29 Companhias regulares de passageiros (+5 full cargo)
































112 Destinos regulares: Europa (102), África (4), América do Norte (3), América do Sul (2) e Médio Oriente (1)
Agadir [AGA] | Alicante [ALC] | Amesterdão [AMS] |
Atenas [ATH] | Barcelona [BCN] | Bari [BRI] |
Basileia [BSL] | Bergerac [EGC] | Berlim [BER] |
Bilbau [BIO] | Billund [BLL] | Birmingham [BHX] |
Bolonha [BLQ] | Bordéus [BOD] | Bremen [BRE] |
Brest [BES] | Bristol [BRS] | Brive [BVE] |
Bruxelas – Charleroi [CRL] | Bruxelas – Zaventem [BRU] | Cagliari [CAG] |
Carcassone [CCF] | Casablanca [CMN] | Castellón [CDT] |
Clermont-Ferrand [CFE] | Colónia [CGN] | Copenhaga [CPH] |
Cracóvia [KRK] | Dole [DLE] | Dortmund [DTM] |
Dublin [DUB] | Düsseldorf [DUS] | Düsseldorf – Weeze [NRN] |
Edimburgo [EDI] | Eindhoven [EIN] | Estocolmo – Arlanda [ARN] |
Estugarda [STR] | Faro [FAO] | Frankfurt [FRA] |
Frankfurt – Hahn [HHN] | Funchal [FNC] | Genebra [GVA] |
Glasgow [GLA] | Hamburgo [HAM] | Ibiza [IBZ] |
Istambul [IST] | Karlsruhe/Baden Baden [FKB] | La Rochelle [LRH] |
Las Palmas [LPA] | Leeds / Bradford [LBA] | Lille [LIL] |
Lisboa [LIS] | Liverpool [LPL] | Londres – Gatwick [LGW] |
Londres – Heathrow [LHR] | Londres – Luton [LTN] | Londres – Stansted [STN] |
Luanda [LAD] | Luxemburgo [LUX] | Lyon [LYS] |
Madrid [MAD] | Málaga [AGP] | Malta [MLA] |
Manchester [MAN] | Marrakexe [RAK] | Marselha [MRS] |
Memmingen [FMM] | Milão – Bergamo [BGY] | Milão – Malpensa [MXP] |
Montreal [YUL] | Munique [MUC] | Nantes [NTE] |
Nápoles [NAP] | Nice [NCE] | Nîmes [FNI] |
Nova Iorque – Newark [EWR] | Nuremberga [NUE] | Oslo [OSL] |
Palermo [PMO] | Palma de Maiorca [PMI] | Paris – Beauvais [BVA] |
Paris – Charles de Gaulle [CDG] | Paris – Orly [ORY] | Paris – Vatry [XCR] |
Ponta Delgada [PDL] | Porto Santo [PXO] | Praga [PRG] |
Rennes [RNS] | Reykjavik [KEF] | Riga [RIX] |
Rio de Janeiro – Galeão [GIG] | Roma – Ciampino [CIA] | Roma – Fiumicino [FCO] |
São Paulo – Guarulhos [GRU] | Sevilha [SVQ] | Shannon [SNN] |
Tel Aviv [TLV] | Tenerife – Norte [TFN] | Tenerife – Sul [TFS] |
Terceira [TER] | Toronto – Pearson [YYZ] | Toulouse [TLS] |
Tours [TUF] | Trapani [TPS] | Turim [TRN] |
Valência [VLC] | Varsóvia – Chopin [WAW] | Varsóvia – Modlin [WMI] |
Veneza – Treviso [TSF] | Viena [VIE] | Wroclaw [WRO] |
Zurique [ZRH] |
Flyr que desaparecerá desta lista provocou uma enchente nos primeiros voos da Norwegian a partir de Oslo.
Contava que a nórdica se reforçasse dado o sucesso da rota em S22
A ver vamos.
O Pedro terá dito que teve sucesso.
Mas os custos operacionais são muito diferentes.
Para a Fly foi das poucas rotas com sucesso.
Importante que consolide.
A flyr abriu falência, podendo é retirar das companhias
Notei hoje de manhá. Voo Transavia sem duvida ORY na porta 35.
Fiquei agradavelmente surpreendido. Em ver que utilizavam a manga para uso dos passageiros.
Bom sinal que mais companhias low cost facilitam este serviço. E evitar que elas ficam as moscas.
Nelo.
Até poderá ter sido ocasional mas, quer com a Transavia quer com a Vueling embarquei e desembarquei sempre em manga
Pelo que percebi, estão a fazer embarque misto, filas da frente pela manga, filas de trás pelas escadas. Um dos problemas em ter mais LCCs a usar mangas era não conseguirem um turnaround tão rápido, mas com esta modalidade mista fica resolvido. Também acredito que com o tempo levará a mais vendas de lugares da frente. A Vueling e a Eurowings já usavam as mangas e espero que eventualmente a easyJet também as use em alguns voos.
Sobre as mangas ficarem às moscas, já há muitos anos que não é o caso. Não faltam voos que tem que ir para as posições remotas por falta de disponibilidade de manga.
A Ryanair tem feito embarques nas portas 34 e 35 no período da manhã em mangas nos mesmos modelos da Transavia. Até meio do avião pela manga, pós meio pelas escadas. As mangas já são usadas por quase todos os operadores. Curioso também que nesse mesmo período os embarques na porta 10 e 11 foram exclusivamente por meio de escadas com a manga ali à mão. Dado o elevado fluxo no período da manhã as LC já começaram a usar as portas 4 a 8 em conjunto com as habituais companhias de bandeira. Pena é que não exista naquele espaço nenhum ecrã informativo de portas de embarque de forma a que, quando mudam ou quando os voos sofrem atrasos, os passageiros possam estar informados.
Muito obrigado por essa confirmação PMF. É bom haver essa melhoria na experiencia cliente pelas companhias e justifica a faturação de um suplemento. Esses suplementos cash flow para eles. Bem pensados, nesses periodos de transporte em massa e permitir uma melhor comodidade aos passageiros.
Há uma bela movimentação no aeroporto e se continuar assim vamos ter belas estatísticas. O destino PORTO e PORTUGAL recomenda-se (não tenho a musica “that’s girl” para colocar…) e outros destinos hão de aparecer.
Bom sinal. Noutros aeroportos europeus já se começa a ver também FSCs a embarcar nesses moldes, filas da frente na manga, filas de trás por escadas. Turnarounds mais rápidos e valor acrescentado para venda de lugares na frente. Por outro lado continuam a faltar máquinas de embarque automáticas, preparadas para embarques por grupo, para agilizar ainda mais o processo.
Relativamente aos busgates, é normal que tenham cada vez mais uso porque não há posições de contacto suficientes.
Pedro.
Considera possível que Helsínquia opere este verão?
Helsínquia tem um operador turístico finlandês atrás a apoiar, se eles quiserem apostar novamente pelo destino acho que podemos ter os voos 2 ou 3 meses. Mas sem isso provavelmente não.
Pedro, Bucareste [OTP] também já não faz sentido aparecer na lista.
Certo, já está atualizado.
Pedro.
Não que seja importante mas Roma Fiumicino não deveria ser contabilizado como destino.
Aliás pessoalmente não olho muito para isso pois é bem mais importante os destinos que refere como Unserved e Underserved
Não estou a perceber porque é que Fiumicino não devia ser contabilizado como destino, é por os voos não terem começado?
Isto é separado da página das rotas potenciais, não se excluem uma à outra.
Pedro.
Roma Fiumicino não aparece na lista de destinos.
Obrigado Luís, não tinha reparado, já está corrigido.
Laudamotion, atual Ryanair, e Finnair ainda deverão constar na lista?
A Lauda em teoria opera os voos para Viena, mas na prática realmente é tudo Ryanair. Seria como ter a Edelweiss por fazer voos para a Swiss.
A Finnair vamos deixar por agora.
https://www.publituris.pt/2022/06/08/grupo-criado-para-otimizar-conetividade-aerea-do-norte-reune-se-pela-1-a-vez
Pete & Cª, isto é para inglês ver ou poderá dar frutos no médio/longo prazo?
É só para fazer barulho, mas preocupa-me. Se não atrapalhar já não vai ser mau.
Se falarem da expansão do aeroporto já seria bem bom.
Em tudo o resto é só ruído porque €s mexem pouco…
Repara neste parágrafo do artigo:
“Quando o grupo foi criado, apresentou como primeiro objetivo “encontrar soluções sustentáveis para a compensação das rotas e linhas não operadas pela TAP a Norte, designadamente para Estados Unidos da América (EUA), Europa e Médio Oriente”.”
Alguém com um mínimo de conhecimento da realidade não poderia escrever um disparate destes. E não conhecendo a realidade seguramente ignoram o problema do espaço.
É inegavel que convém manter o hub de Lisboa para a TAP,
asdim como os passageiros corporate.
Ao nivel operacional a frota embraer permite lhes ganhos operacionais. É peeciso memos um tripulante (3 cabin crews). Cheios os Embraer levam até 100 e poucos passageiros.
Imagino que devem ser económicos.
E também rentabilizam esses equipamentos.
Não admira utilizar os embraer na ultima rotação do dia para Paris.
Conseguiam sem duvida fazer essa rotação com Airbus mas a logica deve ser outra.
De qualquer modo as Low Cost estão muito bem posicionadas no Porto. E parece que agora estão a ter mais consideração com os clientes na hora do embarque (respeitando o Speedy Boarding…) notei alguma melhoria.
E no segmento turístico as low cost são as mais bem posicionadas.
Agora sobre a Iberia…. Ainda estou para a ver as reclamações quando os passageiros perderem a última correspondência para o Porto… Como é que vai ser…
Basta ver o que acontece com a última rotação da Ponte Aérea para o Porto. Se o vôo que vai fazer ligação chegar atrasado, eles não esperam…
Nota final : foi bom cruzar muitos adeptos merengues à hora do embarque em Paris CDG de regresso para o Porto, no vôo da Easyjet no final do dia. Há muitos hermanos que viajam via Porto
NELO, nem sei onde hei de pegar. A conveniência do hub da TAP ser em Lisboa só se for para garantir os apoios do Estado que a vão mantendo, porque se estivesse noutro sítio já há muito que tinha desaparecido. Também não sei onde andam esses passageiros corporate todos, se existissem seguramente a empresa teria lucros regulares e não fazia falta estar a falar em resgates. E também não sei onde está essa eficiência dos Embraer da TAP. Basta olhar para os peers da TAP e observar que nenhuma os tem.
O que sabemos é que a TAP, sendo uma pequena empresa, foi das europeias que mais precisou de capital a fundo perdido do Estado onde está sedidada. E também sabemos que a estratégia para sair do buraco é continuar a fazer o mesmo que se fazia antes. Tem tudo para dar certo.
Trajetória muito difícil de repor… Irá acabar como a Alitalia então.
Dará para criar uma nova companhia como nesse famoso caso e que agora chama-se ITA?
Antes fosse. A Alitalia fechou e a nova empresa não só custou menos dinheiro à Itália (que tem x6 a população de Portugal…) como já está em fase de privatização, estando previsto algum encaixe para o Estado Italiano e a entrada de um parceiro de peso.
Para fazer algo parecido com a TAP seria preciso meter ainda mais dinheiro.
Então somos masoquistas… Andamos nos a fazer mal com isto.
E a finalidade vai ser a privatização e talvez integração num grupo grande (não uma nova Atlântic Gateway).
Porque não decidem já a falência da companhia? Não sei?
Será para poder manter o aeroporto General sem medo?
Por algum motivo…
Não duvido que a TAP contribui para o PIB nacional…
No domingo à tarde as descolagens faziam se no sentido Vila do Conde / Matosinhos. E naquela altura haviam muitos movimentos.
É nessas marés que podemos apreciar a utilidade do prolongamento do taxiway.
Pouca tempo de espera. Maior fluidez. É um ponto positivo. E vai ajudar muito na organização das rotações durante o verão.
Já foi vallidado em caso de nevoeiro?
Sim, é um tiro no pé para o país e é uma pena, porque podia ser um projecto importante para o país. Mas a finalidade não é essa, é dizer que em Lisboa há um hub e que não é menos que Madrid ou outras capitais europeias. O projecto do NAL em Alcochete ia nessa linha, e não surpreende que esteja a ser considerado outra vez.
Sobre o taxiway, não tenho a certeza mas acho que ainda não. Para o Inverno continuamos com a limitação a 24 mov/h.
Será verdade o que se fala nos ultimos dias sobre na aposta da IBERIA e British Airways no Aeroporto
Por Iberia e British Airways suponho que se referem ao Grupo IAG, que este Verão está com +20% de capacidade face ao Verão 2019. Principalmente os voos para Heathrow e o NST da BA são apostas fortes, mas também partem de uma base mais baixa do que seria expectável.
Para referência, em S22 o Grupo LH (+ a United) está com +20% de capacidade que a IAG e a AF-KLM +50%. Eu sei que politicamente fica bem falar de Madrid vs Lisboa, mas na prática a IAG é muito conservadora no Porto e é a única das grandes com maior presença na Galiza que no AFSC.
Sinceramente e depois de ler a notícia que ontem saiu no JN, não me parece mais do que uma bicada para “inglês/espanhol ver”.
O Porto, seja através da CM, da AEP, da ACP ou outras entidades públicas e/ou privadas, muito mais tem que fazer para tal, de uma forma mais objetiva que apenas o “berreiro” do costume, nas épocas do costume! (Embora perceba a limitação operacional e organizacional que existe).
Que todos percebemos em Portugal que é errado, certo, que todos percebemos que acima de tudo, não podem ser os portugueses a pagar um brinquedo de luxo e caro em Lisboa, certo, mas apresente-se algo palpável, um estudo que demonstre aquilo que são as palavras proferidas, uma alternativa sustentável.
Querem uma? Nem que seja (na loucura) ameaçar que se vai constituir uma nova TAP (Transportes Aéreos do Porto) e que é exigível o mesmo grau de financiamento estatal que está a ser garantido à “velha” TAP/TAL.
Pois estas ações repetidamente tomadas, estas palavras inócuas, não são provocam efeito no Terreiro do Paço.
Lá diz o ditado que “… ladra e a caravana passa”.
Fico por aqui senão os devaneios continuam!
O problema é que desde o início se deixaram cair na armadilha dos coitadinhos que querem uma esmola, em vez de explicar que o dinheiro na TAP é a fundo perdido. Agora já vão tarde, o mal já está feito.
Criar ou sugerir uma companhia portuense seria outro tiro no pé. A pedir compensações, o que é preciso é assegurar a alta velocidade para o AFSC, garantir a expansão do terminal e pensar em soluções para mercados governados por acordos bilaterais. Com isso ficaríamos muito bem servidos.
Como sempre concordo em absoluto com o Pedro.
Não temos nada que andar com chorinho que a TAP não vem cá.
A TAP é ma cá e em QQ lugar mesmo em Lisboa, é atirar dinheiro ao lixo com péssimo retorno.
Sim fora de Lisboa o retorno ao investimento é par lá de mau.
Mas fazer TAPs fora de Lisboa e esperar melhores resultados é surreal
Certo, mesmo em Lisboa o retorno não é o melhor, mas as quantidades de dinheiro lá metidas são de tal ordem que o impacto é inegável. De qualquer forma a TAP não existe por ser a solução mais eficiente, aliás os custos pouco interessam, existe por uma questão de prestígio (da capital) e ideologia política.
Hey guys
Is the data in this table up to date?
Thanks
Not at the moment, it will be updated when things stabilize a bit. Same for your other comment on the Rotas Potenciais page.
“…No início de todos os anos, a companhia analisa várias possibilidades de reforço de frequências ou abertura de novos destinos. Para Portugal, sem revelar nenhum plano em concreto, Cinthia Louza destacou possibilidades como um voo Porto – São Paulo, uma nova rota para o Nordeste ou um Lisboa – Rio de Janeiro, sendo esta última opção a mais provável, por incluir tráfego de lazer e negócios…”
in: http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/latam-ja-voa-com-a350-para-lisboa-a-sua-rota-mais-rentavel-na-europa/
“…Foi também falado num potencial São Paulo-Porto, com a aposta no Norte de Portugal a ser feita pelo mercado corporate e a contar também com o mercado do Norte de Espanha. Já para reforçar a rota de Lisboa, com uma outra frequência diária, “precisamos de mais um Airbus A350 para não misturarmos aviões”. A companhia aérea tem, de momento, oito destes aviões, na sua frota. Encontra-se à espera do nono, sendo que até 2021 contará com um total de 12 aviões deste tipo…”
in: http://www.turisver.com/sao-paulo-lisboa-da-latam-com-ocupacao-superior-a-85-em-2019/
Já a Publituris nada menciona a uma rota Brasil/Porto.
https://www.publituris.pt/2020/02/04/latam-airlines-coloca-a350-na-rota-de-lisboa-e-aumenta-capacidade-em-mais-de-25/
Veremos, mas a LATAM acabou com o longo curso que a TAM tinha no Rio de Janeiro em detrimento de São Paulo e de Brasília. Que se mencione um Rio – Lisboa como o mais provável desenvolvimento da LATAM em Portugal é muito suspeito.
Da mesma forma, quando dizem que metade dos passageiros chegam a Lisboa e fazem ligação, fazem ligação para onde? A LATAM em Lisboa tem acordo com a Iberia para Madrid, com a AF para Paris, com a BA para Londres e com a LH para Frankfurt e Munique. Excepto Munique, são tudo destinos para onde eles tem voo directo. Se assim fosse, imagino que o lógico seria reforçar esses destinos, ou em último caso reforçar Madrid visto que lá as possibilidades de ligação são muito maiores.
EK – Dubai
Embora não refiram números, é sempre mais um aspeto positivo para este novo serviço que completou ontem 7 meses
https://www.publituris.pt/2020/02/03/rota-da-emirates-para-o-porto-evolui-muito-favoravelmente/
Parecem respostas muito standard, pena não ter dito nada sobre a carga.
Com as saídas de Napoles, Las Palmas, Katowice, Wroclaw e Menorca a caminhada para os 100 destinos regulares está mais complicada …
E Praga!
Não sei se Menorca sai, mas sim, este ano o nº de destinos será inferior.
Tirando Praga, que pouco operou em 2019, e Las Palmas, que tinha uma operação regular muito reduzida, convenhamos que os outros destinos eram marginais.
Bom dia.
A Qatar anunciou voo quase bi-diário para Lisboa, e também aumento de voos para Málaga:
http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/qatar-airways-tera-quase-dois-voos-por-dia-para-lisboa-este-verao/
Com o sucesso da rota e procura por Portugal, não poderão pensar no Porto a curto prazo?
Seria excelente!
Eles queriam era vir para o Porto, mas devido ao atraso das obras optaram por Lisboa 🙂 🙂 🙂
Agora a sério, que tenham o maior sucesso!
Diria que que em 2/3 anos estarão por aqui no Porto.
Ainda existem voos entre Porto e Faro pela Ryanair? Tenho andado a procura e não encontro.
Para Abril.
Sim, claro!
Serão 11 semanais
Andas a procurar mal. Uma pesquisa rápida na app da ryanair dá voos todos os dias.
Felizmente estes continuam……
Acabei de encontrar esta petição:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95050
Não me parece que dê em alguma coisa, mas pelos vistos não há mais gente atenta a esta situação…
Mais do mesmo pese a boa intenção.
Reitero o que penso.
É o nosso comportamento que define o futuro.
Quando todos ou a maioria utilizar as ligações disponíveis, as ligações diretas aparecem. Roma? Utilizar Madrid ou mesmo Paris ou Barcelona.
Heathrow, apostar em Amesterdão, Frankfurt ou mesmoo Madrid. Claro que para Ásia Dubai se direto ou Istambul
O IAG anunciou a compra da Air Europa através da Iberia. Que implicações poderá ter para o AFSC?
Uma jogada mestre do IAG! Ainda está pendente de aprovação, mas diria que a concretizar-se seria uma boa noticia para o AFSC:
– Consolidação da operação para Madrid: dificilmente se manterá a operação de 8 diários entre Air Europa e Iberia com aviões pequenos. Acredito que veremos aviões mais grandes da Iberia na rota e a substituição dos 4 diários da Air Europa por 1 ou 2 diários com Airbus;
– Operação hub em Madrid mais ampla: com a eliminação das duplicidades na rede e a criação de sinergias, a prazo teremos uma operação hub em Madrid bem mais musculada e com um maior leque de opções. Com o elevado número de voos que temos, e continuaremos a ter para fazer ligação, isso acabará por se traduzir em melhor conectividade indireta para o Porto;
– Competição mais forte para as Americas: a operação consolidada da Air Europa e da Iberia, principalmente para o Brasil, vai dar muito trabalho à TAP-Azul/AF-KLM/LATAM, que serão forçadas a reforçar a sua posição competitiva, seja a nivel de preços seja a nível de oferta;
– Coloca mais pressão na TAP: a Air Europa ia mantendo a Iberia artificialmente mais fraca, o que acabava por ajudar a TAP. Com a combinação das duas, ficará mais evidente a necesidade da TAP ganhar escala, nomeadamente através da finalização do acordo de JV com a Azul para o Atlântico Sul e a entrada numa das JV do Atlântico Norte. Ficará também mais clara a necessidade de escalar a operação no Porto, uma vez que em Lisboa não são possiveis ganhos de escala significativos.
– Reforça a posição competitiva do AFSC na região: Juntamente com a chegada do comboio de alta velocidade, vai deixar os aeroportos de Vigo e da Corunha como um monopolios do IAG. No caso de Vigo, fica mais em aberto o cenário de fecho do aeroporto.
Os números avançados pela IAG também mostram bem a força de Madrid, e a importância da TAP ter uma rota Porto-Madrid forte para ajudar a escalar a operação aqui.
Pedro
Como sempre os seus comentários são sábios.
No entanto julgo que ainda existe outra opção. A redução de operações será para sete, fruto da introdução do night stop.
Assim o grupo IAG fica a oferecer excelentes ligações para América do Sul mas também para a do Norte. Quanto a ligações para a Europa ( quando não servidos em direto ou underserved como ex Bilbao) pese a diferença horária, estaremos conversados.
Enfim uma quase ponte aérea para um hub digno de tal designação.
Mais no ponto a ponto a concorrência só tem um nome. Ryanair. Os ventoinhas são cartas fora do baralho.
Apenas vamos perder na concorrência. No entanto a cobiça pelos passageiros em ligação para os destinos supra referidos vai manter os preços a bom nívelpenso que não é só o meu ódio pala TAL a falar
Luis, poderia ser, mas acho que 7 diários seria excessivo. Suponho que a Iberia vai querer desfazer-se dos Embraers da Air Europa e aproveitar as economias de escala dos Airbus. Ter os atuais 4 diarios com A321, somando o NST também em A321, seria um salto grande e permitiria absorver a operação da Air Europa sem grande problema. Para ligações, com 5 diários ficariam todas as ondas de ligação cobertas, mais voos acabariam por ser em horas vale exclusivamente para ponto-a-ponto, onde a Ryanair e a TAP são mais eficientes.
Provavelmente este não é o local mas aqui fica
Alguém tem fotografias do Airbus Beluga XL em treino no AFSC?
O JN tinha algumas:
https://www.jn.pt/local/galerias/interior/beluga-xl-a-baleia-dos-ares-passou-pelo-porto-11021856.html
Pode ser que algum dos spotters te consiga mais umas quantas.
A nova roupa do blog está muito porreira. Simples mas mais limpinha.
Ia dizer o mesmo!
Sim senhor! Foi uma boa mudança
Muito bom mesmo. E facilita e muito a leitura e acompanhamento dos comentários em mobile.
Hoje o aeroporto deve estar à pinha, todos os parques cheios quase. Um Junho muito muito forte com estes dois fins de semana prolongados e com a Liga da Nações.
Obrigado! Sim, é um desenho parecido mas atualizado e já preparado para mobile/tablet. Também tem mais largura de texto e de imagem, o que vai dá muito jeito também.
Podem remover Nápoles e Edinburgo
Confesso que esparava a 100ª rota aquando dos anúncios da Ryanair. Não sendo a época de inverno muito fértil em novas ligações diretas creio que temos que esperar pelos anúncios para S20
Remover porque?
Se forem sazonais devem continuar.
Temos de ver isto com alguma calma.
Estar a crescer a este ritmo é que deveria ser realçado por ser invulgar. Está a crescer bem mais que Lx pese a preferência da TAL.
Janeiro com crescimento excelente.
Novas rotas importantíssimas ( não só Dubai, anual, que foi a cereja no topo do bolo)
FINALMENTE!!!
A partir de Julho Porto – Dubai direto com a EMIRATES!!
https://www.jn.pt/economia/dinheiro-vivo/interior/emirates-voa-do-porto-para-o-dubai-a-partir-de-2-de-julho-10593741.html
Aqui está uma notícia que projecta ainda mais, o nosso fantástico AFSC !.
Que venham “muitas” mais notícias destas……
Novidade fantástica, para o nosso grande AFC !.
Que saiam muitas mais notícias, como esta……
Boa tarde,
Amanhã à tarde vai haver um voo Porto-Roterdão da Transavia.
Alguém sabe a que se deve?
Falta atualizar com Brest – 98 destinos 😀
Fica na mesma, porque sai Lorient
Com São Paulo – Viracopos ficamos com 97 destinos, já não falta muito para os 100!
Dubai, Oslo e ……… 🙂 pena não continuarmos com Telavive!
Telavive continua com a Arkia
Afinal telavive continua?
Existiam 2 companhias a voar para Telavive: a ElAl pela marca Sundor e a Arkia (com voos de 15 em 15 dias). Com a presumível saída da ElAl ainda resta a Arkia…
Então agora estamos nos 99? Ou eu perdi ai algumas novidades e ja chegamos aos 100?
O proximo destino leva a cereja?
98. Toulouse já existia. Eram 96, com Dubai e Malaga, dá 98.
A Level abriu base em Vienna, com bastantes rotas europeias. Infelizmente não nos calhou …. Que pena não termos esta rota regular, como no ano passado, ainda para mais em low-cost… funcionaria que nem uma luva….
Aqui ficam as rotas para os mais curiosos:
https://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/279349/level-launches-vienna-service-from-july-2018/
Por que não usaram a marca Vueling?
Pensei que a Level fosse só para voos intercontinentais.
Também não entendo. Será a marca Vueling “mal recebida” na Áustria? Ou estão a preparar o longo curso ali também?
Os A321 para Porto – Viena é que me parecem grandes demais se calhar.
Meteram Espanha, Milão e Londres, mais um ou outro voo para o Mediterrâneo. Seria estranho que avançassem para uma rota como o Porto nesta altura.
Tendo em conta o novo aeroporto de Londres:
http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/ryanair-vai-voar-da-sua-nova-base-de-londres-southend-para-faro/
E visto que Londres terá este ano, valores próximos ou superiores a milhão de passageiros (Top 3 das cidades com partida do Sá Carneiro), será que poderão avançar para o Porto rapidamente?
O aeroporto fica a 60 Km de Londres, menos que Stansted que fica a aproximadamente 80 Km…
É impressionante o espaço aéreo em Londres, e a facilidade com que abrem um aeroporto. Cá para termos mais um aeroporto, nem em 2030… Ahah o que vale é que o Sá Carneiro vai abrir um espaçinho para o esgotamento da capital… LOL
Eles que abram Heathrow que é urgente é com frequências decentes
Tour operadores da Noruega descobrem o Norte de Portugal
http://www.turisver.com/tour-operadores-da-noruega-descobrem-o-norte-de-portugal/
Bom ver que se está já a trabalhar com os operadores, embora sem voos diretos o impacto seja sempre algo limitado.
a Turkish Airlines abriu uma loja no Porto, e falam que a rota está a correr bem, e esperamos reforços
http://www.porto.pt/noticias/turkish-airlines-intensifica-aposta-na-cidade-do-porto-com-novas-instalacoes
E de salientar que a operação vai se reforçada com os novos Boeing B737 MAX8
Está a correr bem realmente, tanto a nível de passageiros como em carga. Quem sabe no próximo ano, com o novo aeroporto de Istambul aberto, seja o momento.
Ricardo, reforçada é como quem diz, são 3 voos e a capacidade dos MAX é igual à dos NG.
A TAAG prevê num futuro muito próximo aumentar o número de frequências a partir do Porto.
Entrevista em: http://www.porto.pt/noticias/taag-aposta-na-ligacao-entre-o-porto-e-luanda
Esperemos que sim, já precisava. Mas bom sinal estarem com esta campanha forte a promover os voos nocturnos.
Estão a intentar relançar a Andorra Airlines para este verão.
Se o conseguirem, mais cedo ou mais tarde, o Porto vai estar nos seus planos.
https://www.ch-aviation.com/portal/news/66261-andorra-airlines-resurrects-launch-plans-in-talks-for-funds
Acabei de ouvir na SIC, o Sr. O’Leary da Ryanair, dizendo que vai abrir 14 novas rotas, desde Portugal. Alguém me sabe dizer, quais serão as rotas desde o Porto ?!.
Trata-se das rotas de inverno já anunciadas há algum tempo !
Bolonha [BLQ] e Düsseldorf – Weeze [NRN] já podem virar a preto, como quem diz: passar a Anuais 🙂
Podem sim senhora!
Penso que Lille tb
Contudo Lille ainda não entrou no sistema de reservas para W18
Bom dia. Será que existe já alguma probabilidade de surgir uma nova rota, no âmbito das obrigações de serviço público, entre o Porto e a Horta, nos Açores, à semelhança do que acontece já entre Lisboa e a Horta (desde 1985)? Cumprimentos
Não vejo as instituições muito preocupadas com isso sinceramente. Se já a nível de transportes terrestres é o que é, imagine-se com o transporte aéreo.
Por outro lado, não sei se se justificará um gasto desses havendo encaminhamentos inter-ilhas gratuitos.
Lille e Dusseldorf Weeze também creio estar na mesma situação que falei antes de Bolonha.
Lorient e Paris Vatry, passam a sazonal, ou irão mesmo terminar.
St Etienne e Frankfurt Hahn desaparecem das rotas, apesar de ainda constarem de rotas da Ryanair, não têm nada carregado.
Poitiers que aqui não conta, tem alguns voos carregados para o S18.
Ficam aqui algumas notas de registo para serem confirmadas.
Quando acabar W17 tenho que dar outra limpeza à lista, mas por enquanto pode ficar.
Poitiers aparece sempre porque Tours fecha durante uns dias, mas daí a se poder considerar um destino vai uma distância.
Pete, Bolonha deixa de ser um destino sazonal pois passa a operar também no inverno já em W18.
A Wizz vai operar Lisboa-Viena a partir de Fevereiro de 2019. Esperemos que se voltem também para o Porto com essa ligação tão desfalcada aqui no AFSC.
Puxa, estão a anunciar rotas para daqui a uma ano… Estranho não?
Ainda que prematuro, penso que já poderemos acrescentar as rotas de Cagliari e Marraquexe. Além de Ibiza que começa em Junho.
Há muita coisa para atualizar, mas estes dias estive de férias e não tive tempo para o fazer. A ver se até ao final da semana consigo ter a casa em ordem.
Copenhaga também é sazonal
Corrigido!
Birmingham [BHX] também 🙂
A Arkia ainda continua a operar para Tel Aviv ?
No Verão, sim.
Pete, consegues dizer-me em que dias ?
Não estou a conseguir encontrar voos diretos através do Porto
São às 4f, 1x cada duas semanas intercalando com Lisboa. O primeiro voo aparece a 23 de Maio.
“A easyJet, que indicou ter terminado o último trimestre de 2017 com um aumento de passageiros em 8%, para as suas operações em Lisboa e no Porto apontou variações de 7,6% e 4,2%, respectivamente.
A variação no Porto é mesmo a mais fraca das especificadas pela easyJet no seu balanço, que incluem Veneza, com +11,1%, Suíça, com +9,6%, França, com +6,3%, Amesterdão, com +5%, e Reino Unido, com +4,8%.”
Se não existe grande reforço também é natural que não exista grande crescimento …
Olhando para a apresentação completa, o que me parece é que o crescimento do Porto está em linha com o crescimento global da rede easyJet. Era bom ver mais claro, e sabemos que eles tem planos para isso, mas precisam de ter a situação dos pilotos resolvida.
Pete, sempre se confirma conferência de imprensa da Easyjet, amanhã em Lisboa?
Já podemos retirar Dusseldorf das rotas sazonais 🙂
Certíssimo! Bem visto SID, obrigado!
Será que vamos ter voos directos do Porto para a China?
“O primeiro-ministro, António Costa, desafiou esta terça-feira, 11 de Julho, na apresentação do primeiro voo directo entre a China e Portugal, que a companhia aérea Beijing Capital Airlines possa reforçar o número de frequências desta rota e possa arrancar com novas ligações ao país, designadamente para o Porto.”
Deixo o link da notícia:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/costa-desafia-companhia-aerea-chinesa-a-reforcar-frequencias-e-voar-para-o-porto?ref=HP_DestaquesdebaixoEconomistas
Sonhar não custa
Parece-me conversa de quem está apertado por causa da EMA. A rota ainda não se consolidou em Lisboa e já querem que a mesma companhia abra no Porto?
Só pode ser treta…. á para politicamente tentar agradar ao Norte….
O que interessa é que falem muito no Porto e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro !. Até porque Lisboa tem deficit de Slots disponíveis !. Assim neste momento, a única alternativa a Lisboa, qual é ?. É o nosso aeroporto do Porto, claro está……..
Tendo em conta a situação actual do mercado, eventualmente poderemos pensar em voos para a China. Mas primeiro ainda falta trazer uma das grandes do Médio Oriente (julgo que nenhum aeroporto europeu tem voos para a China sem ter também voos para o Médio Oriente), o que por si só pode demorar uns anos.
No entanto isso pouco tem a ver com estas declarações, que cheiram mais a campanha eleitoral que outra coisa.
Normalmente dizem-se estas coisas, “para Inglês ver”, neste caso é “para Chinês ver”.
Os voos até podem aparecer, mas como diz o Pete e bem, antes de termos conexões com hubs mundiais do médio oriente, principalmente o Dubai? Também não me cheira…
Mas que lhes tenha despertado o bichinho, seria óptimo.
Segundo o expresso a ANA já está a negociar voos directos do Porto para a China.
http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/25-07-2017/caderno-1/temas-principais/ana-ja-negoceia-para-o-porto-o-que-agora-chega-a-lisboa-a-nova-rota-da-seda-do-seculo-xxi
O site de noticias do Porto anunciou que a Fly Monarch vai abrir 3 novas rotas para Inglaterra.
A Delta airlines vai voltar a ter voos para Lisboa, mas na noticia, diz “Por agora, só no Verão. Se a experiência correr bem, poderá voltar com “um avião maior”, mais ligações, novas rotas e até juntar aeroportos à lista. No curto prazo, “não há planos”, adverte.”
se essas novas rotas e juntar aeroportos, se estivesse a falar do Porto é que era bom…
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/delta-airlines-regressa-a-portugal-apos-20-anos-de-ausencia
Essa conversa no fundo não deixa de ser muito cliché nestas ocasiões. Em todo o caso, pelo contexto entende-se perfeitamente que se referem a novas rotas nos EUA a partir de Lisboa (tipo Lisboa-Atlanta, que até me surpreende ainda não existir).
Para o Porto, acho que até a AF e a KLM terem uma operação forte Porto-Paris e Porto-Amesterdão, um Porto-Nova Iorque operado pela Delta tem poucas probabilidades de se concretizar.
Porque é que uma operação forte Porto-Amesterdão/Paris é benéfica para a KLM/AF? Vão oferecer stopovers? É que já ha voos Paris/Amesterdão-NY com fartura certo?
E o que é uma operação forte no Porto-Amesterdão/Paris? Bi-Diário em ambas as rotas?
Uma operação forte reduz os tempos de espera, logo faz mais competitiva a operação, permite alimentar melhor os hubs e melhora as tarifas que eles conseguem cobrar. Para stopovers não fazem falta frequências.
Bi-diario em 2 rotas são 4 diários, não é grande coisa. Uma operação forte era terem 3 a 5 diários em cada uma.
Boa tarde, podem me explicar uma coisa? Porque é que quando abrimos a opção de check in na aplicação da ANA aparece a opção de reservar voos com a US airways? Será que vai ser uma nova companhia para S18? Obrigado!
Agora que vi melhor e provavelmente um bug ou codeshare. Aparece o mesmo para todos os aeroportos portugueses.
Boa noite caros companheiros! Por acaso algum de vocês foi a pagina do facebook do nosso aeroporto? Foi la postado uma ligaçao das azores airlines que ia haver uma ligaçao a partir do Porto para Providence em Baltimore. Sera verdade ou eu vi mal alguma coisa?
Não viste mal. A Azores Airlines vende Porto-Providence. No entanto a rota implica escala em Ponta Delgada.
Alguém sabe se existe troca de avião do a320 para o a330 ou é operada sem a troca do avião ?
Hoje saiu uma noticia a dizer que por causa do BREXIT, a easyjet poderá abrir uma base em Portugal ou Áustria.
Se vier para Portugal e como, pelos vistos, Lisboa está a abarrotar, será que viriam abrir uma base no Porto? dizem que a companhia está a espera nos próximos 10 anos, de 100 aviões, lógico, que não ficariam todos no aeroporto do Porto, mas qual era o limite de aviões estacionados?
http://www.dn.pt/dinheiro/interior/easyjet-quer-ficar-na-ue-e-portugal-e-austria-estao-na-shortlist-5706909.html
Não é abrir uma base. É obter uma licença para operar voos, o que é diferente. Serve para poderem continuar a voar entre destinos da UE livremente.
Isso é mais um pró-forma que outra coisa qq, exemplo a “base” da Ryanair é Dublin mas nem de perto nem de longe é o local com a maior base operacional da Ryanair.
Por isso, ate sendo interessante que os aviões da easyjet a operar trajetos intra europeus passem a ter uma matricula portuguesa e a sede formal fique no Porto, não representará muito mais que algumas dúzias de empregos, que não é mau mas, daí esperar um grande incremento da operação vai uma distancia considerável….
NOVIDADE:Acabei de descobrir a partir da app da ryanair que há voos marcados para os dias 20,22,24,25,27 e 29 de Junho 17 para Poitiers e também aparece lá a rota Estocolmo Skavska provavelmente para W18 visto que diz que não existem voos marcados até Julho 2018!Se eles têm lá a rota e porque está para breve!
Poiteiers é substituto de Tours visto que o aeroporto vai fechar para obras na pista
Skavsta é um bug do site com anos. Olha verifica se Bristol também não aparece.
Já tinha ouvido falar que tours ia fechar de dia 20 a 29 mas não associei os 2. Quanto a Estocolmo realmente acontece o mesmo que Bristol.Obrigado pelo esclarecimento!
Quanto é que a Ryanair recebe de subsidios no Porto?
Do Porto não recebe nada. Pelas rotas de/para o Porto não sei precisar, porque muitas estão subsidiadas nos destinos correspondentes.
Ok, como ouço muitas bocas desse género, era para ter a certeza.
Não vais abrir post com a nova rota para Nápoles?
A bocas e insinuações já estamos habituados, suponho que faz parte dos bons resultados.
Vou abrir, mas como ainda não há horários vou aproveitar e preparar uma análise geral da operação da Ryanair no Porto para acompanhar.
Boa noite colegas foristas!
Hoje estive com um amigo que ja não via há anos e descobri que ele trabalha no AFSC na direção! E ela disse-me que a Ryanair está com estudos e planeamentos bastante avançados para lançar voos low coast intercontinentais a partir do Porto A PARTIR DE 2020 OU 2022!
e será ele uma fonte credível?
Julgo que sim, ele disse que a Ryanair ia lançar voos intercontinentais a partir de vários aeroportos. Um deles o nosso. Aliás os voos intercontinentais low cost já não é a primeira vez que ouço falar
Se e quando a Ryanair iniciar isso o porto é um bom candidato a algumas rotas como sabemos. Agora a muitos anos que se fala na Ryanair iniciar transatlânticos e até agora nada…
Para já não se sabe que tenham QQ aparelho encomendado com essa capacidade, o 737 800 não me parece capaz de o fazer.
Se dissesse que era a Norwegian acreditava-me mais depressa…
Agora a ryanair nem aviões tem encomendados por isso a vir a acontecer demorará bastante mais tempo.
Não te disse nada sobre as obras?
Sim, disse que o aeroporto ia entrar em obras mas não entrou em pormenores.
Mas disse que o crescimento era para continuar e que o próximo passo era voos intercontinentais.
Já agora Miguel, quando vão começar as obras no Aeroporto e o que é que vão construir concretamente ?
Que acham da potencialidade das rotas Porto-Sevilha e Porto-Bilbao?
São rotas com potencial para existirem, por companhias lowcost. Sucede é que a maioria dessas companhias opera em aviões demasiado grandes para a rota. E não nos esqueçamos, a rota é tão curta que é mais difícil vender perfumes e cheeseburguers a bordo.
Por acaso estamos um bocado mal servidos para Espanha e Itália, não necessariamente em número de passageiros e voos mas sim na malha de destinos
Mal servidos a nível de destinos, que depois se vai reflectir no nº de passageiros. Mesmo em algumas das rotas existentes para esses dois mercados há espaço para crescer.
Bom, espero que se apostarem em Espanha estas 2 rotas sejam as primeiras contempladas.
Concordo plenamente com Sevilha! Málaga também teria potencial. Como residente no sul de Espanha, essas rotas seriam ideais! E certamente que muitos espanhóis iriam gostar da ideia de terem um voo directo para o Porto. Vamos aguardar…
Mais um pontinho vermelho para adicionar Pete 🙂
Quando começar S17 tenho que actualizar.
Pete, sabes como andam as ocupações do OPO-FRA. Tenho feito, semana após semana o voo das segundas às 6 da manhã e tenho notado ocupações decrescentes. Hoje apostava em menos de 60%. Para mim é óptimo, que nunca tenho ninguém ao meu lado.
Não sei, mas esta altura é sempre a mais fraca para eles. Só tenho as estatísticas até Setembro e estavam com 89%, considerando uma configuração máxima (a média da rede costuma andar pelos 75%-80%).
Certo, mas isso só por si diz pouco. Por exemplo, também faço frequentemente o FRA-ZUR e as ocupações são bem piores. A diferença é que viajam 30 pessoas em executiva…
João Ferreira, ha um fator a ter em causa também, eu usava e muito essa rota ao ponto de me parecer que Frankfurt era uma segunda casa, (vou muitas vezes a Berlim) mas com a abertura de muito mais rotas europeias a partir do porto cada vez menos a tenho de a usar. A manutenção das frequências até me surpreendeu.
“a Lufthansa, com +27,3%, para 20,4 mi” segundo a presstur em Novembro, portanto não pode estar a correr assim tão mal do ponto de visa relativo até porque o para Munique ainda não é diário e portanto não representa um aumento de oferta dessa grandeza.
João, claro que há outros factores, mas tu é que perguntaste pelas ocupações.
Nuno, curiosamente apesar de haver mais voos diretos o nº de passageiros indiretos tem aumentado. Os sítios para onde vão é que são diferentes.
OPO-FRA-OPO foi o meu voo de eleição quase diário, bem como de dezenas de pessoas. Era a nossa “carreira”. Não havia outra opção digna para quem faz voos de média-longa.
Hoje em dia já há outras, e vão continuar a aparecer mais, por isso é normal que haja um ajustamento no preço e na procura.
Vai tornar o mercado mais dinâmico. Ainda bem.
E apesar de tudo, os preços da LH tanto para FRA como em ligações ainda são bem mais caros que a partir de LIS, portanto aí ainda tem margem para melhorar.
Boa Tarde;
Comprei há minutos uma viagem pela Ryanair, mas não recebi desles, o código de reserva. No entanto o valor da passagem, já foi debitado no cartão de crédito !. Não consigo encontrar o contacto telefónico da companhia !. Alguém me pode ajudar ?!. Grato.
Veja na sua caixa de spam. Depois de fazer o pagamento não viu uma página com o código de reserva? Pode tb tentar fazer uma busca pela reserva no site com o seu nome, destino e data.
Obrigado Miguelito !. Liguei para o Call Center no UK e resolvi o problema por telefone !.
Faro com nova para Viena e nós aqui a chuchar no dedo…
Boas….
Tenho visto publicidade da Turkish Airlines de nova rota para Maputo desde AFSC…. esse voo é directo ou faz escala?
via Istambul. Creio que é Istambul é o único destino europeu de Maputo, a par de Lisboa.
Não conheço os cartazes, mas como o João diz, são via Istambul e Joanesburgo. Tratando-se uma companhia de rede, é perfeitamente normal promoverem destinos indirectos.
Mesmo na página portuguesa da Turkish, Maputo tem bastante destaque. E quando abrirem Luanda vai ser a mesma coisa.
É sempre bom ler isto… 4° melhor aeroporto Europeu (e 11° mundial!)
http://www.sleepinginairports.net/2015/best-airports-europe.htm
http://www.sleepinginairports.net/2015/best-airports-world.htm
…e 6° melhor do mundo para dormir…!
http://www.sleepinginairports.net/2015/best-airports-world.htm
“A eleição organizada pela 10Best – Especialista na indústria de viagens – para “Melhor País Europeu” colocou Portugal em primeiro lugar nas escolhas dos turistas norte-americanos.”
nos últimos meses tem sido bastante frequentes estas noticias a dizer que os americanos estão cada vez mais virados para Portugal, mas pelo que vejo não há voos para os EUA…… ou será que está algo para aparecer em rotas novas para os EUA?
Essas noticias são boas, mas por si só não levam a aumentos de procura suficientemente elevados para justificar novas rotas, e menos ainda rotas transatlânticas.
E já hoje existem voos dos EUA para Portugal, não sei onde viste que não há.
há para lisboa, nao ha rotas para faro e só 1 rota para o Porto desde os EUA
Para Faro não há nem faz sentido que haja. Para o Porto, nesta altura, também só faz sentido Nova Iorque. Lisboa está muito bem servida para o mercado que tem. Portanto a nível de destinos até nem nos podemos queixar.
Mas o que Pete,temos de nos conformar em ser apenas um aeroporto para voos Europeus?
Os voos intercontinentais irão sempre parar a aeroportos maiores?Não temos hipótese de um dia termos um leque maior de destinos fora da Europa? Especialmente na América do Norte? Os EUA são a maior economia do mundo e geograficamente estamos perto deles.
Não é contentar com ser apenas um aeroporto para voos Europeus, é reconhecer a realidade. A realidade da procura que geramos, do que é uma operação intercontinental e do que é o mercado.
Olha para Barcelona, que sozinha gera sensivelmente o dobro (sim, o dobro) da procura que Portugal gera para os EUA: durante o inverno só tem voos directos para Nova Iorque e Miami, e durante o verão só tem mais Filadélfia, Atlanta e Charlotte. Cmo é que se pode pensar num leque de rotas do Porto para os EUA? Não se pode. Pode-se pensar em ter uma operação decente para Nova Iorque, que já seria um grande passo, e esquecer aventuras.
Operação decente para nova iorque como assim? Com mais companhias ou mais frequências?
Decente é 1 diário no verão, com uma companhia apenas.
Que companhias das que aparecem listadas acima,operam no ano todo?
Para quando Vienna e Praga?
Não sei. Este ano tivemos vários charters da Austria durante o mês de Maio, o que mostra algum interesse mas não garante a abertura de voos regulares.
Boas,
Reparei que Boston está como nova rota, isso é real ou foi engano?? Não encontrei essa informação em mais lado nenhum.
Cumps
A rota de Boston foi operada pela última vez em 2011, pela SATA. Este ano volta a operar-se, daí a considerar como nova rota.
Não fazia ideia, como não encontrei. Obrigado 🙂
Olá Pete!
Penso que seria uma mais valia para o teu blog, uma página só com histórico de rotas.
ex:
RAM : ínicio a xpto : termino a xpto operou _2_4_6_ aeronave: AT72
fica uma ideia, apesar do pouco tempo que tens disponível…
Realmente era interessante, mas vejo muito difícil de executar. De qualquer maneira guardo a sugestão, e quem sabe algum dia até tenho tempo e meios para isso.
Pete uma pergunta:
sera pela privatização da ANA e da TAP que não temos novas rotas, e esta tudo para o parado?? Pq mete-me confusão que nao se abra a rota para Berlim, Munique e Manchester, pelo menos estas teriam exito mais q certo.
Todas as semanas anunciam-se novas rotas pela Europa fora e nos paradissimos.
Não tem nada a ver com as privatizações, tem a ver com o momento actual. No caso da TAP, anunciaram 8 rotas novas das quais deram a conhecer 2. No caso da ANA, o grosso do que era possivel fazer para S12 foi feito, além de que o objectivo deste ano é consolidação. O melhor é trabalhar já S13, S14 (inclusivamente S15), que os negocios não se fazem da noite para o dia.
MUC vai ser aberto este ano, o único problema foi a SATA querer so 1xw em vez de 7xw com era pretendido por OPO e MUC. BER e MAN provelmente ainda não vao serão destinos para este ano.
Os outros tem outro tipo de envolvente. Se não há mais novas rotas para S12 é porque as companhias não querem, não é porque nós estamos paradissimos.
Pete, obrigado pelos esclarecimentos.
em julho/agosto vai haver um reforço em algumas rotas Ryanair, Frankfurt Hahn, Weeze, St.Ettienne, Faro e Eindhoven.
Pegaso07, excelente post o teu.
Ainda não tive tempo de ver esse reforço, mas é desde logo uma excelente noticia.
Consegui encontrar os reforços de HHN, NRN, EBU e EIN (no fim de contas fica igual a S11), mas FAO não está nada. Que aumento é que viste?
Pete 351
quer-me parecer ter um conceito um pouco diferente do seu ! a meu ver não faz qualquer sentido que os aeroportos nºs 29 e 63 ou 64 da Europa estejam de costas viradas, como de facto estão
LIS apelida-se de hub, o que salvo o devido respeito, me faz sorrir pois hubs na europa são 5 ( MAD, CDG, AMS, FRA, LHR)
portanto eu julgo que seria muito mais benéfico a TP ver os 2 aeroportos como o “seu” aeroporto e para isso teria de criar, ou ajudar a criar, condições para os vôos na rota que os liga serem competitivos e eficientes
até porque os publicos dos 2 aeroportos são diferentes mas complementares ! LIS tem um maior peso relativo África e América do Sul e OPO tem um maior peso relativo Europa ! logo cada um deve desenvolver mais o seu core-biz
de certo modo é isso que se verifica entre MAD e BCN ! MAD até há uns anos era ferozmente centralista até que alterou a sua visão ( tal como está agora a fazer, rapidamente e em força a AF em França) e BCN teve um notável desenvolvimento mais para a bacia do mediterrâneo e médio oriente ! ou seja, e em resumo, o modelo hub num só aeroporto foi flexibilizado e alargado
é esse modelo, flexível e complementar, que na minha modesta opinião, seria o mais adaptado e eficiente para Portugal, e julgo que a TP teria muito interesse em seguir o que está a acontecer em França, a meu ver com grande impacto e êxito, embora em fase inicial
nesta altura penso que o concurso de concessão da ANA, que agora se admite poder ser fracionado por aeroporto, será um passo importantissimno para o FSC e que melhor sublinhará o que acima opinei
agradecido pela atenção e
cumpts
LIS é um hub, e de certa forma OPO também o é, porque a organização hub and spoke não depende da dimensão. Grandes hubs na Europa há 3: LHR, CDG e FRA (de certa forma MUC), mas isso não quer dizer que não haja espaço para mais.
Entendo perfeitamente a teoria, mas aqui o que fala é o tamanho do mercado. Vou dar um exemplo: Lisboa – Nova Iorque é um mercado de uns 100.000 passageiros O&D anuais (contando ligações em outros hubs)e Porto – Nova Iorque é uns 50.000 (sem contar ligações em hubs). É muito muito pequeno, para se ter uma noção é o equivalente a 2 semanas de LHR para os EUA. E é por isto que é importante a TAP manter uma operação hub, para ter massa critica e depender menos do mercado interno (que esta em queda acentuada).
MAD / BCN é um excelente exemplo do que eu não quero para LIS / OPO. A IB pegou nas malinhas e concentrou tudo em Barajas, e até há pouco tempo so mantinha ligação com MAD a partir de BCN (o famoso puente aereo). Recentemente abriu GRU triangulado com MAD e MIA directo…e é tudo. O resultado é que hoje Barcelona está a tentar que a Spanair tenha um hub “à força” em BCN, coisa que está muito dificil. Agora pensemos, um aeroporto como BCN acha que ter um hub é proveitoso (em serviços intercontinentais meus amigos nada como ofereçer conectividade nas duas pontas) o que podem dizer aeroportos com LIS ou OPO.
O caso da AF é diferente. O que a AF fez regionalmente foi como que criar uma LCC mas com a marca normal. Densidade máxima de lugares e sem executiva, turnarounds rápidos, tarifas one-way, voos exclusivamente europeus, entre outros. Caso a TAP tomasse a mesma decisão, o Porto não veria mais um A330 da TP, com tudo o que isso significa. Não é solução.
O ideal seria LIS com uma operação que desse escala à empresa, e OPO como segundo hub que aproveitasse as potencialidades principalmente O&D e as combinasse com conexões para as fortalecer. O problema actual é que só está a fazer o trabalho de casa em LIS. Um modelo à la Swiss, e em maior escala, Lufthansa, que as levam a ser melhor sucedidas que a Air France e que a Iberia.
A privatização da ANA, caso separe OPO de LIS, pode trazer importantes beneficios para o Aeorporto, principalmente se puder ser mais liberdade e mais fundos ao marketing do AFSC.
Ainda sobre a problematica do hub / não-hub, convém lembrar que não é preciso que haja uma companhia baseada para que se possiblitem conexões.
Por isso eu prefiro sempre que possivel que se trabalhe com companhias da Star Alliance, porque ainda que não estejam baseadas, permitem aumentar o efeito de rede. Não esqueçamos que a *A já tem quase 20 destinos em OPO, e que das 13 companhias europeias da aliança ainda só temos 3 presentes directamente, ou seja, há margem para se trabalhar com isto.
Pete 351
não entendi como deseja passar em OPO de 1,8 MPax da TP para 3-4 MPax sem reforçar sensivelmente, em condições muito mais competitivas, a rota LIS-OPO !
paralelamente não visualizo como LIS pode aumentar a sua capacidade ao não receber da rota OPO-LIS tanto quanto poderia
era a isso que eu me referia como flexibilidade porque na prática efectiva a rota só é operada pela TP
Para passar para esses valores só com um elevado aumento de passageiros em ligação, para dependermos menos do mercado interno e mais de mercados emergentes e em crescimento. No fundo, é o que a TAP está a fazer em LIS.
Qualquer companhia pode fazer essa ligação, o problema é que sem ter um hub numa das pontas a ligação não é apelativa. Acontece o mesmo com Madrid-Barcelona, que tem um tráfego muitíssimo superior ao Porto-Lisboa.
Só agora reparei que o destino Paris (4 aeroportos) tem aumentado anualmente o seguinte:
2010 – Mais 122.733 pax
2011 – Cerca mais de 66.594 pax
2012 – Bastam cerca de 69.064 pax a mais
Assim se a progressão se mantiver o destino Paris pode eventualmente ultrapassar o milhão de pax em 2012.
Gostava muito de ver 1 milhão de passageiros para Paris este ano, seria a marca de grande prestigio para o AFSC. Não há muitos aeroportos com a dimensão do nosso que se possam orgulhar de ter uma ligação internacional, quase exclusivamente O&D, com 1 milhão passageiros anuais.
sobre o seu post, um ponto que me permito pôr à sua reflexão :
entendo que há uma grande inflexiblidade na rota OPO-LIS e vice-versa, quer a nivel de preços, quer a nível de concorrência
era a isso que eu me referia quando falei no actual gargalo, em que ninguém ganha, da rota OPO-LIS ! nem ganha OPO, nem LIS nem a TP !
sem desatar este nó, não visualizo como se poderá atingir o numero que desejou como possível ( e com o que concordo inteiramente) de a TP em OPO ter 3-4 MPax quando agora tem, julgo, 1,5
Inflexibilidade como? Os preços são aqueles que a TAP quiser porque é o único operador, mas qualquer companhia pode operar essa ligação (e a TAP está obrigada a facilitar-lhe a vida). A easyJet, tendo base em Lisboa poderia ser uma boa candidata, caso estivesse interessada.
Actualmente a TAP tem à volta de 1,8MPA no Porto. Para ter 3-4MPA não precisaria de reforçar OPO-LIS.
Aceitam-se opiniões e criticas sobre o novo formato do Mapa de destinos, organizado por cidades. Ex Luanda: https://aeroportodoporto.wordpress.com/luanda/
Caro Pete 351
agradecido pela amabilidade, e as desculpas, lapso meu estilo teimoso, em relação à U2/EZY !
em relação à TP no FSC os numeros são clarissimos ! se OPO cresce 15 % a TAP algo como 3-4%, é porque está a fazer mau trabalho comercial, o que é uma clara evidência
mas como saberá em LIS reina a ditadura intocável do hub, o que faz com que FR, IB, MAD e outros, muito agradeçam o brinde
o mal está até antes, e a meu ver, na rota OPO-LIS que em vez de ser um mútuo feeder, e uma mútua alavanca, é sim um mútuo gargalo em que todos perdem !
cumpts
Isso não é bem assim. Agora, concordo que a TP podia ter expandido no Porto, e nem era preciso abrir novas rotas para isso. Só que a TAP quer crescer em Lisboa sem duplicar no Porto, porque isto dá-lhe maior dimensão. E é legitimo que assim seja (outras como a IB ou a BA não tem presença quase nenhuma em BCN/MAN para além de voos feed), da mesma forma que é legitimo o Porto quer uma maior presença da TP, até porque o efeito rede (dentro da Star Alliance) é muito importante. Se este ano ninguém do Porto fizesse escala em Lisboa, em 2012 a TAP estava aqui em força… (não é que eu queira o mal de LIS, aliás fico muito contente por estar a bater recordes como nos!) Não esqueçamos que em 2010 o Porto representou aproximadamente 25% do tráfego da TAP (directo + via LIS).
A IB infelizmente nem assim consegue crescer no Porto. Desde que a Air Nostrum faz as ligações, tem sido sempre a perder passageiros. Quem tem beneficiado (em pax. indirectos), como sempre, é a Lufthansa.
OPO-LIS seria interessante com aviões tipo ATR ou Dash. Os A32S não são aviões ideais para esse tipo de rota, mas são o que se pode arranjar. De qualquer forma, como feeder funciona muito bem (mais para LIS do que para OPO como é óbvio), e a percentagem de ponto-a-ponto até é relativamente alta (25 a 30%).
TLS estava em falta mas felizmente arranca pela EY em 31Mar ! penso que faltam neste momento em OPO vôos para Kiev e Moscovo, mas mera opinião não sei se tem sustentação de pax ! e claro faltam mais destinos da TP mas isso …!
Bem vindo Pegaso07!
TLS era uma de 2 (a outra NCE) cidades que faltavam em França. A estratégia para França está muito bem pensada e os resultados estão aí. Só uma correcção, as abreviaturas IATA e ICAO da easyJet são U2 / EZY. EY é a sigla da Etihad Airways de Abu Dhabi
Kiev provavelmente não tem potencial para ser servido directamente. Moscovo tem, entre outros, o problema da distancia. A mim, parece-me mais interessante uma ligação a um hub (preferencialmente da Star Alliance) como Berlim ou Varsóvia, que pudesse servir um mercado ponto a ponto maior e ao mesmo tempo apoiar-se em mercados mais pequenos por forma a ter um maior número de frequências.
A TAP podia ter uma grande operação no Porto. 3 / 4 milhões pax. ano parecem-me números possíveis caso houvesse vontade para isso. Infelizmente, até a Portela ficar lotada a 100% não vejo isso acontecer (dependendo claro, da vontade do futuro comprador).