Agadir é o novo destino da Ryanair a partir de Novembro

A Ryanair anunciou o lançamento de uma nova ligação entre o Porto e Agadir, em Marrocos. Os voos tem início a 3 de Novembro, com uma frequência de dois por semana (4ªf e Sábados). A rota insere-se num acordo ente a Ryanair e a Office National Marocain du Tourisme (equivalente ao Turismo de Portugal em Marrocos), que pressupõe a abertura de uma base na cidade marroquina e 16 rotas, em que se inclui o Porto.

Sendo novidade como destino regular, Agadir era um destino de Verão em que os operadores turísticos vinham a apostar desde 2017. A duração das operações variava entre os meses de Junho e Outubro e não chegava à temporada baixa.

Capacidade em voos charter outbound a partir do Porto para destinos de Sol e praia. Dados: aerOPOrto

Para a Ryanair, a aposta num destino outbound de sol e praia de Inverno no Porto não é nova, tendo alguma experiência desde 2017, quando prolongou a operação directa para Tenerife à temporada baixa. A experiência foi positiva, permitindo no ano seguinte duplicar esta operação e avançar com as rotas de Malta e Cagliari, ambas em formato anual. Agora inspira confiança suficiente para avançar com um novo destino no segmento.

Porto – Agadir
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
03 Nov– – 3 – – – –08:5011:00FR 3353Boeing 738
06 Nov– – – – – 6 –11:1513:25FR 3353 Boeing 738
Porto – Agadir
DeAFrequênciaPartidaChegadaNº vooAvião
03 Nov– – 3 – – – –06:1508:25FR 3352Boeing 738
06 Nov– – – – – 6 –13:5016:00FR 3352 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

19 opiniões sobre “Agadir é o novo destino da Ryanair a partir de Novembro”

    1. Cheira a sangue em Lisboa. À medida que o regulador vai libertando os slots que sabe que a TAP não vai conseguir usar, provavelmente veremos outros operadores a expandir-se.

      Mesmo assim, com 7 aviões fica com uma dimensão igual à do Porto. Confirmando-se a rejeição do plano de recuperação da TAP pela UE, poderíamos ver a base de Lisboa da Ryanair ficar fácilmente com 10 – 20 aviões.

    2. Pete, o facto de não anunciarem um reforço maciço na operação do Porto, terá a ver com o atraso nas obras?

    3. Golf Lima, tens razão, mesmo em S19 já eram 9, só que com uma utilização equivalente à de 7 aviões. É o que dá ver por nº de mpvimentos. Mas os 5MPA que eles mencionam são equivalentes ao que tivemos em 2019.

      Zoficial, são situações diferentes. Em Lisboa compensa fazer um esforço inicial para agarrar slots, porque tão cedo não vão haver mais, com a vantagem de poder forçar um concorrente à falência. No Porto as obras estão atrasadas mas já não falta muito, portanto não há vantagem em tentar agarrar slots que depois vão estar disponíveis para todos.

    4. Para o Porto só é bom que a TAP rebente portanto a Ryanair que continue a sua batalha por Lisboa. Estranho é a WizzAir e a EasyJet não fazerem o mesmo, é um favor que faziam a Portugal.

      No Porto como estão os slots para W21? Tudo cheio como S21 com as obras na pista?

    5. Acho que para o país como um todo seria bom evitar queimar 4 ou 5 mil milhões de euros numa TAP inviável. Está nas mãos da Comissão, e esperemos que assim o entenda, tal como entendeu que era hora de fechar a Alitalia. Há umas semanas havia um artigo de opinião interessante a fazer essa mesma comparação na Publituris (link).

      No Porto para W21, neste momento, há algumas faixas horárias completas mas nada de preocupante. Vamos passar de 16 mov/h em S21 para 22 mov/h em W21, o que permite respirar.

    6. 22 movimentos por hora já é o valor após as obras estarem concluídas?

    7. Só para complementar o Golf Lima, este é o estado das obras na passada 5ªf, com a repavimentação já bastante adiantada:

  1. É só destinos random. Se bem que eles já vendiam com escala. Devem ter informações sólidas sobre a viabilidade da rota.

    1. Bari é uma rota que funciona desde muitos aeroportos espanhóis e cobre um vazio territorial no mapa de rotas para Itália a partir do Porto, no verão pelo menos é capaz de funcionar. Além disso não havendo voos em Lisboa conseguimos ir buscar essa procura adicional, alguns self-transfers para Faro e Ilhas também. Não é assim tão random como isso.

  2. Depois de Agadir, a Ryanair anunciou hoje 2 voos diretos semanais desde Porto para Bari – (BRI/LIBD) Itália a partir 31 Out 21. Voos já estão carregados e á venda!

    FR8823 OPO 06:10 10:25 BRI ___4___
    FR8824 BRI 10:50 13:05 OPO ___4___

    FR8823 OPO 08:00 12:15 BRI ______7
    FR8824 BRI 12:40 14:55 OPO ______7

    Também carregaram os voos para Cagliari para W21/22, que eu já julgava terem passado a sazonais!

    https://italiavola.com/2021/07/28/ryanair-lancia-loperativo-2021-per-la-ripresa-sulla-puglia/?fbclid=IwAR2L_Ubhoj2YXDA_YdKKaE2uOPOwZOYKZe5QhrzWO7ZjxnO-imq80SSFSAU

    1. Boa ideia, já está o tópico aberto. Quando tiver um bocado de tempo vou tentar fazer uma estimativa dos números comparativamente a W19.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.