximo a +500.000 para S20. Está melhor do que estava à espera sinceramente.

      Diogo, deve andar por aí sim, provavelmente um bocado mais. A diferença é que 5% numa base de 13 milhões são quase 700.000 passageiros. Com menos de 8% chegamos aos 14 milhões. Não é exactamente uma catástrofe, principalmente tendo em conta a situação do taxiway.

  38. Boas…

    Não sei se já aqui foi referido mas a Finnair ira iniciar a época bem mais cedo, os voos começarão a 13 de abril de 2020, estendendo-se até ao dia 19 de outubro. Serão voos bissemanais, realizados com equipamento Airbus A319. Nas últimas duas semanas haverá apenas um voo semanal. No total serão 53 voos contra os 16 realizados no Verão de 2019.

    1. Já tínhamos discutido sim, e já está na tabela também. Hoje sai um artigo na PressTur a falar da rota, e menciona que o split de origem de passageiros foi 77% Finlândia, 15% Portugal e 8% Outros. Não me surpreende a percentagem de passageiros com origem na Finlândia, mas surpreende-se que com só 2 frequências tenham conseguido 8% de outras origens. Claramente há espaço para crescer.

      http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/finnair-preve-ocupacao-acima-de-90–nos-voos-helsinquia-porto-em-2020/

    1. Muito bem.
      Podemos tb referir a Delta a operar para Boston. Dependendo dos horários mais uma potencial alternativa para ligações.

    2. Mas que análise de slots incrível!
      Confesso que nunca tinha visto nenhuma do género e achei realmente bastante completa, objetiva e clara!

    3. Luís, relativamente aos voos da Delta, os mesmos partem de LGW às 11h e chegam às 08h45 (diários)
      Ligação OPO-LGW-BOS com a Brithis e a Delta não me parece possível. Já no sentido inverso só se consegue as ligações com os voos da tarde.
      Contudo, dentro do grupo IAG a opção OPO-MAD-BOS e vice-versa é também bastante adequada e c/ tempo de ligação mais reduzido.

      Sobre a TUI Airways, não sei até que ponto estes voos não sejam operados pela Norwegian, tal como acontece nos voos de Faro (vendidos pela TUI e operados pela Norwegian).

    4. MSA
      De acordo.
      Sou comodista e não fui ver horários.
      Tb é verdade que quando não tenho ligações diretas vou logo procurar em hubs, nomeadamente Madrid, como bem referiu.

    5. Sinceramente não imagino o Porto a encaixar no modelo da TUI a partir de Londres, nem me parece que fosse benéfico para o Porto a entrada de mais um operador para Londres.

      Falando em slots, foram anunciados os resultados da alocação dos slots da Aigle em Orly e os resultados não são animadores. Mais de metade dos slots foram alocados a novos operadores em Orly, com voos para RU, Alemanha e Leste da Europa, e dos que já estavam presentes, a Air Caraibes, Corsair e a La Compagnie ficaram com mais 2/3 dessa pool. O que sobrou, e pode eventualmente servir para o Porto, foram 2 diários para a Transavia e 1 semanal para a TAP. Por outro lado, uma boa oportunidade para a AF crescer tranquila a partir de CDG.

      Luis, a Delta não tem parceiro em Gatwick que distribua passageiros. Para isso é já tem Paris e Amesterdão, em parceria com a AF e a KLM. A Delta não trabalha com a BA.

  39. Atualização 04 Dezembro 2019

    easyjet

    Tem à venda uma 29ª frequência semanal (5 voos à terça) para Genebra entre 23 Junho e 25 Agosto.
    10 voos, oferta extra de 3720 lugares (ida + volta)!
    Pedro, sendo um pequeno aumento pontual e não atingindo os 5000 lugares, fica ao menos a informação!

    1. Por acaso dá para passar ligeiramente os 5.000 lugares porque há mais voos programados em A320 com 186 passageiros. Genebra parece ter estabilizado ali na casa dos 700.000 passageiros/ano, mas é bom ver que alguma outra coisa ainda vai dando para acrescentar.

  40. Update 03/12
    Air Europa – MAD

    28xw durantes os meses de abril e maio
    Redução habitual na época baixa
    27xw nos últimos meses da temporada

    1. Só a TAP é que não se apercebeu do potencial da rota …
      Espero que a não concretizada ponte-aérea não trave o crescimento da TAP para Madrid para S20

    2. Quanto mais depressa a TAL sair da rota melhor. Felizmente já não vai demorar muito.
      Vão descobrir que a província não quer os ventoinhas. Vai dar prejuízo e reforçam LX.

    3. Apesar de tudo a TAP tem crescido bastante na rota de Madrid, este inverno é que reduz com a história da Ponte Aérea que não se sabe como vai acabar. Mas sem esse aumento de frequências, ter 1 ATR no Porto para apenas 3 voos por dia parece-me pouco eficiente, imagino que nesse cenário faria mais sentido recuperar os Embraer.

    4. Os ATR são uma vergonha. Ninguém gosta deles, são ruidosos, lentos e nem os próprios pilotos gostam de os operar…
      Enfim, já não se usam!
      Não se percebe, não dá competitividade contra uma Air Europa ou Iberia a jato, e muito menos contra uma Ryanair no Ponto a Ponto….

    5. Eu continuo a não entender o drama dos ATRs, a Air Europa teve-os (versões mais velhas até) durante bastante tempo na rota de Madrid e não por isso deixou de crescer. Madrid ainda por cima tem imensas opções, portanto ninguém está limitado por eles.

    6. Na minha opinião, a TAP perde mais em não vender a classe executiva nos voos para Madrid (desde o Porto, claro) do que o voo ser efectuado em ATR!
      Este tipo de passageiro deve “fugir” certamente para a Iberia ou Air Europa!

    7. A questão é que muita gente que compra voos da TAP para Madrid, nem sequer sabe que sabe que vai voar nos ATR ………

    8. Sim, principalmente as executivas em ligação. Nas ligações em Madrid a companhias parceiras, esse passageiro provavelmente acabará por ir via Bruxelas – Zurique – Munique – etc e pode ainda deixar o seu dinheiro à TAP, no caso das ligações via Porto o mais provável era acabarem via Lisboa de qualquer forma, visto os preços e tempos de ligação serem mais competitivos. No Porto, só com 8 semanais para o Brasil e com os LR para Newark não estamos particularmente necessitados de ligações na frente.

  41. Atualização 03 Dezembro 2019

    British Airways

    Carregado no Amadeus os 10 voos semanais toda época verão.
    Aumento em 4 voos semanais.
    Segundas, quintas e sextas com 2 voos e também voo aos sábados.
    Todos os voos continuam a ser operados desde Gatwick.

    1. De acordo com o artigo elaborado pelo Pedro, a questão dos slots são uma das entraves principais à não abertura de Heathrow…
      Contudo, o reforço em Gatwick expressa um claro crescimento na procura, não só no ponto a ponto mas também em ligação via LGW.
      É curioso o facto dos horários serem semelhantes aos anunciados outrora pela Aer Lingus mas que não chegaram a entrar em serviço.
      Concluindo, é uma aposta necessária que tem tudo para correr bem e crescer ainda mais!

    2. Excelente
      Convém notar que Gatwick já potência excelentes ligações. Claro que temos de ver os horários

    3. Excelente, fazia falta o esse segundo diário. Melhora muito a posição competitiva da BA na componente ponto-a-ponto da rota, e potência ligações nos dois sentidos. Em Gatwick as possibilidades não são extraordinárias, mas ainda tem alguns interessantes como Nova Iorque, Toronto, Las Vegas, Orlando, Lima ou Caraíbas.

      Melhor só se fosse todos os dias, ou se os voos fossem para Heathrow.

    4. 4xw para LHR não me parece que faça sentido, ou tem espaço para 7xw ou não me parece que iniciem a rota…

    5. Atualização 03/01/2020

      Apenas 9xw na época alta (meses de julho e agosto)
      Cai o 2º diário das sextas-feiras

  42. obrigado Pedro pelo acolhimento e pelos comentários as minhas sugestões
    sabe qual o ponto da situação em relação as obras em curso (corredor apoio a pista)
    realmente lamentável / surreal
    cump.

    1. Excelente. O ano passado foi somente entre meados de Junho a meados de Agosto. Deve ter corrido muito bem 🙂

    2. Confesso que esperava ver pelo menos uma 3ª frequência durante o Verão, ainda assim é o triplo do que tivemos em S19, portanto é uma boa noticia.

    3. A avaliar pelos preços praticados atualmente para esta ligação é uma pena a operação não crescer mais, principalmente na época alta com a aplicação de mais frequências !

    4. Os preços disparam logo porque metade da capacidade está já vendida a operadores. Acredito que se voltarmos a ver bons resultados a rota continuará a crescer.

  43. Ao nível de companhias aéreas comerciais e fazendo uma análise por companhia, quantos aviões temos a “dormir” no AFSC em S19 e W19 ?

  44. boa noite a todos
    sempre foi a minha paixão a aviação,o nosso aeroporto a nossa região
    sempre defendi com garra e orgulho todos os temas ligados a esta paixão
    por isso,já a algum tempo sigo este blog que aproveito para para me congratolar com o mesmo e assim gostaria dentro do possível colaborar e comentar aquilo que acho pertinente
    neste blog enalteço a qualidade e informação sempre atualizada em relação ao nosso aeroporto.
    a minha primeira pergunta(sugestão) é saber se através deste blog, poderíamos ser mais ativos,por exemplos em relação as forças vivas da n/região e defendermos fazendo ver a importância de termos um aeroporto ainda mais relevante.
    outro exemplo, chamar a TAP de TAL está muito bem visto,mas não resolve nada (até penso que eles gozam connoso), o que era preciso no meu entender era questionar
    os Drs. da própria TAP para que haja transparência e assumam publicamente
    porque é que os outros aeroportos Portugueses têm este tratamento de despreso
    os grndes acionistas da TAP dão realmente uma imagem triste
    por hoje fico por aqui para não “chatear” muito
    parabéns pelo trabalho deste grupo, somos poucos mas bons
    cumprimentos

    1. Obrigado Nando, e bem-vindo! Sobre a questão do lobby, não sei como poderíamos fazer isso. Neste momento há alguma atenção sobre o blog como fonte informação sobre o aeroporto, mas para lá disso o alcance é limitado.

  45. Peter, MSA, Sky bem como os mais informados
    Será de esperar algo nas rotas de Toronto e tb Montreal na sequência da aquisição da AirTransat pela Air Canadá?
    É verdade que a aquisição será efetiva apenas ao longo de 2020
    Só espero que não seja em redução, sendo certo que os voos pelo menos para Toronto poderiam ser optimizados.

    1. Não sei se para o próximo Verão já vamos ter novidades, o mais provável será para 2021. Há definitivamente um potencial muito interessante com a consolidação das operações da Air Canada e da Air Transat, não espero grandes mudanças no nº de lugares total mas acredito que possamos ver um salto qualitativo a nível de frequências e de produto.

      O cenário ideal, na minha opinião, seria passar Montreal para a Air Canada com B737MAX (assim estejam habilitados novamente) entre 3 e 5 semanais, e deixar Toronto com a Air Transat a operar 8 a 10 semanais com A321LR. A longo prazo deveria ser capaz de ter Toronto bi-diário e Montreal diário.

  46. Bom dia,

    Vejo na tabela acima mencionada o voo da Ryanair para LPA para o Verão 2020, mas ainda nao é possível comprar no site da companhia aérea. É normal??

    Obrigado pela ajuda,

    Tiago

  47. “A EasyJet espera começar a voar com uma nova aeronave em Portugal em 2020, prevendo também contratar mais trabalhadores, anunciou esta terça-feira à imprensa José Lopes, diretor geral da EasyJet em Portugal”

    https://expresso.pt/economia/2019-11-19-EasyJet-cresce-9-em-Portugal-onde-espera-ter-mais-uma-aviao-a-voar-em-2020

    Acham que há possibilidades de ser no Porto?? Faro parece ser de momento o unico aeroporto que tem slots disponiveis para um novo avião, mas quem sabe..

    1. A 19 Setembro o Pedro escreveu que existem alguns dias com 4 aviões a sair à1a hora!

      Eu pude confirmar, logo diria que sim será para o Porto.

      Não duvido que novas rotas/destinos irão aparecer.
      Quem sabe se será desta que alguém entra em Roma?! Milão ou até mesmo Berlim, como já alguém salientou em tempos!?
      Ou simplesmente aumentos em rotas existentes.
      Li algures que haveria anúncios de novas rotas da easyjet no início de Dezembro.

    2. Pelo que está carregado seria para o Porto realmente, o problema realmente são os slots. Esperemos que dê para encaixar e vejamos um novo avião em Abril.

    1. Tendo em conta o reduzido nº de slots disponíveis para o Porto, creio que a entrada da TAP para FCO em S20 …

    2. Muito interessante esse Ponta Delgada – Boston, pena que enviem o A321LR a partir de Lisboa e não do Porto. Por outro lado, ter duas companhias estatais a competir numa rota intercontinental é, no mínimo, caricato.

      Esperemos que carreguem a programação final brevemente.

      Diogo, a TAP cancelou várias rotas/frequências a partir de Lisboa, portanto tem margem de slots.

    1. No fundo sempre jogou, ainda hoje nenhum aeroporto galego chega perto dos números de passageiros internacionais que o AFSC tinha há 20 anos. Eles é que sempre venderam internamente que era a mesma coisa.

  48. Atualização 12 Novembro 2019

    Aegean Airlines

    30 Junho a 25 Setembro carregado 4ª frequência semanal.

    01 Abril a 04 Junho 2 frequências semanais (qua/sab)
    06 Junho a 28 Junho 3 frequências semanais (qua/sex/sab)
    30 Junho a 25 Setembro 4 frequências semanais (seg/qua/sex/sab)
    01 Outubro a 18 Outubro 2 frequências semanais (qua/sab)
    22 Outubro, quinta último voo.

    Os horários mantêm os mesmo de 2019

    A3724 A320 ATH 21:30 23:40 OPO
    A3725 A320 OPO 00:30 06:15 ATH

    Nota: Não esquecer que as partidas de OPO serão dia seguinte!

    1. Pré carregado no Amadeus 2 voos semanais entre 28 Outubro e 07 Novembro (Inverno 2020/21).

      A3724 A320 ATH 12:40 14:55 OPO __3____ 28OCT20/04NOV20
      A3725 A320 OPO 15:50 22:00 ATH __3____ 28OCT20/04NOV20

      A3724 A320 ATH 11:40 13:55 OPO _____6_ 31OCT20/07NOV20
      A3725 A320 OPO 14:50 21:00 ATH _____6_ 31OCT20/07NOV20

      Atrevo-me a dizer que a sazonalidade desta rota possa ter acabado!

    1. Duas dúvidas:

      O que leva a Portugália a pedir slots, não só no Porto, mas também em Lisboa e no Funchal?
      Como é que se lê a tabela dos slots? Os allocated e os pending, somados, não deveria dar o Initial Request?

    2. Excelente noticia! Passar 4 semanais de A320 para A321 é o equivalente a +1 A320 semanal.

      João, creio que isso estará relacionado com um anuncio que eles fizeram há pouco tempo que iam usar a PGA mais para mercado charter.

  49. 1ª lista de slots:

    – Novas companhias Laudamotion (já sabido) Norwegian, Tacv, El AL
    – Aumentos noss pedidos de slots: Aegean Finnair, Emirates, Eurowings, british airways, KLM, Air France, Azul, etc, etc, etc
    – No entanto há imensos slots pendentes,

    1. Uma pena o atraso das obras, típico no nosso país, o verão 2020 seria espectacular, assim haven por exemplo do aumentos residuais nas existentes e a confirmação da entrada da Norwegian , já não seria nada mau.

    2. De qualquer forma, sabemos que slots pedidos nem sempre são para utilizar. Obviamente que este ano havendo poucos disponíveis vai ter um efeito em baixa, mas por exemplo a Norwegian já em anos anteriores pediu slots, foram atribuidos, e eles não quiseram usar. Curiosamente agora tem histórico por causa disso, e se for um pedido sério podem ter maior possibilidade de atribuição.

    3. El AL?
      Até que ponto o efeito de Tel Aviv pela TAP pode atrasar esta opção ?
      Foi precisamente esta entrada que levou ao encerramento de Tel Aviv pela El AL a partir do Porto…

    4. Pedro, sempre com base na especulação, quais as tuas apostas de destinos para estas “novas” companhias ?
      O que prevês com o “reforço” da Brithis e da KLM ?
      Para já, lamento o facto da não entrada da Aer Lingus e do Night-Stop Iberia

    5. Achei curioso o pedido de slots da El Al também, embora volte a ser um pedido pequeno. Este ano não tivemos El Al mas tivemos a Neos a fazer alguns charters, portanto o interesse mantém-se. Vamos ver.

      SID, o night-stop (ou outro qualquer) da Iberia neste momento nem é possível porque não há slots nas primeiras 3h. Há alguns reforços lá que realmente estão em linha com o que temos discutido (Azul, Air France, Finnair, Lufthansa, TAP, etc) e que espero que se concretizem. Agora é questão de saber se vão encaixar slots no Porto e no destino.

      PMF, a Level tem slots pedidos à mesma, mas acho que não vão voltar sinceramente.

    6. Das 5 às 6 não há espaço para o night stop da Iberia? Ou ha voos de carga nesse período?
      Não me recordo de ver voos de passageiros sem ser o da KLM…

    7. João às 05 tens o voo da TAP para Lisboa e na época de Verão o da KLM para Amesterdão. De resto entre as 05 e as 06 não há partidas, mas acho q as autorizações para esse horário são muito limitadas.. Não sei se a nível europeu até… Porque no médio oriente por exemplo, existem muito voos a partirem durante a noite…
      Não percebo muito do assunto, não consigo ajudar mais 😉

    8. João, entre as 5h e as 6h seria possível por slots, mas voo diário a ano completo passaria a quota que ainda há disponível dentro do horário de curfew.

      Para referência o NST da Iberia em Lisboa sai entre as 6h30 e as 7h. No Porto os horários são praticamente os mesmos nos outros horários, pelo que seria expectável que neste caso procurassem o mesmo.

    9. Pedro, pelo o que está pedido, na prática, como seria a operação da Air France e da KLM ?

    10. Eles pediram um 3º diário da KLM para Amesterdão e um 2º diário da Air France para CDG (mais os reforços de Verão). Duvido que se concretizem os dois, mas acredito no reforço da AF.

    11. Tendo em conta que não acreditas no 3º diário da KL, que no meu entender também não faz muito sentido, no caso da AF prevês 2 diários durante toda a temporada e 3 na época alta ? Se assim fosse, achas que a AF apostaria num Night-Stop como tem em LIS ou ainda não é altura para isso neste momento ?

    12. E tal como o GOC questionou, a partir do pedido, como seria as operações da TAVC e da Norwegian?
      Para a El AL chega para 2xw ?

    13. A AF acho que só avançaria com NST a partir de um 3º – 4º diário, pela forma como está organizada a operação deles em CDG o NST não é tão fundamental.

      A Cabo Verde até agora não tem slots, mas suponho que o pedido sejam 3 semanais para a ilha do Sal, com horários equivalentes aos que eles têm em Lisboa.

      Da Norwegian imagino que seria pelo menos Oslo, mas com tanto slot poderia haver um outro destino (Estocolmo, por exemplo).

      O pedido da EL AL dá para mais que 2 semanais até, mas vamos ver.

    14. Fará sentido pensar na Norwegian para Londres dado o potencial no ponto a ponto e também de ligações la?

      Ou normalmente iniciam pelos países nórdicos?

      Quanto a AF, tudo o que seja mais possibilidades de ligações dentro do Europa é sempre bom. Ainda para mais com a possibilidade de conjugar com a KLM.

    15. Eles em Londres estão mais focados no longo curso agora, visto que vai concentrar alguma da capacidade adicional que a Norwegian está a abandonar em Madrid, Copenhaga, Estocolmo, etc. Para ligações em Gatwick já tem a easyJet a alimentar.

    16. Pedro, mais uma vez na especulação o que poderá representar os pedidos da Brussels e da LH ?

    17. Os da Brussels imagino que sejam para mudança de horário do 2º diário, com a entrada da TAP não precisam de ter os voos assim tão juntos e podem ter um planeamento parecido ao que tem para Lisboa. Os Lufthansa previsivelmente serão para o 2º diário de Munique, que já opera agora no Inverno e era para ter começado em S19.

  50. Pedro:
    Daquilo que não está anunciado o que esperas ver em S20, numa altura em que começam os carregamentos?
    Previsões de entradas e saídas de rotas/companhias, reforços e reduções de frequências…

    1. Os mais previsiveis seriam os reforços que já foram anunciados para W19, mas que ainda não foram carregados para S20 (diário para LGW da BA, 2º diário para MUC da LH) e a programação completa da TAP, anunciada mas ainda não carregada.

      O resto é dificil prever, porque sem o prolongamento do taxiway a disponibilidade horária não só fica limitada como ainda haverão restrições no horário noturno. Estas semanas vai sair a primeira lista de slots e já se vai ver, mas espero que praticamente todos os horários fiquem bloqueados à partida com uma lista de pendentes muito grande.

    2. Luís, creio que o reforço para S. Paulo, pela Azul, advém do antecipar do início da operação a par da utilização dos A330neo

    3. Luís, o reforço da Azul é a introdução de mais voos em A339 e pela operação a temporada inteira como disse a MSA. Mais frequências seria expectavel, mas sem o taxiway a disponibilidade de slots pela manhã fica extremamente limitada, vamos ver.

      MSA, pelo que percebi os slots da Aigle em Orly voltaram à pool geral, portanto vai depender de quem fica com eles e se essas companhias tem interesse em os usar em voos para o Porto. Não havendo esse reforço, imagino que haverá através de CDG. A AF já carregou principalmente A321s para S20, se carregar o 2º diário de reforço já haveria uma subida consideravel.

  51. Embora não diretamente relacionado com S20, foi anunciado por estes dias que tanto Transavia como Volotea passarão a disponibilizar conexões em voos próprios.

    No caso da Transavia, via Paris, as possibilidades de combinações são muito grandes e acredito que finalmente veremos um volume significativo de passageiros em ligação por Orly. Também será possivel fazer ligações via Porto, em cima dos voos corridos que já existem hoje.

    No caso da Volotea não encontrei nenhuma ligação disponivel via Bilbao, mas à medida que eles escalam a operação lá é provavel que apareçam mais para a frente. A solução que eles vão utilizar é a mesma que a easyJet usa para fazer ligações a companhias como a Norwegian, Scoot, West Jet, etc, pelo que poderia ser um passo para finalmente termos ligações Volotea – TAP no Porto.

  52. O O´Leary esteve no Algarve ontem, mas por agora ainda não houve qualquer conferência de imprensa em Portugal acerca do Verão de 2020, alguém tem informações sobre o assunto?

    1. Tenerife Sul carregado novamente o voo semanal mas agora em avião base Porto.

      Valencia carregado o 5º voo semanal de 4 Junho a 27 Agosto.

    2. Bom ver que Tenerife volta a ser carregado, tanto aparato só para fechar a base e passar a rota a sazonal. Imagino que o mesmo se vai passar com Hamburgo.

  53. Pedo, esperas alguma coisa da Finnair para esta temporada ?
    Fui acompanhando a temporada passada e cheguei a registar vários voos com 100% de capacidade, mesmo quando utilizados os A320.
    E quanto à LEVEL, pensas que os 2xw irão sair ? Depois da saída de Praga, a coisa até correu bem, o problema é que a concorrência será forte (Espero eu) …

    1. Espero que sim, Helsínquia correu muito bem, chegamos a ter mais passageiros que lugares inicialmente previstos. Há que esperar.

      Da LEVEL ainda não saiu nada deles para Viena, mas não me surpreenderia se saíssem da rota, a Lauda e a Wizz comeram-lhes o espaço.

  54. A Ryanair tem anunciado as programações para o verão nos últimos dias. Já anunciaram os programas do Reino Unido, Irlanda, Polónia, Itália e hoje, Espanha. E está extremamente soft. Poucas novidades. Não espero grande coisa para o Porto.

    1. Sem novos aviões, não há milagres. Para o Porto, nunca serão grandes novidades, visto o facto de as obras teoricamente só estarem prontas daqui a um ano. Nota: Bergamo para o S20, 10x passa para 9x.

    2. Sim, as notícias continuam a ser desastrosas… A continuarmos assim, se calhar nem os 5 / 6%, que projectei para o próximo ano, cresceremos ….

    3. A Ryanair (e não só) em geral está muito conservadora com crescimento de capacidade para 2020, o que temos visto nesses países é a habitual troca de cromos. O estranho seria que o Porto fosse a exceção.
      Mas claro que daí ao apocalipse vai uma distância grande.

    4. Está tudo à espera da crise, não é de estranhar por isso que 2020 seja um ano de consolidação. E se não houver reduções aqui ou ali já será muito bom.

      Por outro lado pode também ajudar as companhias de bandeira a crescerem um pouco mais. Sobretudo no longo curso…

      Além de que não há propriamente espaço para crescer.

    5. O Brexit e o fraco crescimento económico nas principais economias europeias não são alheios a um maior conservadorismo por parte das companhias aéreas.

      Se existe uma constipação da Alemanha, em Portugal temos uma pneumonia!

    6. Para além do referido anteriormente só no último mês faliram mais 3 companhias aéreas XL Airways, Aigle Azur e a Eslovena Adria, somando a tudo isto o colapso do gigante europeu Thomas Cook que também tinha uma companhia aérea própria!

      Os tempos são de alguma incerteza no sector da aviação.

    7. Tudo verdade, mas espaço para crescer no Sa Carneiro nao falta, mesmo sem as obras terminadas, tirando uma ou outra hora….

    8. Exatamente, estamos em final de ciclo, este ano quase todas as grandes companhias europeias tiveram que rever os seus lucros em baixa. Na Ryanair nota-se mais porque eles são muito agressivos a nível de crescimento, mas nas restantes vai-se notar também.

      Em 2020 devemos ver crescimento na Europa ainda assim, mas 2021 provavelmente vai ser um ano difícil. O que temos discutido por aqui no fundo.

    1. Por curiosidade, os voos para Manchester, S20, passam a ser feitos pela base do Porto,ao contrário do S19. Em relação a Edimburgo somente 1 dos 3 será feito da base do Porto.

    2. Excelentes noticias, não me surpreende Manchester porque realmente havia espaço para crescer. Edimburgo, sem a concorrência artificial na Galiza, consolida a operação no Porto, tal como já tinha acontecido com Dublin e espero que aconteça com Bolonha.

  55. Anúncio do calendário Transavia S20

    Creio existir a perda de 1 frequência semanal para NTE conquistada em 2017, passando assim a 6xw
    ORY apresenta alguma irregularidade de frequências. Ainda assim, acho que existe uma pequena redução
    LYS, embora comece logo com 7xw, creio que ainda não está totalmente carregado….

    1. Pelo que está agora haveria redução, mas tem sido assim todos os anos, primeiro carregam uma programação básica e depois acrescentam voos.

    2. Possivelmente um misto das duas. A ANA obviamente não tem interesse em restringir artificialmente a capacidade do aeroporto, por outro lado, não podendo aproveitar Julho e Agosto melhor ter até final de Setembro ou Outubro, que o efeito é o mesmo.

    1. Não me surpreende, o cronograma já era apertado, com o problema com a linha de agua…

    2. Uma pena, e pior que vamos continuar com restrições no horário noturno durante o pico do ano. Para novos aviões baseados também fica praticamente impossível.

    3. O atraso nas obras é assim tanto que o período de fecho tem que ser o mesmo?!
      Ou será a ANA a jogar na defensiva para não falhar de novo os prazos?

  56. Noutras noticias, ontem à noite a Delta anunciou que iria adquirir uma parte a LATAM, que assim sairá da oneworld. O foco está obviamente as Américas, mas pode ter consequencias na Europa também. Atualemente a operação europeia da LATAM está muito apoiada na Iberia, mas poderíamos ver esse acordo ser substituído por acordos com a Air Europa e por um reforço do que já tem com a Air France – KLM, afetando as operações dessas companhias no Porto e mesmo as perspectivas de voos diretos LATAM.

    1. Excelente noticia! Este ano já tivemos o regresso da Antalya, que era outro dos destinos clássicos naquela zona.

      Punta Cana este Inverno vão fazer a partir de Lisboa com A321LR, podia ser uma excelente oportunidade para dobrar os voos que tradiconalmente são feitos com A333 no Verão e ter partidas do Porto. Mas estando os operadores concentrados em Lisboa, já sabemos que é dificil.

  57. Por estes dias tivemos o World Routes, um dos maiores eventos de networking entre aeroportos e companhias aéreas. No meio, numa das conferências, o diretor de planeamento de rotas da JetBlue mostrou um mapa com as rotas que eles estão a estudar na Europa:

    O Porto aparece logo no alcance dos A321LR, que a JetBlue vai receber em 2021.

    1. Vamos ver o que estará para sair da Ryanair, para o Verão. Em breve estarão nas habituais conferências. Espero que, rapidamente, apostem em rotas para cobrir a perda gigante de passageiros, resultante da descontinuação da rota de Lisboa.

    2. A grande perda de passageiros da Ryanair para Lisboa já estamos a sentir este ano, embora a TAP esteja a conseguir absorver cerca de metade deles. No próximo ano espero que seja ainda mais suave, porque haverá uma substituição quase 1:1 entre lugares perdidos pela Ryanair e lugares novos na TAP.

    1. às 3ªas e Sabádos, ótimo, pq a operaçao da Easyjet é às 2ªf, 4fª e 6ªs feiras!

    2. Excelente noticia! E felizmente sem pisar os horários da easyJet, assim ficamos com 5xw, que é o que a easyJet já devia ter sozinha.

      Vamos ver realmente é como fica Baden-Baden, se fosse uma transferência da operação o normal seria que houvessem mais rotas a transitar, embora no caso do Porto esteja também Estrasburgo logo ao lado.

    3. Faz todo o sentido para substituir Baden-Baden. A Lauda usa Airbus e não vive a incerteza que a Ryanair vive com os 737 MAX. Assim libertam capacidade na Ryanair, ficando mais folgados enquanto a Boeing não resolve de vez o assunto.

    4. A falência da Thomas Cook não poderá deixar no mercado aviões para a Ryanair? Ou na verdade há é receio de investir nesta altura?
      O raciocinio pode ser o mesmo para a Lauda já que também tinham Airbus…

    5. Nem é por aí João Ferreira, é porque a marca Lauda está a ser desenvolvida para ter um reconhecimento que a marca Ryanair não tem conseguido (excepto em Berlim). Para isso, e para conseguir atingir uma base de custos competitiva, precisa de escala, daí que seja normal começarmos a ver voos a passar da Ryanair para a Lauda à medida que vão recebendo aviões. Espero que vejamos um movimento semelhante de Weeze para Düsseldorf brevemente.

      João, a Thomas Cook operava Airbus, e sempre houveram Airbus no mercado. O que eles queriam para a Lauda eram A321neo e B737MAX para a Ryanair. À semelhança do que aconteceu com a Monarch, vão haver novos slots disponiveis em Gatwick e margem noutros aeroportos no RU, mas provavelmente irão para cobrir destinos de sol e praia.

    1. Assim de repente, a manter-se é um retrocesso, mas pode ser que tenha só sido uma resposta ao lançamento da temporada por parte da Easyjet, e ainda surjam algumas novidades, esperemos!!!

    2. Eles estão a carregar a primeira versão, depois vem aquele período onde dão conferências de imprensa em todo o lado para apresentar novidades e depois disso ainda fazem uns ajustes finais. Não há motivo para preocupação.

    3. É provável que NAP desapareça? Primeiro passam a rota a sazonal e agora não programaram nada para o verão. Utilizei várias vezes e os voos iam sempre cheios, apesar de com a politica da Ryanair isso não ter nada que ver com rentabilidade.

    4. Fora os meses mais fortes do Verão, NAP tem estado com níveis de preço baixos para o sector que é, não ficaria surpreendido se cancelarem.

    5. Karlsruhe / Baden-Baden finalmente carregada com as mesmas duas frequências semanais.
      Eu também temi por Memmingen (Munique), pois na altura que “caiu” FKB também “caiu” FMM!
      Se por um lado temi, por outro esperava na entrada da Laudamotion em MUC/OPO!

  58. A Easyjet colocara à venda, amanhã dia 19, voos até 30 de agosto de 2020. Normalmente as novidades costumas ser anunciadas no final do ano, mas nunca se sabe.

    1. Estão mais rápidos que o normal, ou é impressão minha?

      E mesmo que não anunciem novas rotas, dá para ver variações nas frequências nas rotas já existentes.

    2. Parece-me que estão mais ou menos em linha com anos anteriores, devem carregar a programação calcada de S19. No nosso caso, em principio, deve aparecer pelo menos Montpellier e o reforço de Bordéus, que iniciam em W19.

    3. Já estão carregados os voos. Málaga inicia mais cedo e com 3 semanais, Bordeus aumenta por passar a temporada inteira e entra Montpellier.

      Nota-se que a programação ainda estará incompleta. Por exemplo, durante Abril as rotas francesas tem uma série de frequências que não estão carregadas, e que devem aparecer mais tarde. As rotações dos aviões da base, assim à primeira vista, estão incompletas, havendo depois dias com 4 A320 na base.

    1. Está carregada uma programação copia deste Verão, mais para a frente é quando serão feitos ajustes e carregada a programação final.

  59. Não sei se me escapou alguma coisa, mas no site da Ryanair, Alghero aparece como destino do Porto. Sem voos carregados, de qualquer forma.

  60. Não sei se me escapou alguma coisa, mas no site da Ryanair, aparece Alghero como destino do Porto. Não tem qualquer voo carregado.

    1. Ryanair FR5265/52640 (Porto – Cagliari – Porto), de dia 03 Maio por algum motivo operou (programado mesmo) para Alghero!

      Deve ter ficado no sistema por esquecimento.

    1. Ainda é mesmo muito cedo para se concluir o que quer que seja sobre S20, GP.

  61. Alguém faz ideia quando serão lançados os voos OPO-PDL para o Verão 2020?
    Visto que atualmente apenas estão carregados voos até 28 de Março de/para o Porto ao contrário de LIS que já tem o verão carregado.

    1. Não deve estar a demorar muito, mas imagino que este ano estará demorado por causa da questão dos MAX. Ainda estão a mexer na programação para o 1º trimestre de 2020.

    2. Obrigado Pedro, também ninguém me mandou escolher férias mesmo nos dias de transição.

  62. Atualização 29 Agosto:

    – Laudamotion carregado e à venda 4 voos semanais.

    – Aegean Airlines também já carregou verão 2020, antecipando em duas semanas o início para 01 de Abril.

    – Royal Air Maroc carregado os 7 voos semanais logo a partir do início da temporada S20 (este verão o voo ás terças começou somente a 9 Julho).

    1. Não haverá ninguém que possa aproveitar a saída da CSA de Praga? Fica ali um buraco muito grande…

    2. Já adicionados os Lauda e os RAM. No caso da Aegean a coisa fica mais ou menos na mesma, e a Level ainda não publicou S20. Da CSA vamos esperar também, ainda é muito cedo.

    3. A Royal Air Maroc recuou e tem o 7º carregado apenas a partir de julho, como S19.
      Vi também algumas frequências carregadas em E190, principalmente em Maio.

    4. Vou ter que rever a RAM, já começa a ser um clássico.

      SID, apesar de haver mais voos, este ano não há nenhum programado com A321 portanto a capacidade é sensivemente a mesma.

    5. Atualização:
      Royal Air Maroc continua a operação que programou para S19. Ou seja, o 7xw apenas acontece de forma temporária na época mais alta

    6. A RAM enviou um comunicado sobre Pequim, que foi divulgada por vários meios, incluindo a CMP. O que fazem sempre, no fundo, não é que se esteja a fazer alguma promoção especial.

  63. Atualização 22 Agosto:
    – United anunciou que vai iniciar os voos para EWR logo no inicio da temporada, o que dá um aumento da operação em cerca de 20%.
    – Wizzair carregou os voos de Viena para S20, mantém 2 frequências semanais: 4ªf e Dom até final de Junho, 2ª e 6ª a partir de Julho (dois dos dias em que a Lauda deve operar também).

  64. Também a Vueling já carregou os 3xw para BIO logo a partir do início da temporada.
    Mais 2 meses comparativamente a S19

    1. Um dado curioso!
      Passamos a ter mais frequências semanais para Madrid do que para Lisboa
      Não obstante, o night-stop da Iberia continua a representar-se como uma falha!

    2. !ERRATA!
      O Amadeus duplicou um fuso horário e eu, por erro, considerei 28xw
      Para já só estão carregados 21xw
      Pedro, por favor, elimina o comentário
      Desde já as minhas desculpas pelo erro cometido!

    1. Saiu a segunda lista de slots. Não vejo grandes novidades em relação à primeira, à primeira vista.

    2. Desta 2ª lista retiro algumas ideias principais:

      – Incremento do reforço da Air France
      – Emirates duplica o pedido
      – El AL duplica o pedido

    3. A Air France já começou as primeiras mexidas na programação
      A321 na maior parte dos voos e todos os voos da temporada passam a ter um único horário: saídas do Porto às 16h20

Deixe uma resposta para Allure Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.